Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178 |
Resumo: | Este artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formação |
id |
UDESC-1_cc7c51f56f89a778f37a990e183075a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/16178 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do MaranhãoMemóriaTeatro maranhenseLaborarteHIstóriaGeupo TemaEste artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formaçãoUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1617810.5965/1414573103362019340Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-3562358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178/10929Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Ana Socorro Ramos2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16178Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão |
title |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão |
spellingShingle |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão Braga, Ana Socorro Ramos Memória Teatro maranhense Laborarte HIstória Geupo Tema |
title_short |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão |
title_full |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão |
title_fullStr |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão |
title_sort |
Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão |
author |
Braga, Ana Socorro Ramos |
author_facet |
Braga, Ana Socorro Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Ana Socorro Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Teatro maranhense Laborarte HIstória Geupo Tema |
topic |
Memória Teatro maranhense Laborarte HIstória Geupo Tema |
description |
Este artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178 10.5965/1414573103362019340 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573103362019340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16178/10929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 340-356 2358-6958 10.5965/1414573103362019 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042506293673984 |