A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Geraldo Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11990
Resumo: O presente artigo apresenta o Método SEE BEYOND a partir de uma abordagem em que é tratada a Inclusão da pessoa com deficiência visual nos bacharelados de design de moda. Para tanto fundamenta-se, inicialmente, nas ações governamentais que visam promover a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e, mais especificamente no ensino superior. Paralelamente, com o propósito de evidenciar as lacunas e barreiras que dificultam o acesso do grupo apontado ao referido curso a pesquisa traz a contexto uma revisão bibliográfica acerca do ingresso desses estudantes no ensino superior. Identificam-se as necessidades para o desenvolvimento de um método que promova a acessibilidade de estudantes à educação na área do design de moda, o que inclui o desenvolvimento de material didático pedagógico acessível como parte integrante do método desenvolvido. São também mostrados os resultados obtidos após o desenvolvimento do método e sua aplicação junto a estudantes com e sem deficiência visual, considerados em grupos específicos.
id UDESC-4_2b15c1fdb4cc3e5ff53da43f2fcbed57
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11990
network_acronym_str UDESC-4
network_name_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository_id_str
spelling A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYONDO presente artigo apresenta o Método SEE BEYOND a partir de uma abordagem em que é tratada a Inclusão da pessoa com deficiência visual nos bacharelados de design de moda. Para tanto fundamenta-se, inicialmente, nas ações governamentais que visam promover a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e, mais especificamente no ensino superior. Paralelamente, com o propósito de evidenciar as lacunas e barreiras que dificultam o acesso do grupo apontado ao referido curso a pesquisa traz a contexto uma revisão bibliográfica acerca do ingresso desses estudantes no ensino superior. Identificam-se as necessidades para o desenvolvimento de um método que promova a acessibilidade de estudantes à educação na área do design de moda, o que inclui o desenvolvimento de material didático pedagógico acessível como parte integrante do método desenvolvido. São também mostrados os resultados obtidos após o desenvolvimento do método e sua aplicação junto a estudantes com e sem deficiência visual, considerados em grupos específicos.Universidade do Estado de Santa Catarina2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/1199010.5965/25944630212018029Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 2 n. 1 (2018): 13o Colóquio de Moda e 12o Fórum das Escolas de Moda; 029-0562594-4630reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11990/7732Copyright (c) 2018 Geraldo Coelho Lima Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Júnior, Geraldo Coelho2020-01-22T19:59:10Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11990Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2020-01-22T19:59:10Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
title A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
spellingShingle A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
Lima Júnior, Geraldo Coelho
title_short A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
title_full A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
title_fullStr A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
title_full_unstemmed A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
title_sort A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
author Lima Júnior, Geraldo Coelho
author_facet Lima Júnior, Geraldo Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Geraldo Coelho
description O presente artigo apresenta o Método SEE BEYOND a partir de uma abordagem em que é tratada a Inclusão da pessoa com deficiência visual nos bacharelados de design de moda. Para tanto fundamenta-se, inicialmente, nas ações governamentais que visam promover a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e, mais especificamente no ensino superior. Paralelamente, com o propósito de evidenciar as lacunas e barreiras que dificultam o acesso do grupo apontado ao referido curso a pesquisa traz a contexto uma revisão bibliográfica acerca do ingresso desses estudantes no ensino superior. Identificam-se as necessidades para o desenvolvimento de um método que promova a acessibilidade de estudantes à educação na área do design de moda, o que inclui o desenvolvimento de material didático pedagógico acessível como parte integrante do método desenvolvido. São também mostrados os resultados obtidos após o desenvolvimento do método e sua aplicação junto a estudantes com e sem deficiência visual, considerados em grupos específicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11990
10.5965/25944630212018029
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11990
identifier_str_mv 10.5965/25944630212018029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11990/7732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geraldo Coelho Lima Júnior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geraldo Coelho Lima Júnior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 2 n. 1 (2018): 13o Colóquio de Moda e 12o Fórum das Escolas de Moda; 029-056
2594-4630
reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
collection Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br
_version_ 1797049143206608896