Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197 |
Resumo: | Este trabalho pretende sintetizar algumas das principais discussões formuladas pelo autor em sua dissertação de mestrado, a respeito de diferentes atravessamentos entre corpo e alteridade, que emergem em experiências provocadas pela proposta de dança contemporânea denominada ‘Improvisação em Contato’ (ou ‘Contato Improvisação’). Dialogando com conceitos oriundos da psicanálise e da filosofia, encontramos nessa forma de dança regimes complexos de relação, que variam de experiências de indiferenciação e comunicação imediata até experiências de confrontação e radical alteridade, não somente do corpo do outro, mas constitutiva do sujeito e da corporeidade. |
id |
UDESC-1_e8f868bfae749a4bfc668f4d92195923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6499 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact ImprovisationEste trabalho pretende sintetizar algumas das principais discussões formuladas pelo autor em sua dissertação de mestrado, a respeito de diferentes atravessamentos entre corpo e alteridade, que emergem em experiências provocadas pela proposta de dança contemporânea denominada ‘Improvisação em Contato’ (ou ‘Contato Improvisação’). Dialogando com conceitos oriundos da psicanálise e da filosofia, encontramos nessa forma de dança regimes complexos de relação, que variam de experiências de indiferenciação e comunicação imediata até experiências de confrontação e radical alteridade, não somente do corpo do outro, mas constitutiva do sujeito e da corporeidade.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310124201519710.5965/1414573101242015197Urdimento; Vol. 1 Núm. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 2152358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197/4492Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Pedro Rodrigo Penuela2020-09-27T21:05:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6499Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:05:54Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation |
title |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation |
spellingShingle |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation Sanches, Pedro Rodrigo Penuela |
title_short |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation |
title_full |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation |
title_fullStr |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation |
title_full_unstemmed |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation |
title_sort |
Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation |
author |
Sanches, Pedro Rodrigo Penuela |
author_facet |
Sanches, Pedro Rodrigo Penuela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Pedro Rodrigo Penuela |
description |
Este trabalho pretende sintetizar algumas das principais discussões formuladas pelo autor em sua dissertação de mestrado, a respeito de diferentes atravessamentos entre corpo e alteridade, que emergem em experiências provocadas pela proposta de dança contemporânea denominada ‘Improvisação em Contato’ (ou ‘Contato Improvisação’). Dialogando com conceitos oriundos da psicanálise e da filosofia, encontramos nessa forma de dança regimes complexos de relação, que variam de experiências de indiferenciação e comunicação imediata até experiências de confrontação e radical alteridade, não somente do corpo do outro, mas constitutiva do sujeito e da corporeidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197 10.5965/1414573101242015197 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101242015197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197/4492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042503789674496 |