Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabri, Helcio Jose Prado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24674
Resumo: Contemporary times are marked by issues that lead us to the emergence of environmental concerns, pointing towards challenges where the aspirations and hopes of civilization for the future are embedded. In this economic scenario, industrial society is characterized as the means to provide consumer subjects with all the material and informational structure they may need throughout their life cycle in a specific historical, technological, and cultural context. In contrast, the "environment" is an integral part of the physical space necessary for the survival and interactions of humans and all forms of life on the planet. For designers, the environment should be considered as a system of artifacts and structures capable of interrelating harmoniously with the physical and natural environment, ensuring balanced use, maintenance, and preservation of resources. This article aims to report the teaching experience in Fashion Design and its integration with other students at “Universidade Positivo” in an Institutional Extension Project related to the Applied Research to the Environment line, in cooperation with companies in the productive sector of the women's clothing segment based on the scope of the “National Solid Waste Policy". Research and extension projects, mediated by the interdisciplinary vision of Design, spanning multiple areas of knowledge, provide opportunities for learning through dialogical interaction between the university and the community. They offer the potential for producing innovative and transformative knowledge in social, economic, technological, or environmental contexts, with a focus on issues related to fashion, sustainable development, and circular economy. A contemporaneidade é marcada por temas que nos reportam à emergência das questões ambientais e apontam para desafios, nos quais estão depositados os anseios e as esperanças da civilização. A sociedade industrial fornece aos sujeitos consumidores toda a estrutura material e informativa de que ele possa necessitar ao longo de seu ciclo de vida, em um determinado contexto histórico, tecnológico e cultural. Por outro lado, o meio ambiente é parte integrante do espaço físico necessário para a sobrevivência e interações dos seres humanos e todo o tipo de vida no planeta. Para o designer, o ambiente deveria ser considerado com um sistema de artefatos e estruturas capaz de se inter-relacionar em harmonia com o ambiente físico e natural, no uso, manutenção e preservação dos recursos de forma equilibrada. Este artigo pretende relatar a experiência de ensino em Design de Moda e a integração com outros estudantes da Universidade Positivo em um Projeto de Extensão Institucional relacionado à linha de Pesquisa Aplicada ao Meio Ambiente, em cooperação com empresas do setor produtivo do segmento de vestuário feminino, a partir do escopo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os projetos de pesquisa e extensão mediados pela visão interdisciplinar do Design, ao abranger múltiplas áreas do conhecimento, oferecem a oportunidade de aprendizado, por meio da interação dialógica entre universidade e comunidade, com a possibilidade da produção de conhecimentos com potencial inovador e transformador de contexto social, econômico, tecnológico ou ambiental, com destaque às questões relacionadas à moda, desenvolvimento sustentável e economia circular.
id UDESC-4_e4110f6e1cebe51c1a5115f4dc659d2b
oai_identifier_str oai::article/24674
network_acronym_str UDESC-4
network_name_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository_id_str
spelling Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extensionL’expériences d'enseignement en design de mode et développement durable: la relation dialogique avec le marché à partir de la curricularisation de l'extension universitaireExperiências de ensino em design de moda: a relação dialógica com o mercado a partir da curricularização da extensão universitáriadesignmodaensinoextensão universitáriafashion designteachinguniversity extensiondesign de modeenseignementextension universitaireContemporary times are marked by issues that lead us to the emergence of environmental concerns, pointing towards challenges where the aspirations and hopes of civilization for the future are embedded. In this economic scenario, industrial society is characterized as the means to provide consumer subjects with all the material and informational structure they may need throughout their life cycle in a specific historical, technological, and cultural context. In contrast, the "environment" is an integral part of the physical space necessary for the survival and interactions of humans and all forms of life on the planet. For designers, the environment should be considered as a system of artifacts and structures capable of interrelating harmoniously with the physical and natural environment, ensuring balanced use, maintenance, and preservation of resources. This article aims to report the teaching experience in Fashion Design and its integration with other students at “Universidade Positivo” in an Institutional Extension Project related to the Applied Research to the Environment line, in cooperation with companies in the productive sector of the women's clothing segment based on the scope of the “National Solid Waste Policy". Research and extension projects, mediated by the interdisciplinary vision of Design, spanning multiple areas of knowledge, provide opportunities for learning through dialogical interaction between the university and the community. They offer the potential for producing innovative and transformative knowledge in social, economic, technological, or environmental contexts, with a focus on issues related to fashion, sustainable development, and circular economy. A contemporaneidade é marcada por temas que nos reportam à emergência das questões ambientais e apontam para desafios, nos quais estão depositados os anseios e as esperanças da civilização. A sociedade industrial fornece aos sujeitos consumidores toda a estrutura material e informativa de que ele possa necessitar ao longo de seu ciclo de vida, em um determinado contexto histórico, tecnológico e cultural. Por outro lado, o meio ambiente é parte integrante do espaço físico necessário para a sobrevivência e interações dos seres humanos e todo o tipo de vida no planeta. Para o designer, o ambiente deveria ser considerado com um sistema de artefatos e estruturas capaz de se inter-relacionar em harmonia com o ambiente físico e natural, no uso, manutenção e preservação dos recursos de forma equilibrada. Este artigo pretende relatar a experiência de ensino em Design de Moda e a integração com outros estudantes da Universidade Positivo em um Projeto de Extensão Institucional relacionado à linha de Pesquisa Aplicada ao Meio Ambiente, em cooperação com empresas do setor produtivo do segmento de vestuário feminino, a partir do escopo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os projetos de pesquisa e extensão mediados pela visão interdisciplinar do Design, ao abranger múltiplas áreas do conhecimento, oferecem a oportunidade de aprendizado, por meio da interação dialógica entre universidade e comunidade, com a possibilidade da produção de conhecimentos com potencial inovador e transformador de contexto social, econômico, tecnológico ou ambiental, com destaque às questões relacionadas à moda, desenvolvimento sustentável e economia circular.La contemporanéité est marquée par des interrogations qui nous ramènent à l'émergence des questions environnementales et nous renvoient à des défis dans lesquels s'inscrivent les aspirations et les espoirs de la civilisation pour l'avenir. Dans cette conjoncture économique, la société industrielle se caractériserait comme le moyen de fournir aux citoyens consommateurs toute la structure matérielle et informative dont ils pourraient avoir besoin tout au long de leur cycle de vie dans un contexte historique, technologique et culturel donné. À l'opposé, l'"environnement", partie intégrante de l'espace physique nécessaire à la survie et aux interactions des êtres humains et de toutes les formes de vie sur la planète. Pour le designer, l'environnement devrait être considéré comme un système d'artefacts et de structures capables de s’interconnecter en harmonie avec l'environnement physique et naturel, dans l’utilisation, l’entretien et la préservation des ressources de manière équilibrée. Cet essai vise à rendre compte de l'expérience d'enseignement en Design de Mode et de l'intégration avec d'autres étudiants de l'Université Positivo dans un Projet d'Extension institutionnelle lié à la ligne de Recherche Appliquée à l'Environnement, en coopération avec des entreprises du secteur productif du segment de l'habillement féminin, en fonction du champ d'application de la “Politique Nationale des Déchets Solides". Les projets de recherche et d'extension médiés par la vision interdisciplinaire du Design, en englobant de multiples domaines de connaissance, offrent des possibilités d’apprentissage, grâce à l’interaction dialogique entre l’université et la communauté, avec la possibilité de produire des connaissances ayant un potentiel innovant et transformateur dans le contexte social, économique, technologique ou environnemental, en mettant l'accent sur les questions liées à la mode, au développement durable et à l'économie circulaire.A contemporaneidade é marcada por temas que nos reportam à emergência das questões ambientais e apontam para desafios, nos quais estão depositados os anseios e as esperanças da civilização. A sociedade industrial fornece aos sujeitos consumidores toda a estrutura material e informativa de que ele possa necessitar ao longo de seu ciclo de vida, em um determinado contexto histórico, tecnológico e cultural. Por outro lado, o meio ambiente é parte integrante do espaço físico necessário para a sobrevivência e interações dos seres humanos e todo o tipo de vida no planeta. Para o designer, o ambiente deveria ser considerado com um sistema de artefatos e estruturas capaz de se inter-relacionar em harmonia com o ambiente físico e natural, no uso, manutenção e preservação dos recursos de forma equilibrada. Este artigo pretende relatar a experiência de ensino em Design de Moda e a integração com outros estudantes da Universidade Positivo em um Projeto de Extensão Institucional relacionado à linha de Pesquisa Aplicada ao Meio Ambiente, em cooperação com empresas do setor produtivo do segmento de vestuário feminino, a partir do escopo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os projetos de pesquisa e extensão mediados pela visão interdisciplinar do Design, ao abranger múltiplas áreas do conhecimento, oferecem a oportunidade de aprendizado, por meio da interação dialógica entre universidade e comunidade, com a possibilidade da produção de conhecimentos com potencial inovador e transformador de contexto social, econômico, tecnológico ou ambiental, com destaque às questões relacionadas à moda, desenvolvimento sustentável e economia circular.Universidade do Estado de Santa Catarina2024-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/2467410.5965/25944630812024e4674Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 8 n. 1 (2024): Dossiê 14: O ensino das Artes Visuais na atualidade; 1 - 182594-463010.5965/10.5965.25944630812024e0001reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24674/16617Copyright (c) 2024 Helcio Jose Prado Fabrihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabri, Helcio Jose Prado2024-03-15T14:57:25Zoai::article/24674Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2024-03-15T14:57:25Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
L’expériences d'enseignement en design de mode et développement durable: la relation dialogique avec le marché à partir de la curricularisation de l'extension universitaire
Experiências de ensino em design de moda: a relação dialógica com o mercado a partir da curricularização da extensão universitária
title Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
spellingShingle Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
Fabri, Helcio Jose Prado
design
moda
ensino
extensão universitária
fashion design
teaching
university extension
design de mode
enseignement
extension universitaire
title_short Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
title_full Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
title_fullStr Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
title_full_unstemmed Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
title_sort Experiences in fashion design education and sustainable development: the dialogical relationship with the market through the curricularization of university extension
author Fabri, Helcio Jose Prado
author_facet Fabri, Helcio Jose Prado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabri, Helcio Jose Prado
dc.subject.por.fl_str_mv design
moda
ensino
extensão universitária
fashion design
teaching
university extension
design de mode
enseignement
extension universitaire
topic design
moda
ensino
extensão universitária
fashion design
teaching
university extension
design de mode
enseignement
extension universitaire
description Contemporary times are marked by issues that lead us to the emergence of environmental concerns, pointing towards challenges where the aspirations and hopes of civilization for the future are embedded. In this economic scenario, industrial society is characterized as the means to provide consumer subjects with all the material and informational structure they may need throughout their life cycle in a specific historical, technological, and cultural context. In contrast, the "environment" is an integral part of the physical space necessary for the survival and interactions of humans and all forms of life on the planet. For designers, the environment should be considered as a system of artifacts and structures capable of interrelating harmoniously with the physical and natural environment, ensuring balanced use, maintenance, and preservation of resources. This article aims to report the teaching experience in Fashion Design and its integration with other students at “Universidade Positivo” in an Institutional Extension Project related to the Applied Research to the Environment line, in cooperation with companies in the productive sector of the women's clothing segment based on the scope of the “National Solid Waste Policy". Research and extension projects, mediated by the interdisciplinary vision of Design, spanning multiple areas of knowledge, provide opportunities for learning through dialogical interaction between the university and the community. They offer the potential for producing innovative and transformative knowledge in social, economic, technological, or environmental contexts, with a focus on issues related to fashion, sustainable development, and circular economy. A contemporaneidade é marcada por temas que nos reportam à emergência das questões ambientais e apontam para desafios, nos quais estão depositados os anseios e as esperanças da civilização. A sociedade industrial fornece aos sujeitos consumidores toda a estrutura material e informativa de que ele possa necessitar ao longo de seu ciclo de vida, em um determinado contexto histórico, tecnológico e cultural. Por outro lado, o meio ambiente é parte integrante do espaço físico necessário para a sobrevivência e interações dos seres humanos e todo o tipo de vida no planeta. Para o designer, o ambiente deveria ser considerado com um sistema de artefatos e estruturas capaz de se inter-relacionar em harmonia com o ambiente físico e natural, no uso, manutenção e preservação dos recursos de forma equilibrada. Este artigo pretende relatar a experiência de ensino em Design de Moda e a integração com outros estudantes da Universidade Positivo em um Projeto de Extensão Institucional relacionado à linha de Pesquisa Aplicada ao Meio Ambiente, em cooperação com empresas do setor produtivo do segmento de vestuário feminino, a partir do escopo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os projetos de pesquisa e extensão mediados pela visão interdisciplinar do Design, ao abranger múltiplas áreas do conhecimento, oferecem a oportunidade de aprendizado, por meio da interação dialógica entre universidade e comunidade, com a possibilidade da produção de conhecimentos com potencial inovador e transformador de contexto social, econômico, tecnológico ou ambiental, com destaque às questões relacionadas à moda, desenvolvimento sustentável e economia circular.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24674
10.5965/25944630812024e4674
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24674
identifier_str_mv 10.5965/25944630812024e4674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24674/16617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Helcio Jose Prado Fabri
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Helcio Jose Prado Fabri
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 8 n. 1 (2024): Dossiê 14: O ensino das Artes Visuais na atualidade; 1 - 18
2594-4630
10.5965/10.5965.25944630812024e0001
reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
collection Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv reamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br
_version_ 1797049142798712832