O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, George
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008079
Resumo: Este artigo tem como propósito abordar os princípios técnicos e estéticos da mímica corporal dramática com relação à utilização de procedimentos cômicos em sua criação artística. Através de uma análise histórica, o texto destaca as características principais da mímica corporal dramática de Etienne Decroux e da pantomima, para mostrar os diferentes percursos dos dois estilos com relação à comicidade. Utilizando como base os conceitos de Bergson de mecanicidade e inadaptabilidade, o artigo discute a presença da comédia na técnica e repertório da mímica corporal dramática decrouxiana.
id UDESC-1_db756f80d8e0b1ba2de9da9281e7458c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13751
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne DecrouxEste artigo tem como propósito abordar os princípios técnicos e estéticos da mímica corporal dramática com relação à utilização de procedimentos cômicos em sua criação artística. Através de uma análise histórica, o texto destaca as características principais da mímica corporal dramática de Etienne Decroux e da pantomima, para mostrar os diferentes percursos dos dois estilos com relação à comicidade. Utilizando como base os conceitos de Bergson de mecanicidade e inadaptabilidade, o artigo discute a presença da comédia na técnica e repertório da mímica corporal dramática decrouxiana.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310211200807910.5965/1414573102112008079Urdimento; Vol. 2 Núm. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 079-088Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 079-088Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 079-0882358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008079/8877Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMascarenhas, George2020-09-27T21:13:56Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13751Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:13:56Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
title O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
spellingShingle O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
Mascarenhas, George
title_short O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
title_full O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
title_fullStr O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
title_full_unstemmed O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
title_sort O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux
author Mascarenhas, George
author_facet Mascarenhas, George
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, George
description Este artigo tem como propósito abordar os princípios técnicos e estéticos da mímica corporal dramática com relação à utilização de procedimentos cômicos em sua criação artística. Através de uma análise histórica, o texto destaca as características principais da mímica corporal dramática de Etienne Decroux e da pantomima, para mostrar os diferentes percursos dos dois estilos com relação à comicidade. Utilizando como base os conceitos de Bergson de mecanicidade e inadaptabilidade, o artigo discute a presença da comédia na técnica e repertório da mímica corporal dramática decrouxiana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008079
10.5965/1414573102112008079
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008079
identifier_str_mv 10.5965/1414573102112008079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008079/8877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 079-088
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 079-088
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 079-088
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505140240384