PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Macedo, Roberto Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970
Resumo: O presente artigo argumenta sobre o entretecimento num contexto de Educação Infantil entre práxis, biografia, pesquisa e construção teórica. Abordando a brincadeira como mediação e experiência em Educação Infantil, o texto faz com que esses entretecimentos ofereçam pautas reflexivas sobre o que denominamos de um currículo brincante. Nessa itinerância biográfica, teórica e heurística, a argumentação engendrada vai explicitando como a brincadeira no currículo da educação de crianças qualifica de maneira significativa esta educação, ampliando suas ressonâncias para a formação da infância, como uma condição própria dessa fase de desenvolvimento. É com esse conjunto de argumentos que o artigo explicita conclusivamente sobre a necessidade de se pensar e praticar currículos “brincantes” em Educação Infantil
id UNEB-3_0c5fe9998435dca27ebe95daffd11e98
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4970
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTEEducação infantilBrincadeiraCurrículo brincanteO presente artigo argumenta sobre o entretecimento num contexto de Educação Infantil entre práxis, biografia, pesquisa e construção teórica. Abordando a brincadeira como mediação e experiência em Educação Infantil, o texto faz com que esses entretecimentos ofereçam pautas reflexivas sobre o que denominamos de um currículo brincante. Nessa itinerância biográfica, teórica e heurística, a argumentação engendrada vai explicitando como a brincadeira no currículo da educação de crianças qualifica de maneira significativa esta educação, ampliando suas ressonâncias para a formação da infância, como uma condição própria dessa fase de desenvolvimento. É com esse conjunto de argumentos que o artigo explicita conclusivamente sobre a necessidade de se pensar e praticar currículos “brincantes” em Educação InfantilUNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/497010.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p121-132Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 121-1322358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970/3177Copyright (c) 2018 Ana Paula Conceição, Roberto Sidnei Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Ana PaulaMacedo, Roberto Sidnei2023-04-18T00:47:58Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4970Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:47:58Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
title PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
spellingShingle PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
Conceição, Ana Paula
Educação infantil
Brincadeira
Currículo brincante
title_short PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
title_full PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
title_fullStr PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
title_full_unstemmed PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
title_sort PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE
author Conceição, Ana Paula
author_facet Conceição, Ana Paula
Macedo, Roberto Sidnei
author_role author
author2 Macedo, Roberto Sidnei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Ana Paula
Macedo, Roberto Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brincadeira
Currículo brincante
topic Educação infantil
Brincadeira
Currículo brincante
description O presente artigo argumenta sobre o entretecimento num contexto de Educação Infantil entre práxis, biografia, pesquisa e construção teórica. Abordando a brincadeira como mediação e experiência em Educação Infantil, o texto faz com que esses entretecimentos ofereçam pautas reflexivas sobre o que denominamos de um currículo brincante. Nessa itinerância biográfica, teórica e heurística, a argumentação engendrada vai explicitando como a brincadeira no currículo da educação de crianças qualifica de maneira significativa esta educação, ampliando suas ressonâncias para a formação da infância, como uma condição própria dessa fase de desenvolvimento. É com esse conjunto de argumentos que o artigo explicita conclusivamente sobre a necessidade de se pensar e praticar currículos “brincantes” em Educação Infantil
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p121-132
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p121-132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970/3177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Paula Conceição, Roberto Sidnei Macedo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Paula Conceição, Roberto Sidnei Macedo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 121-132
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956694847488