Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Thainara Cristine Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Udesc
Texto Completo: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como as práticas brincantes se desenvolvem nos tempos e nos espaços do cotidiano das turmas de 1° ao 5° ano do Colégio Jardim Anchieta. Trata-se de um trabalho de natureza básica e de cunho qualitativo, em que foi utilizado um questionário para a coleta de dados, além de uma observação em campo. A sustentação teórica do presente estudo foi embasada nos escritos de Kishimoto (2001), Fortuna (2000), Brougère (1998), Barbosa (2013), Agostinho (2003), Carvalho e Quinteiro (2007), Sarmento (2004), Warschauer (1993) e Martins (2000). Também foram traçados três objetivos específicos: apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças, sinalizando o significado dos termos brincadeira, brinquedo, jogo e práticas brincantes; identificar como os (as) professores (as) organizam os tempos do cotidiano de forma a contemplar as práticas brincantes e investigar o acesso das crianças a espaços e tempos que propiciem as práticas brincantes. Como resultado da coleta de dados, constatou-se que as práticas brincantes ocorrem no ambiente escolar com crianças de faixa etária de seis a onze anos, e pode-se compreender o entendimento dos (as) docentes sobre essa questão, além de perceber os tempos e espaços destinados por estes professores (as) às práticas brincantes. A partir dos diálogos com teóricos que foram base para esta monografia, procuramos colaborar com reflexões e problematizações acerca das práticas brincantes e dos tempos e espaços disponíveis para crianças dos Anos Iniciais.
id UDESC-2_094169765bf6c16a9ed1da2111044673
oai_identifier_str oai:repositorio.udesc.br:UDESC/17645
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Repositório Institucional da Udesc
repository_id_str 6391
spelling Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciaisEducação infantilBrincadeirasCrianças - DesenvolvimentoA presente pesquisa teve como objetivo analisar como as práticas brincantes se desenvolvem nos tempos e nos espaços do cotidiano das turmas de 1° ao 5° ano do Colégio Jardim Anchieta. Trata-se de um trabalho de natureza básica e de cunho qualitativo, em que foi utilizado um questionário para a coleta de dados, além de uma observação em campo. A sustentação teórica do presente estudo foi embasada nos escritos de Kishimoto (2001), Fortuna (2000), Brougère (1998), Barbosa (2013), Agostinho (2003), Carvalho e Quinteiro (2007), Sarmento (2004), Warschauer (1993) e Martins (2000). Também foram traçados três objetivos específicos: apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças, sinalizando o significado dos termos brincadeira, brinquedo, jogo e práticas brincantes; identificar como os (as) professores (as) organizam os tempos do cotidiano de forma a contemplar as práticas brincantes e investigar o acesso das crianças a espaços e tempos que propiciem as práticas brincantes. Como resultado da coleta de dados, constatou-se que as práticas brincantes ocorrem no ambiente escolar com crianças de faixa etária de seis a onze anos, e pode-se compreender o entendimento dos (as) docentes sobre essa questão, além de perceber os tempos e espaços destinados por estes professores (as) às práticas brincantes. A partir dos diálogos com teóricos que foram base para esta monografia, procuramos colaborar com reflexões e problematizações acerca das práticas brincantes e dos tempos e espaços disponíveis para crianças dos Anos Iniciais.Marçal, Mônica TeresinhaNogueira, Thainara Cristine Batista2025-01-24T19:29:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 p.application/pdfNOGUEIRA, Thainara Cristine Batista. <b>Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais</b>. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Udesc, 2022. https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-01-25T06:14:50Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/17645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-01-25T06:14:50Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
title Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
spellingShingle Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
Nogueira, Thainara Cristine Batista
Educação infantil
Brincadeiras
Crianças - Desenvolvimento
title_short Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
title_full Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
title_fullStr Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
title_full_unstemmed Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
title_sort Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais
author Nogueira, Thainara Cristine Batista
author_facet Nogueira, Thainara Cristine Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marçal, Mônica Teresinha
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Thainara Cristine Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brincadeiras
Crianças - Desenvolvimento
topic Educação infantil
Brincadeiras
Crianças - Desenvolvimento
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar como as práticas brincantes se desenvolvem nos tempos e nos espaços do cotidiano das turmas de 1° ao 5° ano do Colégio Jardim Anchieta. Trata-se de um trabalho de natureza básica e de cunho qualitativo, em que foi utilizado um questionário para a coleta de dados, além de uma observação em campo. A sustentação teórica do presente estudo foi embasada nos escritos de Kishimoto (2001), Fortuna (2000), Brougère (1998), Barbosa (2013), Agostinho (2003), Carvalho e Quinteiro (2007), Sarmento (2004), Warschauer (1993) e Martins (2000). Também foram traçados três objetivos específicos: apresentar as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças, sinalizando o significado dos termos brincadeira, brinquedo, jogo e práticas brincantes; identificar como os (as) professores (as) organizam os tempos do cotidiano de forma a contemplar as práticas brincantes e investigar o acesso das crianças a espaços e tempos que propiciem as práticas brincantes. Como resultado da coleta de dados, constatou-se que as práticas brincantes ocorrem no ambiente escolar com crianças de faixa etária de seis a onze anos, e pode-se compreender o entendimento dos (as) docentes sobre essa questão, além de perceber os tempos e espaços destinados por estes professores (as) às práticas brincantes. A partir dos diálogos com teóricos que foram base para esta monografia, procuramos colaborar com reflexões e problematizações acerca das práticas brincantes e dos tempos e espaços disponíveis para crianças dos Anos Iniciais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2025-01-24T19:29:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Thainara Cristine Batista. <b>Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais</b>. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Udesc, 2022.
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645
identifier_str_mv NOGUEIRA, Thainara Cristine Batista. <b>Tempos e espaços para as práticas brincantes nos anos iniciais</b>. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Udesc, 2022.
url https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Udesc
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Repositório Institucional da Udesc
collection Repositório Institucional da Udesc
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ri@udesc.br
_version_ 1823438727990476800