Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Socorro Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178
Resumo: Este artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formação
id UDESC-1_cc7c51f56f89a778f37a990e183075a7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/16178
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do MaranhãoMemóriaTeatro maranhenseLaborarteHIstóriaGeupo TemaEste artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formaçãoUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1617810.5965/1414573103362019340Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-3562358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178/10929Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Ana Socorro Ramos2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16178Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
title Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
spellingShingle Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
Braga, Ana Socorro Ramos
Memória
Teatro maranhense
Laborarte
HIstória
Geupo Tema
title_short Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
title_full Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
title_fullStr Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
title_full_unstemmed Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
title_sort Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
author Braga, Ana Socorro Ramos
author_facet Braga, Ana Socorro Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Ana Socorro Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Teatro maranhense
Laborarte
HIstória
Geupo Tema
topic Memória
Teatro maranhense
Laborarte
HIstória
Geupo Tema
description Este artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178
10.5965/1414573103362019340
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178
identifier_str_mv 10.5965/1414573103362019340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178/10929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356
2358-6958
10.5965/1414573103362019
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042506293673984