Voz alta: polifonias do dizer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Palíndromo (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15252 |
Resumo: | Considerando a participação e a experiência social elementos fundamentais para grande parcela da arte contemporânea, o presente artigo elenca a voz, ou ainda, o elemento da fala, do discurso e do relato, como pontos de atualização da tensão artista-obra-público, por meio da análise da instalação VOZ ALTA (2008) do artista Rafael Lozano-Hemmer. É a fala e a escuta, e seus respectivos processos de tradução da linguagem, que configuram as polifonias desta obra sonora diante a problemática latino-americana dos limites – e também, dos poderes - do dizer hoje. |
id |
UDESC-5_48b3954ab103a370e8b43a5128ddc8ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15252 |
network_acronym_str |
UDESC-5 |
network_name_str |
Palíndromo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Voz alta: polifonias do dizerRafael Lozano-Hemmerpolifoniaescutaparticipação.Considerando a participação e a experiência social elementos fundamentais para grande parcela da arte contemporânea, o presente artigo elenca a voz, ou ainda, o elemento da fala, do discurso e do relato, como pontos de atualização da tensão artista-obra-público, por meio da análise da instalação VOZ ALTA (2008) do artista Rafael Lozano-Hemmer. É a fala e a escuta, e seus respectivos processos de tradução da linguagem, que configuram as polifonias desta obra sonora diante a problemática latino-americana dos limites – e também, dos poderes - do dizer hoje.Universidade do Estado de Santa Catarina2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/1525210.5965/2175234612262020125Palíndromo; Vol. 12 No. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 125-137Palíndromo; v. 12 n. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 125-1372175-23461984-953210.5965/2175234612262020reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15252/10916Copyright (c) 2020 Palíndromohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProto, Camila2020-09-08T18:30:34Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15252Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T18:30:34Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Voz alta: polifonias do dizer |
title |
Voz alta: polifonias do dizer |
spellingShingle |
Voz alta: polifonias do dizer Proto, Camila Rafael Lozano-Hemmer polifonia escuta participação. |
title_short |
Voz alta: polifonias do dizer |
title_full |
Voz alta: polifonias do dizer |
title_fullStr |
Voz alta: polifonias do dizer |
title_full_unstemmed |
Voz alta: polifonias do dizer |
title_sort |
Voz alta: polifonias do dizer |
author |
Proto, Camila |
author_facet |
Proto, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proto, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rafael Lozano-Hemmer polifonia escuta participação. |
topic |
Rafael Lozano-Hemmer polifonia escuta participação. |
description |
Considerando a participação e a experiência social elementos fundamentais para grande parcela da arte contemporânea, o presente artigo elenca a voz, ou ainda, o elemento da fala, do discurso e do relato, como pontos de atualização da tensão artista-obra-público, por meio da análise da instalação VOZ ALTA (2008) do artista Rafael Lozano-Hemmer. É a fala e a escuta, e seus respectivos processos de tradução da linguagem, que configuram as polifonias desta obra sonora diante a problemática latino-americana dos limites – e também, dos poderes - do dizer hoje. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15252 10.5965/2175234612262020125 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15252 |
identifier_str_mv |
10.5965/2175234612262020125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15252/10916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Palíndromo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Palíndromo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Palíndromo; Vol. 12 No. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 125-137 Palíndromo; v. 12 n. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 125-137 2175-2346 1984-9532 10.5965/2175234612262020 reponame:Palíndromo (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Palíndromo (Online) |
collection |
Palíndromo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br |
_version_ |
1797041815382130688 |