Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Udesc |
Texto Completo: | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como as práticas brincantes se desenvolvem nos tempos e nos espaços do cotidiano das turmas de 1° ao 5° ano do Colégio Jardim Anchieta. Trata-se de um trabalho de natureza básica e de cunho qualitativo, em que foi utilizado um questionário para a coleta de dados, além de uma observação em campo. A sustentação teórica do presente estudo foi embasada nos escritos de Kishimoto (2001), Fortuna (2000), Brougère (1998), Barbosa (2013), Agostinho (2003), Carvalho e Quinteiro (2007), Sarmento (2004), Warschauer (1993) e Martins (2000). Também foram traçados três objetivos específicos: apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças, sinalizando o significado dos termos brincadeira, brinquedo, jogo e práticas brincantes; identificar como os (as) professores (as) organizam os tempos do cotidiano de forma a contemplar as práticas brincantes e investigar o acesso das crianças a espaços e tempos que propiciem as práticas brincantes. Como resultado da coleta de dados, constatou-se que as práticas brincantes ocorrem no ambiente escolar com crianças de faixa etária de seis a onze anos, e pode-se compreender o entendimento dos (as) docentes sobre essa questão, além de perceber os tempos e espaços destinados por estes professores (as) às práticas brincantes. A partir dos diálogos com teóricos que foram base para esta monografia, procuramos colaborar com reflexões e problematizações acerca das práticas brincantes e dos tempos e espaços disponíveis para crianças dos Anos Iniciais. |
id |
UDESC-2_094169765bf6c16a9ed1da2111044673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.udesc.br:UDESC/17645 |
network_acronym_str |
UDESC-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Udesc |
repository_id_str |
6391 |
spelling |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciaisEducação infantilBrincadeirasCrianças - DesenvolvimentoA presente pesquisa teve como objetivo analisar como as práticas brincantes se desenvolvem nos tempos e nos espaços do cotidiano das turmas de 1° ao 5° ano do Colégio Jardim Anchieta. Trata-se de um trabalho de natureza básica e de cunho qualitativo, em que foi utilizado um questionário para a coleta de dados, além de uma observação em campo. A sustentação teórica do presente estudo foi embasada nos escritos de Kishimoto (2001), Fortuna (2000), Brougère (1998), Barbosa (2013), Agostinho (2003), Carvalho e Quinteiro (2007), Sarmento (2004), Warschauer (1993) e Martins (2000). Também foram traçados três objetivos específicos: apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças, sinalizando o significado dos termos brincadeira, brinquedo, jogo e práticas brincantes; identificar como os (as) professores (as) organizam os tempos do cotidiano de forma a contemplar as práticas brincantes e investigar o acesso das crianças a espaços e tempos que propiciem as práticas brincantes. Como resultado da coleta de dados, constatou-se que as práticas brincantes ocorrem no ambiente escolar com crianças de faixa etária de seis a onze anos, e pode-se compreender o entendimento dos (as) docentes sobre essa questão, além de perceber os tempos e espaços destinados por estes professores (as) às práticas brincantes. A partir dos diálogos com teóricos que foram base para esta monografia, procuramos colaborar com reflexões e problematizações acerca das práticas brincantes e dos tempos e espaços disponíveis para crianças dos Anos Iniciais.Marçal, Mônica TeresinhaNogueira, Thainara Cristine Batista2025-01-24T19:29:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 p.application/pdfNOGUEIRA, Thainara Cristine Batista. <b>Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais</b>. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Udesc, 2022. https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-01-25T06:14:50Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/17645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-01-25T06:14:50Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais |
title |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais |
spellingShingle |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais Nogueira, Thainara Cristine Batista Educação infantil Brincadeiras Crianças - Desenvolvimento |
title_short |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais |
title_full |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais |
title_fullStr |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais |
title_sort |
Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais |
author |
Nogueira, Thainara Cristine Batista |
author_facet |
Nogueira, Thainara Cristine Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marçal, Mônica Teresinha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Thainara Cristine Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Brincadeiras Crianças - Desenvolvimento |
topic |
Educação infantil Brincadeiras Crianças - Desenvolvimento |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar como as práticas brincantes se desenvolvem nos tempos e nos espaços do cotidiano das turmas de 1° ao 5° ano do Colégio Jardim Anchieta. Trata-se de um trabalho de natureza básica e de cunho qualitativo, em que foi utilizado um questionário para a coleta de dados, além de uma observação em campo. A sustentação teórica do presente estudo foi embasada nos escritos de Kishimoto (2001), Fortuna (2000), Brougère (1998), Barbosa (2013), Agostinho (2003), Carvalho e Quinteiro (2007), Sarmento (2004), Warschauer (1993) e Martins (2000). Também foram traçados três objetivos específicos: apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças, sinalizando o significado dos termos brincadeira, brinquedo, jogo e práticas brincantes; identificar como os (as) professores (as) organizam os tempos do cotidiano de forma a contemplar as práticas brincantes e investigar o acesso das crianças a espaços e tempos que propiciem as práticas brincantes. Como resultado da coleta de dados, constatou-se que as práticas brincantes ocorrem no ambiente escolar com crianças de faixa etária de seis a onze anos, e pode-se compreender o entendimento dos (as) docentes sobre essa questão, além de perceber os tempos e espaços destinados por estes professores (as) às práticas brincantes. A partir dos diálogos com teóricos que foram base para esta monografia, procuramos colaborar com reflexões e problematizações acerca das práticas brincantes e dos tempos e espaços disponíveis para crianças dos Anos Iniciais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2025-01-24T19:29:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Thainara Cristine Batista. <b>Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais</b>. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Udesc, 2022. https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Thainara Cristine Batista. <b>Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais</b>. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Udesc, 2022. |
url |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Udesc instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Udesc |
collection |
Repositório Institucional da Udesc |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@udesc.br |
_version_ |
1823438727990476800 |