COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/5744 |
Resumo: | A Mímica Corporal proposta e exercitada pelo francês Étienne Decroux1 [18981991] foi profundamente marcada pelo contato, pela troca e mesmo pelo embate estético e ideológico com outras manifestações artísticas, como a dança (especialmente o balé clássico), a escultura e a música, destacando assim o caráter intencionalmente multidisciplinar do seu trabalho, tanto pela apropriação de elementos formais e éticos (entendendo estética e ética como elementos inseparáveis), quanto por sua negação. [...] |
id |
UFPI-3_fe30b03bc10812d9f71707be2226d5a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/5744 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINARA Mímica Corporal proposta e exercitada pelo francês Étienne Decroux1 [18981991] foi profundamente marcada pelo contato, pela troca e mesmo pelo embate estético e ideológico com outras manifestações artísticas, como a dança (especialmente o balé clássico), a escultura e a música, destacando assim o caráter intencionalmente multidisciplinar do seu trabalho, tanto pela apropriação de elementos formais e éticos (entendendo estética e ética como elementos inseparáveis), quanto por sua negação. [...]ContrapontoFONTENELE, WESLLEY2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/5744Contraponto; v. 5, n. 2 (2016): História, literatura e mídias; 107-1262236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/5744/3408info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T20:13:01Zoai:ojs.10.22.15.19:article/5744Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2023-03-24T20:13:01Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR |
title |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR |
spellingShingle |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR FONTENELE, WESLLEY |
title_short |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR |
title_full |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR |
title_fullStr |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR |
title_sort |
COMPREENDENDO A MÍMICA CORPORAL DE ÉTIENNE DECROUX [1898-1991] COMO UMA ARTE INTERDISCIPLINAR |
author |
FONTENELE, WESLLEY |
author_facet |
FONTENELE, WESLLEY |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FONTENELE, WESLLEY |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A Mímica Corporal proposta e exercitada pelo francês Étienne Decroux1 [18981991] foi profundamente marcada pelo contato, pela troca e mesmo pelo embate estético e ideológico com outras manifestações artísticas, como a dança (especialmente o balé clássico), a escultura e a música, destacando assim o caráter intencionalmente multidisciplinar do seu trabalho, tanto pela apropriação de elementos formais e éticos (entendendo estética e ética como elementos inseparáveis), quanto por sua negação. [...] |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/5744 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/5744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/5744/3408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 5, n. 2 (2016): História, literatura e mídias; 107-126 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1799756021468495872 |