Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Heloisa Helena de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11676
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir a atuação docente na formulação de cursos em instituições públicas de ensino. Para discutir esta atuação, a metodologia proposta é a de formulação de um curso cujas etapas envolvem o diagnóstico e análise do histórico, características e necessidades/demandas do local em que o curso se insere, incluindo o acompanhamento do público que atualmente frequenta a instituição de ensino, alinhamento com a proposta institucional e proposta de curso que se fundamente nestas informações levantadas. Também apresentamos, no artigo, os resultados do planejamento de um curso livre que tem como referência as noções de economia criativa e que busca atender a demanda específica de formação de mulheres, população mais vulnerável socialmente, em uma região empobrecida localizada na Baixada Fluminense/Rio de Janeiro.
id UDESC-4_2bed20157a28fe47883aa042d1561f20
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11676
network_acronym_str UDESC-4
network_name_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository_id_str
spelling Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia CriativaO artigo tem como objetivo discutir a atuação docente na formulação de cursos em instituições públicas de ensino. Para discutir esta atuação, a metodologia proposta é a de formulação de um curso cujas etapas envolvem o diagnóstico e análise do histórico, características e necessidades/demandas do local em que o curso se insere, incluindo o acompanhamento do público que atualmente frequenta a instituição de ensino, alinhamento com a proposta institucional e proposta de curso que se fundamente nestas informações levantadas. Também apresentamos, no artigo, os resultados do planejamento de um curso livre que tem como referência as noções de economia criativa e que busca atender a demanda específica de formação de mulheres, população mais vulnerável socialmente, em uma região empobrecida localizada na Baixada Fluminense/Rio de Janeiro.Universidade do Estado de Santa Catarina2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/1167610.5965/25944630212018149Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 2 n. 1 (2018): 13o Colóquio de Moda e 12o Fórum das Escolas de Moda; 149-1722594-4630reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11676/7729Copyright (c) 2018 Heloisa Helena de Oliveira Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Heloisa Helena de Oliveira2020-01-22T19:59:10Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11676Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2020-01-22T19:59:10Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
title Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
spellingShingle Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
Santos, Heloisa Helena de Oliveira
title_short Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
title_full Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
title_fullStr Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
title_full_unstemmed Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
title_sort Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa
author Santos, Heloisa Helena de Oliveira
author_facet Santos, Heloisa Helena de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Heloisa Helena de Oliveira
description O artigo tem como objetivo discutir a atuação docente na formulação de cursos em instituições públicas de ensino. Para discutir esta atuação, a metodologia proposta é a de formulação de um curso cujas etapas envolvem o diagnóstico e análise do histórico, características e necessidades/demandas do local em que o curso se insere, incluindo o acompanhamento do público que atualmente frequenta a instituição de ensino, alinhamento com a proposta institucional e proposta de curso que se fundamente nestas informações levantadas. Também apresentamos, no artigo, os resultados do planejamento de um curso livre que tem como referência as noções de economia criativa e que busca atender a demanda específica de formação de mulheres, população mais vulnerável socialmente, em uma região empobrecida localizada na Baixada Fluminense/Rio de Janeiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11676
10.5965/25944630212018149
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11676
identifier_str_mv 10.5965/25944630212018149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11676/7729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Heloisa Helena de Oliveira Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Heloisa Helena de Oliveira Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 2 n. 1 (2018): 13o Colóquio de Moda e 12o Fórum das Escolas de Moda; 149-172
2594-4630
reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
collection Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br
_version_ 1797049143198220288