Financiamentos e investimentos:uma proposta para o ensino médio/Luiz Carlos Pitzer.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitzer, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005666.pdf
Resumo: Orientadora: Elisa Henning.
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spelling Financiamentos e investimentos:uma proposta para o ensino médio/Luiz Carlos Pitzer.650.01513Matemática financeiraEnsino médioTaxas de jurosEmpréstimosInvestimentosFinanciamentoOrientadora: Elisa Henning.Dissertação (Mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Joinville, 2018Bibliografia: p.105-108Disponível em formato acrobatO objetivo deste trabalho é estruturar um material que sirva para a ampliação dos conteúdos programáticos de matemática financeira aplicada no ensino médio na rede pública, incluindo noções de tomadas de decisões em financiamentos e investimento por meio da análise matemática e financeira, envolvendo seus conceitos primários e o consolidando por meio de práticas pedagógicas. Os conceitos e definições apresentados são baseados em referências bibliográficas. Com uma cronologia e organização própria das ideias, o trabalho apresenta, de forma objetiva, os principais conceitos sobre financiamentos, com uma abordagem dos sistemas Price, Sac e Americano; aprofundamento em investimentos de renda fixa e indicadores envolvidos na análise. Além dos conteúdos e temas mencionados, o presente trabalho enfatiza, a situação da inflação perante o real ganho no investimento e o seu impacto nos financiamentos. Considera-se essencial para a educação financeira, perceber que a taxa apresentada no início de um investimento, não apresenta efetivamente o lucro final e que no caso do financiamento, as prestações fixas adquirem um peso orçamental menor no decorrer do prazo de pagamento. Por fim, são propostas atividades para o ensino básico, com intuito de consolidar a abordagem vivencial presente nos conceitos e conteúdos vistos.Exigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderHenning, Elisa OrientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPitzer, Luiz Carlos2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000056/00005666.pdfTexto em português com resumo em inglêsreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:43:50Zmail@mail.com -
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O objetivo deste trabalho é estruturar um material que sirva para a ampliação dos conteúdos programáticos de matemática financeira aplicada no ensino médio na rede pública, incluindo noções de tomadas de decisões em financiamentos e investimento por meio da análise matemática e financeira, envolvendo seus conceitos primários e o consolidando por meio de práticas pedagógicas. Os conceitos e definições apresentados são baseados em referências bibliográficas. Com uma cronologia e organização própria das ideias, o trabalho apresenta, de forma objetiva, os principais conceitos sobre financiamentos, com uma abordagem dos sistemas Price, Sac e Americano; aprofundamento em investimentos de renda fixa e indicadores envolvidos na análise. Além dos conteúdos e temas mencionados, o presente trabalho enfatiza, a situação da inflação perante o real ganho no investimento e o seu impacto nos financiamentos. Considera-se essencial para a educação financeira, perceber que a taxa apresentada no início de um investimento, não apresenta efetivamente o lucro final e que no caso do financiamento, as prestações fixas adquirem um peso orçamental menor no decorrer do prazo de pagamento. Por fim, são propostas atividades para o ensino básico, com intuito de consolidar a abordagem vivencial presente nos conceitos e conteúdos vistos.
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