Gestão estratégica das instituições de educação superior presenciais de Joinville:uma análise das convergências/Maria Helena Nunes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Helena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f63.pdf
Resumo: Orientadora:Mario César Barreto Moraes
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spelling Gestão estratégica das instituições de educação superior presenciais de Joinville:uma análise das convergências/Maria Helena Nunes.378.107 20Universidades e faculdades AdministraçãoEnsino superior Pesquisa Joinville (SC)Orientadora:Mario César Barreto MoraesAutorizou apenas o resumo, sumario e bibliografiaDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Mestrado Acadêmico em Administração, Florianópolis, 2018Bibliografia: p.70-78Disponível em formato AcrobatA gestão estratégica difere entre as organizações. Depende do tamanho, objetivos, experiência, inovações. Aspectos econômicos e políticos também afetam de sobremaneira as organizações. A educação superior também está em constante mudança e evolução. Percebe-se que nos últimos anos houve grandes mudanças na gestão estratégica das instituições de educação superior, tanto no ambiente público, quanto privado. A cidade de Joinville destaca-se como sendo a maior cidade do estado de Santa Catarina e com o maior Produto Interno Bruto ? PIB. Existem atualmente em Joinville 13 instituições de educação superior presenciais, das quais apresentam características de gestão estratégicas diversas. Esta Dissertação apresenta como objetivo geral identificar as convergências das características de gestão estratégica na percepção de seus gestores praticadas nas instituições de educação superior presenciais de Joinville. Para identificação das informações e dados necessários à análise desta pesquisa, foram aplicadas as entrevistas ao principal gestor de cada instituição de educação superior presencial de Joinville, seguindo-se a identificação das convergências e divergências dos indicadores apurados, estratificando-se as IES segundo sua estrutura organizacional acadêmica, foram relacionados os aspectos comuns inerentes a cada organização analisada. Como resultado das entrevistas, mostrou-se convergente entre as IES presenciais o processo de realização das metas e objetivos, a existência de manuais de procedimentos e/ou instruções operacionais, um planejamento de curto e médio prazo, a existência de plano de cargos e salários para os professores e demais funcionários. Como aspectos divergentes, apresentou-se o fato de duas IES terem um planejamento de longo prazo, apenas duas realizam o controle do cumprimento das metas e possuem indicadores, bem como foram diversos os desafios e preocupações da gestão para os próximos anos. Percebe-se que a gestão estratégica das IES presenciais de Joinville convergem em temas que há uma obrigação legal do cumprimento, como é o caso do planejamento para curto e médio prazo e o plano de cargos e salários para professores e demais funcionáriosExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetMoraes, Mário César Barreto de orientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Administração de Empresas tviNunes, Maria Helena2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f63.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:30:46Zmail@mail.com -
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Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Mestrado Acadêmico em Administração, Florianópolis, 2018
Bibliografia: p.70-78
Disponível em formato Acrobat
A gestão estratégica difere entre as organizações. Depende do tamanho, objetivos, experiência, inovações. Aspectos econômicos e políticos também afetam de sobremaneira as organizações. A educação superior também está em constante mudança e evolução. Percebe-se que nos últimos anos houve grandes mudanças na gestão estratégica das instituições de educação superior, tanto no ambiente público, quanto privado. A cidade de Joinville destaca-se como sendo a maior cidade do estado de Santa Catarina e com o maior Produto Interno Bruto ? PIB. Existem atualmente em Joinville 13 instituições de educação superior presenciais, das quais apresentam características de gestão estratégicas diversas. Esta Dissertação apresenta como objetivo geral identificar as convergências das características de gestão estratégica na percepção de seus gestores praticadas nas instituições de educação superior presenciais de Joinville. Para identificação das informações e dados necessários à análise desta pesquisa, foram aplicadas as entrevistas ao principal gestor de cada instituição de educação superior presencial de Joinville, seguindo-se a identificação das convergências e divergências dos indicadores apurados, estratificando-se as IES segundo sua estrutura organizacional acadêmica, foram relacionados os aspectos comuns inerentes a cada organização analisada. Como resultado das entrevistas, mostrou-se convergente entre as IES presenciais o processo de realização das metas e objetivos, a existência de manuais de procedimentos e/ou instruções operacionais, um planejamento de curto e médio prazo, a existência de plano de cargos e salários para os professores e demais funcionários. Como aspectos divergentes, apresentou-se o fato de duas IES terem um planejamento de longo prazo, apenas duas realizam o controle do cumprimento das metas e possuem indicadores, bem como foram diversos os desafios e preocupações da gestão para os próximos anos. Percebe-se que a gestão estratégica das IES presenciais de Joinville convergem em temas que há uma obrigação legal do cumprimento, como é o caso do planejamento para curto e médio prazo e o plano de cargos e salários para professores e demais funcionários
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