O barroco enquanto aspecto do grotesco e do trágico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019344 |
Resumo: | Este texto examina aspectos da subjetividade moderna e da atual: seus modos de comparecimento na cena teatral, caracterizada pela crise do drama, da representação, da narrativa. As indagações situam-se entre duas balizas: a obra de arte total wagneriana e as inquietações de Artaud. Corpo, espaço e tempo - tensionados entre os dois polos - apontam possíveis reconceitualizações do pós-dramático. Notamos fortes traços de lirismo coral e dissonante - eterno retorno de Dionísio. É necessário pensar as consequências disso sobre a noção de personagem: faltam contornos individualizados e profundidades psíquicas e históricas. Ressalta a alegoria, pensada a partir de Benjamin e Agamben. |
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O barroco enquanto aspecto do grotesco e do trágicoEste texto examina aspectos da subjetividade moderna e da atual: seus modos de comparecimento na cena teatral, caracterizada pela crise do drama, da representação, da narrativa. As indagações situam-se entre duas balizas: a obra de arte total wagneriana e as inquietações de Artaud. Corpo, espaço e tempo - tensionados entre os dois polos - apontam possíveis reconceitualizações do pós-dramático. Notamos fortes traços de lirismo coral e dissonante - eterno retorno de Dionísio. É necessário pensar as consequências disso sobre a noção de personagem: faltam contornos individualizados e profundidades psíquicas e históricas. Ressalta a alegoria, pensada a partir de Benjamin e Agamben.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310235201934410.5965/1414573102352019344Urdimento; Vol. 2 Núm. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 344-359Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 344-359Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 344-3592358-695810.5965/1414573102352019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019344/10565Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGadelha, Carmem2020-09-27T02:21:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15233Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:21:37Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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