La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171 |
Resumo: | As a results of the doctoral research Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, the article presents the stages of a creative process carried out at Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), in which the bodily spatiality of the performer serves as a main matrix to construct their performance. The results point to methodological procedures based on the way the ambience bordering a path that comes from the dynamics and qualites of the movements, and subsequently affects both the creation of scenic actions and the organization these actions in physical scores. |
id |
UDESC-1_acbeaf5eab2d1495cfa54f3b498b3bd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/18171 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa RicaLa Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa RicaMascaramentoEspacialidadeCorporalidadeAtuaçãoMaskingSpatialityEmbodimentPerformanceAs a results of the doctoral research Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, the article presents the stages of a creative process carried out at Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), in which the bodily spatiality of the performer serves as a main matrix to construct their performance. The results point to methodological procedures based on the way the ambience bordering a path that comes from the dynamics and qualites of the movements, and subsequently affects both the creation of scenic actions and the organization these actions in physical scores.Fruto da pesquisa de doutorado Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, o artigo apresenta as etapas de um processo de criação realizado na Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), no qual a espacialidade corporal do ator serve de matriz principal para a constituição de seu discurso cênico. Os resultados apontam para procedimentos metodológicos baseados na maneira como a ambiência margeia um percurso que parte das dinâmicas e qualidades de movimento, e repercute, posteriormente, tanto na criação de ações cênicas quanto na organização dessas em partituras físicas. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1817110.5965/14145731023820200026Urdimento; Vol. 2 Núm. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-252358-695810.5965/1414573102382020reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171/11957Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ipojucan Pereira2020-09-27T02:15:50Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/18171Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:15:50Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica La Partitura como Máscara: uma experiência em mascaramento espacial na Universidad de Costa Rica |
title |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica |
spellingShingle |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica Silva, Ipojucan Pereira Mascaramento Espacialidade Corporalidade Atuação Masking Spatiality Embodiment Performance |
title_short |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica |
title_full |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica |
title_fullStr |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica |
title_full_unstemmed |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica |
title_sort |
La Partitura como Máscara: an experience in spatial masking at the Universidad de Costa Rica |
author |
Silva, Ipojucan Pereira |
author_facet |
Silva, Ipojucan Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ipojucan Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mascaramento Espacialidade Corporalidade Atuação Masking Spatiality Embodiment Performance |
topic |
Mascaramento Espacialidade Corporalidade Atuação Masking Spatiality Embodiment Performance |
description |
As a results of the doctoral research Mascaramento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator, the article presents the stages of a creative process carried out at Escuela de Artes Dramáticas de la Universidade de Costa Rica (EAD-UCR), in which the bodily spatiality of the performer serves as a main matrix to construct their performance. The results point to methodological procedures based on the way the ambience bordering a path that comes from the dynamics and qualites of the movements, and subsequently affects both the creation of scenic actions and the organization these actions in physical scores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171 10.5965/14145731023820200026 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171 |
identifier_str_mv |
10.5965/14145731023820200026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18171/11957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 2 Núm. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 38 (2020): Espaços: Configurações na cena brasileira e latino-americana; 1-25 2358-6958 10.5965/1414573102382020 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042506778116096 |