A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Márcio Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Lucilene Rodrigues da, Uchôa, Jandeina Maria Barbosa, Noronha, Raquel Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário.
id UDESC-4_bf88bc684648a4e3b681007712098224
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14476
network_acronym_str UDESC-4
network_name_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository_id_str
spelling A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aulaO objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/1447610.5965/25944630312019113Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 3 n. 1 (2019): Novas perspectivas de aprendizagem; 113 - 1222594-4630reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476/9741Copyright (c) 2019 Márcio Soares Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Márcio SoaresSilva, Lucilene Rodrigues daUchôa, Jandeina Maria BarbosaNoronha, Raquel Gomes2020-01-22T19:59:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14476Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2020-01-22T19:59:09Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
title A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
spellingShingle A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
Lima, Márcio Soares
title_short A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
title_full A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
title_fullStr A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
title_full_unstemmed A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
title_sort A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
author Lima, Márcio Soares
author_facet Lima, Márcio Soares
Silva, Lucilene Rodrigues da
Uchôa, Jandeina Maria Barbosa
Noronha, Raquel Gomes
author_role author
author2 Silva, Lucilene Rodrigues da
Uchôa, Jandeina Maria Barbosa
Noronha, Raquel Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Márcio Soares
Silva, Lucilene Rodrigues da
Uchôa, Jandeina Maria Barbosa
Noronha, Raquel Gomes
description O objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476
10.5965/25944630312019113
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476
identifier_str_mv 10.5965/25944630312019113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14476/9741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Márcio Soares Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Márcio Soares Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 3 n. 1 (2019): Novas perspectivas de aprendizagem; 113 - 122
2594-4630
reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
collection Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br
_version_ 1797049143227580416