Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904 |
Resumo: | Introdução: O número de estudantes com deficiência visual que ingressam no ensino superior tem sido expressivo graças às políticas de ações afirmativas e às mudanças na educação básica destinadas a este grupo nos últimos anos. Em vista dessas mudanças, o acesso à informação e as condições de acessibilidade disponibilizadas nas Instituições de Ensino Superior devem ser prioridades para garantir a permanência desses estudantes na universidade. Objetivo: Analisar a produção científica sobre a inclusão educacional das pessoas com deficiência visual, especificamente no que diz respeito à permanência em instituições de ensino superior. Método: Revisão integrativa realizada nos ambientes virtuais de acesso público, como o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), combinando os seguintes descritores: baixa visão, ensino superior, cegueira, acessibilidade, tecnologia assistiva e deficiência visual. Resultados: 21 artigos foram selecionados, organizados e submetidos à análise, possibilitando a identificação de uma categoria: acesso e permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior; e duas subcategorias: formação docente para atuação com estudantes com deficiência visual; disponibilidade de recursos materiais nas instituições de ensino superior. Conclusão: A análise do material indica que, embora o acesso ao ensino superior das pessoas com deficiência esteja legalmente amparado, é necessária uma efetiva inclusão desses estudantes nas instituições, evidenciando que não basta apenas possibilitar o ingresso, se não houver estruturas físicas adequadas e recursos materiais disponíveis e acessíveis que garantam a permanência do estudante com deficiência visual. |
id |
UFSCAR-1_a5a5c9c7600bb2b8ffe08c859457f71d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2904 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superiorIntrodução: O número de estudantes com deficiência visual que ingressam no ensino superior tem sido expressivo graças às políticas de ações afirmativas e às mudanças na educação básica destinadas a este grupo nos últimos anos. Em vista dessas mudanças, o acesso à informação e as condições de acessibilidade disponibilizadas nas Instituições de Ensino Superior devem ser prioridades para garantir a permanência desses estudantes na universidade. Objetivo: Analisar a produção científica sobre a inclusão educacional das pessoas com deficiência visual, especificamente no que diz respeito à permanência em instituições de ensino superior. Método: Revisão integrativa realizada nos ambientes virtuais de acesso público, como o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), combinando os seguintes descritores: baixa visão, ensino superior, cegueira, acessibilidade, tecnologia assistiva e deficiência visual. Resultados: 21 artigos foram selecionados, organizados e submetidos à análise, possibilitando a identificação de uma categoria: acesso e permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior; e duas subcategorias: formação docente para atuação com estudantes com deficiência visual; disponibilidade de recursos materiais nas instituições de ensino superior. Conclusão: A análise do material indica que, embora o acesso ao ensino superior das pessoas com deficiência esteja legalmente amparado, é necessária uma efetiva inclusão desses estudantes nas instituições, evidenciando que não basta apenas possibilitar o ingresso, se não houver estruturas físicas adequadas e recursos materiais disponíveis e acessíveis que garantam a permanência do estudante com deficiência visual.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2904Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2904Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e29042526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904/1503https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904/1505Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jailma CruzPimentel, Adriana Miranda2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2904Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior |
title |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior |
spellingShingle |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior Silva, Jailma Cruz |
title_short |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior |
title_full |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior |
title_fullStr |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior |
title_sort |
Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior/ Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior |
author |
Silva, Jailma Cruz |
author_facet |
Silva, Jailma Cruz Pimentel, Adriana Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Adriana Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jailma Cruz Pimentel, Adriana Miranda |
description |
Introdução: O número de estudantes com deficiência visual que ingressam no ensino superior tem sido expressivo graças às políticas de ações afirmativas e às mudanças na educação básica destinadas a este grupo nos últimos anos. Em vista dessas mudanças, o acesso à informação e as condições de acessibilidade disponibilizadas nas Instituições de Ensino Superior devem ser prioridades para garantir a permanência desses estudantes na universidade. Objetivo: Analisar a produção científica sobre a inclusão educacional das pessoas com deficiência visual, especificamente no que diz respeito à permanência em instituições de ensino superior. Método: Revisão integrativa realizada nos ambientes virtuais de acesso público, como o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), combinando os seguintes descritores: baixa visão, ensino superior, cegueira, acessibilidade, tecnologia assistiva e deficiência visual. Resultados: 21 artigos foram selecionados, organizados e submetidos à análise, possibilitando a identificação de uma categoria: acesso e permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior; e duas subcategorias: formação docente para atuação com estudantes com deficiência visual; disponibilidade de recursos materiais nas instituições de ensino superior. Conclusão: A análise do material indica que, embora o acesso ao ensino superior das pessoas com deficiência esteja legalmente amparado, é necessária uma efetiva inclusão desses estudantes nas instituições, evidenciando que não basta apenas possibilitar o ingresso, se não houver estruturas físicas adequadas e recursos materiais disponíveis e acessíveis que garantam a permanência do estudante com deficiência visual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904/1503 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2904/1505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2904 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2904 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e2904 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688318432903168 |