Artaud e seus duplos: A sombra de Sêneca
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018427 |
Resumo: | Este artigo busca explorar a relação entre o pensamento de Antonin Artaud e as tragédias de Sêneca, sugerindo sua importância para o desenvolvimento de certa vertente da dramaturgia contemporânea. Apoiando-nos na fortuna crítica recente sobre esses autores, voltamos a documentos fundamentais desse debate, a fim de sugerir de que forma a leitura revitalizante da obra trágica de Sêneca vem a ser operada por Artaud. Acreditamos que os desdobramentos de suas considerações sobre sangue [cruor] e corpos em cena são importantes não apenas em práticas e teorias renovadas do teatro, mas também em algumas das considerações modernas sobre as origens ritualísticas do drama. |
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Artaud e seus duplos: A sombra de SênecaEste artigo busca explorar a relação entre o pensamento de Antonin Artaud e as tragédias de Sêneca, sugerindo sua importância para o desenvolvimento de certa vertente da dramaturgia contemporânea. Apoiando-nos na fortuna crítica recente sobre esses autores, voltamos a documentos fundamentais desse debate, a fim de sugerir de que forma a leitura revitalizante da obra trágica de Sêneca vem a ser operada por Artaud. Acreditamos que os desdobramentos de suas considerações sobre sangue [cruor] e corpos em cena são importantes não apenas em práticas e teorias renovadas do teatro, mas também em algumas das considerações modernas sobre as origens ritualísticas do drama.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310333201842710.5965/1414573103332018427Urdimento; Vol. 3 Núm. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 427-439Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 427-439Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 427-4392358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018427/9362Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael Guimarães Tavares da2020-09-27T02:23:38Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13073Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:23:38Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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