A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Josivania Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Danilo Santana, Albuquerque, Pedro Henrique Melo, Martins, Mateus de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052
Resumo: The Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) model by Venkatesh et al. (2003) was applied in this research in order to verify the effects of influencing factors of Intention to Use and Real Use of the MOODLE platform in distance education. The research sample corresponds to 1.370 valid questionnaires, in a population of 300.000 subjects who use or have used MOODLE in Brazil. Data analysis was performed by structural equations modeling, generalized least squares and Jackknife resampling to identify the effect between variables. As the UTAUT requires many parameters, it was concluded that the model may be saturated. Low variability in responses suggests the execution of further investigations.
id UDESC-3_ef80c3107e86c9e24dd8124cbb053409
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5052
network_acronym_str UDESC-3
network_name_str Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
repository_id_str
spelling A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUTModelo Conceitual UTAUTAceitação da TecnologiaAdoção de TIConceptual Model UTAUTTechnology AcceptanceIT AdoptionModelo Conceptual UTAUTAceptación de TecnologíaAdopción de TIThe Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) model by Venkatesh et al. (2003) was applied in this research in order to verify the effects of influencing factors of Intention to Use and Real Use of the MOODLE platform in distance education. The research sample corresponds to 1.370 valid questionnaires, in a population of 300.000 subjects who use or have used MOODLE in Brazil. Data analysis was performed by structural equations modeling, generalized least squares and Jackknife resampling to identify the effect between variables. As the UTAUT requires many parameters, it was concluded that the model may be saturated. Low variability in responses suggests the execution of further investigations.Aplicou-se nesta pesquisa o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) buscando verificar efeitos de fatores influenciadores da Intenção de Uso e o Uso Real da plataforma Moodle no ensino a distância. A amostra da pesquisa corresponde a 1.370 questionários válidos, de um universo de 300.000 sujeitos que utilizam ou utilizaram o Moodle no Brasil. A análise dos dados foi feita por meio de modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados e do método de reamostragem Jackknife para identificar o efeito entre variáveis. Como o UTAUT exige muitos parâmetros, concluiu-se que o modelo pode estar saturado. A pouca variabilidade nas respostas sugere que mais investigações sejam realizadas.Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC2014-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/505210.5965/2316419003042014040Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; v. 3 n. 6 (2014); 40-53Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 3 No. 6 (2014); 40-53Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 3 Núm. 6 (2014); 40-532764-7471reponame:Revista Brasileira de Contabilidade e Gestãoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052/4209Copyright (c) 2015 JOSIVANIA SILVA FARIAS, DANILO SANTANA PEREIRA, PEDRO H.MELO ALBUQUERQUE, MATEUS DE SOUSA MARTINShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Josivania SilvaPereira, Danilo SantanaAlbuquerque, Pedro Henrique Melo Martins, Mateus de Sousa2022-12-02T15:56:35Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5052Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/oairbceg.ceavi@udesc.br || paulo.barth@udesc.br2764-74712764-7471opendoar:2022-12-02T15:56:35Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
title A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
spellingShingle A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
Farias, Josivania Silva
Modelo Conceitual UTAUT
Aceitação da Tecnologia
Adoção de TI
Conceptual Model UTAUT
Technology Acceptance
IT Adoption
Modelo Conceptual UTAUT
Aceptación de Tecnología
Adopción de TI
title_short A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
title_full A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
title_fullStr A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
title_full_unstemmed A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
title_sort A ACEITAÇÃO DO MOODLE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL UTAUT
author Farias, Josivania Silva
author_facet Farias, Josivania Silva
Pereira, Danilo Santana
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Martins, Mateus de Sousa
author_role author
author2 Pereira, Danilo Santana
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Martins, Mateus de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Josivania Silva
Pereira, Danilo Santana
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Martins, Mateus de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo Conceitual UTAUT
Aceitação da Tecnologia
Adoção de TI
Conceptual Model UTAUT
Technology Acceptance
IT Adoption
Modelo Conceptual UTAUT
Aceptación de Tecnología
Adopción de TI
topic Modelo Conceitual UTAUT
Aceitação da Tecnologia
Adoção de TI
Conceptual Model UTAUT
Technology Acceptance
IT Adoption
Modelo Conceptual UTAUT
Aceptación de Tecnología
Adopción de TI
description The Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) model by Venkatesh et al. (2003) was applied in this research in order to verify the effects of influencing factors of Intention to Use and Real Use of the MOODLE platform in distance education. The research sample corresponds to 1.370 valid questionnaires, in a population of 300.000 subjects who use or have used MOODLE in Brazil. Data analysis was performed by structural equations modeling, generalized least squares and Jackknife resampling to identify the effect between variables. As the UTAUT requires many parameters, it was concluded that the model may be saturated. Low variability in responses suggests the execution of further investigations.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052
10.5965/2316419003042014040
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052
identifier_str_mv 10.5965/2316419003042014040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/5052/4209
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; v. 3 n. 6 (2014); 40-53
Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 3 No. 6 (2014); 40-53
Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 3 Núm. 6 (2014); 40-53
2764-7471
reponame:Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
collection Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv rbceg.ceavi@udesc.br || paulo.barth@udesc.br
_version_ 1797048022062858240