A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário. |
id |
UDESC-4_bf88bc684648a4e3b681007712098224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14476 |
network_acronym_str |
UDESC-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
repository_id_str |
|
spelling |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aulaO objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/1447610.5965/25944630312019113Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 3 n. 1 (2019): Novas perspectivas de aprendizagem; 113 - 1222594-4630reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476/9741Copyright (c) 2019 Márcio Soares Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Márcio SoaresSilva, Lucilene Rodrigues daUchôa, Jandeina Maria BarbosaNoronha, Raquel Gomes2020-01-22T19:59:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14476Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2020-01-22T19:59:09Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula |
title |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula |
spellingShingle |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula Lima, Márcio Soares |
title_short |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula |
title_full |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula |
title_fullStr |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula |
title_sort |
A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula |
author |
Lima, Márcio Soares |
author_facet |
Lima, Márcio Soares Silva, Lucilene Rodrigues da Uchôa, Jandeina Maria Barbosa Noronha, Raquel Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lucilene Rodrigues da Uchôa, Jandeina Maria Barbosa Noronha, Raquel Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Márcio Soares Silva, Lucilene Rodrigues da Uchôa, Jandeina Maria Barbosa Noronha, Raquel Gomes |
description |
O objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476 10.5965/25944630312019113 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476 |
identifier_str_mv |
10.5965/25944630312019113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476/9741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Márcio Soares Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Márcio Soares Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 3 n. 1 (2019): Novas perspectivas de aprendizagem; 113 - 122 2594-4630 reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
collection |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br |
_version_ |
1797049143227580416 |