O enfraquecimento da experiência na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pucci, Bruno
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Newton Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572
Resumo: Este artigo analisa as conseqüências das novas tecnologias na educação escolar, explorando uma das dimensões constituintes da humanidade do homem: a experiência. Nesse sentido, apresenta uma série de situações escolares em que os professores transferem sua função mediadora aos instrumentos, tornando a aula um simples espetáculo. Não se trata de um comportamento “luddista”, mas de um apelo à razão emancipadora que recupere a qualidade básica da educação: o diálogo que contribui à formaçãoAbstract: This article is aimed at analyzing the consequences of the use of new technological resources in school education, exploring one of the dimensions that constitute man’s humanity: experience. In this sense, it presents a series of school situations in which teachers transfer their mediating function to instruments, converting a class into a mere spectacle. It is not intended to be a sample of luddist behavior, but an appeal to emancipatory reason to recover the basic quality of education: the dialogue which contributes to Bildung.Key words: Experience (Erfahrung). Living (Erlebnis). Education (Bildung). Spectacle. Technology
id UNICAMP-18_009daa0395dc13d5465d9de831b8696a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643572
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O enfraquecimento da experiência na sala de aulaErfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. TecnologiaEducaçãoEste artigo analisa as conseqüências das novas tecnologias na educação escolar, explorando uma das dimensões constituintes da humanidade do homem: a experiência. Nesse sentido, apresenta uma série de situações escolares em que os professores transferem sua função mediadora aos instrumentos, tornando a aula um simples espetáculo. Não se trata de um comportamento “luddista”, mas de um apelo à razão emancipadora que recupere a qualidade básica da educação: o diálogo que contribui à formaçãoAbstract: This article is aimed at analyzing the consequences of the use of new technological resources in school education, exploring one of the dimensions that constitute man’s humanity: experience. In this sense, it presents a series of school situations in which teachers transfer their mediating function to instruments, converting a class into a mere spectacle. It is not intended to be a sample of luddist behavior, but an appeal to emancipatory reason to recover the basic quality of education: the dialogue which contributes to Bildung.Key words: Experience (Erfahrung). Living (Erlebnis). Education (Bildung). Spectacle. TechnologyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 41-501980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572/11093Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPucci, BrunoOliveira, Newton Ramos2016-02-22T11:55:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643572Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T11:55:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfraquecimento da experiência na sala de aula
title O enfraquecimento da experiência na sala de aula
spellingShingle O enfraquecimento da experiência na sala de aula
Pucci, Bruno
Erfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. Tecnologia
Educação
title_short O enfraquecimento da experiência na sala de aula
title_full O enfraquecimento da experiência na sala de aula
title_fullStr O enfraquecimento da experiência na sala de aula
title_full_unstemmed O enfraquecimento da experiência na sala de aula
title_sort O enfraquecimento da experiência na sala de aula
author Pucci, Bruno
author_facet Pucci, Bruno
Oliveira, Newton Ramos
author_role author
author2 Oliveira, Newton Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pucci, Bruno
Oliveira, Newton Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Erfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. Tecnologia
Educação
topic Erfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. Tecnologia
Educação
description Este artigo analisa as conseqüências das novas tecnologias na educação escolar, explorando uma das dimensões constituintes da humanidade do homem: a experiência. Nesse sentido, apresenta uma série de situações escolares em que os professores transferem sua função mediadora aos instrumentos, tornando a aula um simples espetáculo. Não se trata de um comportamento “luddista”, mas de um apelo à razão emancipadora que recupere a qualidade básica da educação: o diálogo que contribui à formaçãoAbstract: This article is aimed at analyzing the consequences of the use of new technological resources in school education, exploring one of the dimensions that constitute man’s humanity: experience. In this sense, it presents a series of school situations in which teachers transfer their mediating function to instruments, converting a class into a mere spectacle. It is not intended to be a sample of luddist behavior, but an appeal to emancipatory reason to recover the basic quality of education: the dialogue which contributes to Bildung.Key words: Experience (Erfahrung). Living (Erlebnis). Education (Bildung). Spectacle. Technology
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572/11093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50
Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185641037824