Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Antonio José dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Corrêa, Milena Regina Duarte, Agostini, Stéfani Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Palíndromo (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502
Resumo: O texto presente é uma análise do desenvolvimento e aplicação de um currículo de Artes Visuais, bem como a criação do ateliê de pintura 1336 que o compõe e, em última instância, o desenvolvimento da pesquisa em pintura dos três autores do texto situados nesse espaço. O objetivo da escrita é analisar a construção desse currículo na Universidade Federal de Santa Maria e as suas implicações na estrutura formativa do ateliê de pintura 1336. Busca investigar como as imagens do espaço produziam narrativas poéticas e quanto seus objetos podiam afetar a produção artística dos três autores do texto. Assim, descreve-se sutilmente a pesquisa que cada um desenvolveu diferentemente, mas num mesmo espaço de encontro e partilha. Como subsídios metodológicos foram usados: entrevista e pesquisa documental/bibliográfica. Dessa forma, entende-se que a pesquisa sobre a formação de uma narrativa individual, mas coletiva, mostra como as imagens podem ser propulsoras de criação e contribuição formativa.Palavras-chave: Narrativas poéticas, Currículo, Ateliê de pintura 1336.
id UDESC-5_4ecb68362a26ddd0cb1b968941d132c4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/12502
network_acronym_str UDESC-5
network_name_str Palíndromo (Online)
repository_id_str
spelling Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativaO texto presente é uma análise do desenvolvimento e aplicação de um currículo de Artes Visuais, bem como a criação do ateliê de pintura 1336 que o compõe e, em última instância, o desenvolvimento da pesquisa em pintura dos três autores do texto situados nesse espaço. O objetivo da escrita é analisar a construção desse currículo na Universidade Federal de Santa Maria e as suas implicações na estrutura formativa do ateliê de pintura 1336. Busca investigar como as imagens do espaço produziam narrativas poéticas e quanto seus objetos podiam afetar a produção artística dos três autores do texto. Assim, descreve-se sutilmente a pesquisa que cada um desenvolveu diferentemente, mas num mesmo espaço de encontro e partilha. Como subsídios metodológicos foram usados: entrevista e pesquisa documental/bibliográfica. Dessa forma, entende-se que a pesquisa sobre a formação de uma narrativa individual, mas coletiva, mostra como as imagens podem ser propulsoras de criação e contribuição formativa.Palavras-chave: Narrativas poéticas, Currículo, Ateliê de pintura 1336.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/1250210.5965/2175234611252019034Palíndromo; Vol. 11 No. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-49Palíndromo; v. 11 n. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-492175-23461984-9532reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502/10439Copyright (c) 2019 Palíndromohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonio José dos SantosCorrêa, Milena Regina DuarteAgostini, Stéfani Trindade2020-09-08T19:34:40Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/12502Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T19:34:40Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
title Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
spellingShingle Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
Junior, Antonio José dos Santos
title_short Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
title_full Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
title_fullStr Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
title_full_unstemmed Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
title_sort Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
author Junior, Antonio José dos Santos
author_facet Junior, Antonio José dos Santos
Corrêa, Milena Regina Duarte
Agostini, Stéfani Trindade
author_role author
author2 Corrêa, Milena Regina Duarte
Agostini, Stéfani Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Antonio José dos Santos
Corrêa, Milena Regina Duarte
Agostini, Stéfani Trindade
description O texto presente é uma análise do desenvolvimento e aplicação de um currículo de Artes Visuais, bem como a criação do ateliê de pintura 1336 que o compõe e, em última instância, o desenvolvimento da pesquisa em pintura dos três autores do texto situados nesse espaço. O objetivo da escrita é analisar a construção desse currículo na Universidade Federal de Santa Maria e as suas implicações na estrutura formativa do ateliê de pintura 1336. Busca investigar como as imagens do espaço produziam narrativas poéticas e quanto seus objetos podiam afetar a produção artística dos três autores do texto. Assim, descreve-se sutilmente a pesquisa que cada um desenvolveu diferentemente, mas num mesmo espaço de encontro e partilha. Como subsídios metodológicos foram usados: entrevista e pesquisa documental/bibliográfica. Dessa forma, entende-se que a pesquisa sobre a formação de uma narrativa individual, mas coletiva, mostra como as imagens podem ser propulsoras de criação e contribuição formativa.Palavras-chave: Narrativas poéticas, Currículo, Ateliê de pintura 1336.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502
10.5965/2175234611252019034
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502
identifier_str_mv 10.5965/2175234611252019034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502/10439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Palíndromo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Palíndromo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Palíndromo; Vol. 11 No. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-49
Palíndromo; v. 11 n. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-49
2175-2346
1984-9532
reponame:Palíndromo (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Palíndromo (Online)
collection Palíndromo (Online)
repository.name.fl_str_mv Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br
_version_ 1797041815269933056