La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ipojucan Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171
Resumo: As a results of the doctoral research Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, the article presents the stages of a creative process carried out at Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), in which the bodily spatiality of the performer serves as a main matrix to construct their performance. The results point to methodological procedures based on the way the ambience bordering a path that comes from the dynamics and qualites of the movements, and subsequently affects both the creation of scenic actions and the organization these actions in physical scores.
id UDESC-1_acbeaf5eab2d1495cfa54f3b498b3bd0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/18171
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa RicaLa Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa RicaMascaramentoEspacialidadeCorporalidadeAtuaçãoMaskingSpatialityEmbodimentPerformanceAs a results of the doctoral research Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, the article presents the stages of a creative process carried out at Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), in which the bodily spatiality of the performer serves as a main matrix to construct their performance. The results point to methodological procedures based on the way the ambience bordering a path that comes from the dynamics and qualites of the movements, and subsequently affects both the creation of scenic actions and the organization these actions in physical scores.Fruto da pesquisa de doutorado Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, o artigo apresenta as etapas de um processo de criação realizado na Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), no qual a espacialidade corporal do ator serve de matriz principal para a constituição de seu discurso cênico. Os resultados apontam para procedimentos metodológicos baseados na maneira como a ambiência margeia um percurso que parte das dinâmicas e qualidades de movimento, e repercute, posteriormente, tanto na criação de ações cênicas quanto na organização dessas em partituras físicas.  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1817110.5965/14145731023820200026Urdimento; Vol. 2 Núm. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-252358-695810.5965/1414573102382020reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171/11957Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ipojucan Pereira2020-09-27T02:15:50Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/18171Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:15:50Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
La Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa Rica
title La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
spellingShingle La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
Silva, Ipojucan Pereira
Mascaramento
Espacialidade
Corporalidade
Atuação
Masking
Spatiality
Embodiment
Performance
title_short La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
title_full La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
title_fullStr La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
title_full_unstemmed La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
title_sort La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
author Silva, Ipojucan Pereira
author_facet Silva, Ipojucan Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ipojucan Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Mascaramento
Espacialidade
Corporalidade
Atuação
Masking
Spatiality
Embodiment
Performance
topic Mascaramento
Espacialidade
Corporalidade
Atuação
Masking
Spatiality
Embodiment
Performance
description As a results of the doctoral research Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, the article presents the stages of a creative process carried out at Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), in which the bodily spatiality of the performer serves as a main matrix to construct their performance. The results point to methodological procedures based on the way the ambience bordering a path that comes from the dynamics and qualites of the movements, and subsequently affects both the creation of scenic actions and the organization these actions in physical scores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171
10.5965/14145731023820200026
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171
identifier_str_mv 10.5965/14145731023820200026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171/11957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25
2358-6958
10.5965/1414573102382020
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042506778116096