Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Palíndromo (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502 |
Resumo: | O texto presente é uma análise do desenvolvimento e aplicação de um currículo de Artes Visuais, bem como a criação do ateliê de pintura 1336 que o compõe e, em última instância, o desenvolvimento da pesquisa em pintura dos três autores do texto situados nesse espaço. O objetivo da escrita é analisar a construção desse currículo na Universidade Federal de Santa Maria e as suas implicações na estrutura formativa do ateliê de pintura 1336. Busca investigar como as imagens do espaço produziam narrativas poéticas e quanto seus objetos podiam afetar a produção artística dos três autores do texto. Assim, descreve-se sutilmente a pesquisa que cada um desenvolveu diferentemente, mas num mesmo espaço de encontro e partilha. Como subsídios metodológicos foram usados: entrevista e pesquisa documental/bibliográfica. Dessa forma, entende-se que a pesquisa sobre a formação de uma narrativa individual, mas coletiva, mostra como as imagens podem ser propulsoras de criação e contribuição formativa.Palavras-chave: Narrativas poéticas, Currículo, Ateliê de pintura 1336. |
id |
UDESC-5_4ecb68362a26ddd0cb1b968941d132c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/12502 |
network_acronym_str |
UDESC-5 |
network_name_str |
Palíndromo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativaO texto presente é uma análise do desenvolvimento e aplicação de um currículo de Artes Visuais, bem como a criação do ateliê de pintura 1336 que o compõe e, em última instância, o desenvolvimento da pesquisa em pintura dos três autores do texto situados nesse espaço. O objetivo da escrita é analisar a construção desse currículo na Universidade Federal de Santa Maria e as suas implicações na estrutura formativa do ateliê de pintura 1336. Busca investigar como as imagens do espaço produziam narrativas poéticas e quanto seus objetos podiam afetar a produção artística dos três autores do texto. Assim, descreve-se sutilmente a pesquisa que cada um desenvolveu diferentemente, mas num mesmo espaço de encontro e partilha. Como subsídios metodológicos foram usados: entrevista e pesquisa documental/bibliográfica. Dessa forma, entende-se que a pesquisa sobre a formação de uma narrativa individual, mas coletiva, mostra como as imagens podem ser propulsoras de criação e contribuição formativa.Palavras-chave: Narrativas poéticas, Currículo, Ateliê de pintura 1336.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/1250210.5965/2175234611252019034Palíndromo; Vol. 11 No. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-49Palíndromo; v. 11 n. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-492175-23461984-9532reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502/10439Copyright (c) 2019 Palíndromohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonio José dos SantosCorrêa, Milena Regina DuarteAgostini, Stéfani Trindade2020-09-08T19:34:40Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/12502Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T19:34:40Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa |
title |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa |
spellingShingle |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa Junior, Antonio José dos Santos |
title_short |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa |
title_full |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa |
title_fullStr |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa |
title_full_unstemmed |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa |
title_sort |
Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa |
author |
Junior, Antonio José dos Santos |
author_facet |
Junior, Antonio José dos Santos Corrêa, Milena Regina Duarte Agostini, Stéfani Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Milena Regina Duarte Agostini, Stéfani Trindade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Antonio José dos Santos Corrêa, Milena Regina Duarte Agostini, Stéfani Trindade |
description |
O texto presente é uma análise do desenvolvimento e aplicação de um currículo de Artes Visuais, bem como a criação do ateliê de pintura 1336 que o compõe e, em última instância, o desenvolvimento da pesquisa em pintura dos três autores do texto situados nesse espaço. O objetivo da escrita é analisar a construção desse currículo na Universidade Federal de Santa Maria e as suas implicações na estrutura formativa do ateliê de pintura 1336. Busca investigar como as imagens do espaço produziam narrativas poéticas e quanto seus objetos podiam afetar a produção artística dos três autores do texto. Assim, descreve-se sutilmente a pesquisa que cada um desenvolveu diferentemente, mas num mesmo espaço de encontro e partilha. Como subsídios metodológicos foram usados: entrevista e pesquisa documental/bibliográfica. Dessa forma, entende-se que a pesquisa sobre a formação de uma narrativa individual, mas coletiva, mostra como as imagens podem ser propulsoras de criação e contribuição formativa.Palavras-chave: Narrativas poéticas, Currículo, Ateliê de pintura 1336. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502 10.5965/2175234611252019034 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502 |
identifier_str_mv |
10.5965/2175234611252019034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502/10439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Palíndromo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Palíndromo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Palíndromo; Vol. 11 No. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-49 Palíndromo; v. 11 n. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 34-49 2175-2346 1984-9532 reponame:Palíndromo (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Palíndromo (Online) |
collection |
Palíndromo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br |
_version_ |
1797041815269933056 |