Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Pedro Rodrigo Penuela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197
Resumo: Este trabalho pretende sintetizar algumas das principais discussões formuladas pelo autor em sua dissertação de mestrado, a respeito de diferentes atravessamentos entre corpo e alteridade, que emergem em experiências provocadas pela proposta de dança contemporânea denominada ‘Improvisação em Contato’ (ou ‘Contato Improvisação’). Dialogando com conceitos oriundos da psicanálise e da filosofia, encontramos nessa forma de dança regimes complexos de relação, que variam de experiências de indiferenciação e comunicação imediata até experiências de confrontação e radical alteridade, não somente do corpo do outro, mas constitutiva do sujeito e da corporeidade.
id UDESC-1_e8f868bfae749a4bfc668f4d92195923
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6499
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact ImprovisationEste trabalho pretende sintetizar algumas das principais discussões formuladas pelo autor em sua dissertação de mestrado, a respeito de diferentes atravessamentos entre corpo e alteridade, que emergem em experiências provocadas pela proposta de dança contemporânea denominada ‘Improvisação em Contato’ (ou ‘Contato Improvisação’). Dialogando com conceitos oriundos da psicanálise e da filosofia, encontramos nessa forma de dança regimes complexos de relação, que variam de experiências de indiferenciação e comunicação imediata até experiências de confrontação e radical alteridade, não somente do corpo do outro, mas constitutiva do sujeito e da corporeidade.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310124201519710.5965/1414573101242015197Urdimento; Vol. 1 Núm. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 2152358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197/4492Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Pedro Rodrigo Penuela2020-09-27T21:05:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6499Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:05:54Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
title Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
spellingShingle Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
Sanches, Pedro Rodrigo Penuela
title_short Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
title_full Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
title_fullStr Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
title_full_unstemmed Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
title_sort Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation
author Sanches, Pedro Rodrigo Penuela
author_facet Sanches, Pedro Rodrigo Penuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Pedro Rodrigo Penuela
description Este trabalho pretende sintetizar algumas das principais discussões formuladas pelo autor em sua dissertação de mestrado, a respeito de diferentes atravessamentos entre corpo e alteridade, que emergem em experiências provocadas pela proposta de dança contemporânea denominada ‘Improvisação em Contato’ (ou ‘Contato Improvisação’). Dialogando com conceitos oriundos da psicanálise e da filosofia, encontramos nessa forma de dança regimes complexos de relação, que variam de experiências de indiferenciação e comunicação imediata até experiências de confrontação e radical alteridade, não somente do corpo do outro, mas constitutiva do sujeito e da corporeidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197
10.5965/1414573101242015197
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197
identifier_str_mv 10.5965/1414573101242015197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015197/4492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 197 - 215
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503789674496