Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trotta, Rosyane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morais, Andreia, Rangel, Luiza, Mangeth, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15774
Resumo: O artigo se desenvolve a partir de relatos de experiência de três professoras de artes cênicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em áreas conflagradas da cidade. A prática pedagógica das autoras cria uma área comum entre a realidade social, a cultura local, a história de vida dos alunos e o olhar do artista-docente, de modo a refletir sobre a função e as possibilidades do ensino de artes nesses contextos. A pesquisa evidencia a necessidade de conexão entre o panorama histórico-geográfico, as condições de trabalho do professor e o objetivo de manter o enfoque metodológico no potencial transformador do teatro na educação básica.
id UDESC-1_eca53709b24fc780af846eb68d66bbe8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15774
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de JaneiroPedagogia teatralPeriferiaEscola públicaO artigo se desenvolve a partir de relatos de experiência de três professoras de artes cênicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em áreas conflagradas da cidade. A prática pedagógica das autoras cria uma área comum entre a realidade social, a cultura local, a história de vida dos alunos e o olhar do artista-docente, de modo a refletir sobre a função e as possibilidades do ensino de artes nesses contextos. A pesquisa evidencia a necessidade de conexão entre o panorama histórico-geográfico, as condições de trabalho do professor e o objetivo de manter o enfoque metodológico no potencial transformador do teatro na educação básica.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1577410.5965/1414573103362019260Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 260-272Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 260-272Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 260-2722358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15774/10885Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrotta, RosyaneMorais, AndreiaRangel, LuizaMangeth, Ana2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15774Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
title Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
spellingShingle Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
Trotta, Rosyane
Pedagogia teatral
Periferia
Escola pública
title_short Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
title_full Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
title_fullStr Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
title_sort Pela linha do trem: a pedagogia do teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro
author Trotta, Rosyane
author_facet Trotta, Rosyane
Morais, Andreia
Rangel, Luiza
Mangeth, Ana
author_role author
author2 Morais, Andreia
Rangel, Luiza
Mangeth, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trotta, Rosyane
Morais, Andreia
Rangel, Luiza
Mangeth, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia teatral
Periferia
Escola pública
topic Pedagogia teatral
Periferia
Escola pública
description O artigo se desenvolve a partir de relatos de experiência de três professoras de artes cênicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em áreas conflagradas da cidade. A prática pedagógica das autoras cria uma área comum entre a realidade social, a cultura local, a história de vida dos alunos e o olhar do artista-docente, de modo a refletir sobre a função e as possibilidades do ensino de artes nesses contextos. A pesquisa evidencia a necessidade de conexão entre o panorama histórico-geográfico, as condições de trabalho do professor e o objetivo de manter o enfoque metodológico no potencial transformador do teatro na educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15774
10.5965/1414573103362019260
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15774
identifier_str_mv 10.5965/1414573103362019260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15774/10885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 260-272
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 260-272
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 260-272
2358-6958
10.5965/1414573103362019
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505928769536