"Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Bárbara Lissa de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vaz, Maria Figueiredo, Oliveira, Rachel Cecília de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Palíndromo (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22231
Resumo: This article analyzes the disaster occurred in Córrego do Feijão (Brumadinho-MG) from the visual work When Time Lasts a Ton, by the artists Bárbara Lissa and Maria Vaz, who compose the duo Paisagens Móveis. Emphasizing the importance of reconstructing the events and traumas of the past so that it is possible to build other futures, the work makes visible, through an experimental photographic process, the ghosts of this place devastated by the mining greed, covered by mud and by an atmosphere taken by the ore dust daily spread by the trains. Through the act of making visible the remains of the event it is possible to have, even if symbolically, a farewell.
id UDESC-5_4fe2766c7f29420e11817f7150512bfc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/22231
network_acronym_str UDESC-5
network_name_str Palíndromo (Online)
repository_id_str
spelling "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster“Quando o tempo dura uma tonelada”: mémoires d'une catastrophe"Quando o tempo dura uma tonelada": memórias de um desastrephotographymemorytemporalitieslandscapedisasterfotografiamemóriatemporalidadespaisagemdesastrecrítica de artePhotographie Mémoire TemporalitéPaysageDésastreThis article analyzes the disaster occurred in Córrego do Feijão (Brumadinho-MG) from the visual work When Time Lasts a Ton, by the artists Bárbara Lissa and Maria Vaz, who compose the duo Paisagens Móveis. Emphasizing the importance of reconstructing the events and traumas of the past so that it is possible to build other futures, the work makes visible, through an experimental photographic process, the ghosts of this place devastated by the mining greed, covered by mud and by an atmosphere taken by the ore dust daily spread by the trains. Through the act of making visible the remains of the event it is possible to have, even if symbolically, a farewell.Le présent article analyse le désastre survenu à Córrego do Feijão (Brumadinho - MG) à partir de l'œuvre visuelle Quando o Tempo Dura um Tonelada, des artistes Bárbara Lissa et Maria Vaz, qui composent le duo Paisagens Móveis. Soulignant l'importance de reconstituer les événements et les traumatismes du passé afin de pouvoir construire d'autres avenirs, l'œuvre rend visible, à travers un processus photographique expérimental, les fantômes de ce lieu dévasté par l'avidité minière, recouvert de boue et d'une atmosphère prise par la poussière de minerai quotidiennement répandue par les trains. En rendant visibles les restes de l'événement, il est possible de faire, même si c'est de manière symbolique, un adieu.O presente artigo faz uma análise do desastre ocorrido em Córrego do Feijão (Brumadinho- MG) a partir do trabalho visual Quando o Tempo Dura um Tonelada, das artistas Bárbara Lissa e Maria Vaz, que compõem o duo Paisagens Móveis. Enfatizando a importância de reconstituir os acontecimentos e traumas do passado para que seja possível construir outros futuros, o trabalho torna visíveis, através de um processo fotográfico experimental, os fantasmas deste local devastado pela ganância da mineração, encoberto pela lama e uma atmosfera tomada pela poeira de minério diariamente espalhada pelos trens. Por meio do ato de tornar visíveis os restos do evento é possível que haja, mesmo que simbolicamente, uma despedida.Universidade do Estado de Santa Catarina2022-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/2223110.5965/2175234614342022162Palíndromo; Vol. 14 No. 34 (2022): A terra dura: potências do sonho e arte; 162-187Palíndromo; v. 14 n. 34 (2022): A terra dura: potências do sonho e arte; 162-1872175-23461984-9532reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22231/14702Copyright (c) 2022 Bárbara Lissa, Maria Vaz, Rachel Cecília de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Bárbara Lissa deVaz, Maria FigueiredoOliveira, Rachel Cecília de2022-09-01T19:33:57Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/22231Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2022-09-01T19:33:57Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
“Quando o tempo dura uma tonelada”: mémoires d'une catastrophe
"Quando o tempo dura uma tonelada": memórias de um desastre
title "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
spellingShingle "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
Campos, Bárbara Lissa de
photography
memory
temporalities
landscape
disaster
fotografia
memória
temporalidades
paisagem
desastre
crítica de arte
Photographie
Mémoire
Temporalité
Paysage
Désastre
title_short "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
title_full "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
title_fullStr "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
title_full_unstemmed "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
title_sort "Quando o tempo dura uma tonelada": memoirs of a disaster
author Campos, Bárbara Lissa de
author_facet Campos, Bárbara Lissa de
Vaz, Maria Figueiredo
Oliveira, Rachel Cecília de
author_role author
author2 Vaz, Maria Figueiredo
Oliveira, Rachel Cecília de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Bárbara Lissa de
Vaz, Maria Figueiredo
Oliveira, Rachel Cecília de
dc.subject.por.fl_str_mv photography
memory
temporalities
landscape
disaster
fotografia
memória
temporalidades
paisagem
desastre
crítica de arte
Photographie
Mémoire
Temporalité
Paysage
Désastre
topic photography
memory
temporalities
landscape
disaster
fotografia
memória
temporalidades
paisagem
desastre
crítica de arte
Photographie
Mémoire
Temporalité
Paysage
Désastre
description This article analyzes the disaster occurred in Córrego do Feijão (Brumadinho-MG) from the visual work When Time Lasts a Ton, by the artists Bárbara Lissa and Maria Vaz, who compose the duo Paisagens Móveis. Emphasizing the importance of reconstructing the events and traumas of the past so that it is possible to build other futures, the work makes visible, through an experimental photographic process, the ghosts of this place devastated by the mining greed, covered by mud and by an atmosphere taken by the ore dust daily spread by the trains. Through the act of making visible the remains of the event it is possible to have, even if symbolically, a farewell.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22231
10.5965/2175234614342022162
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22231
identifier_str_mv 10.5965/2175234614342022162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22231/14702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bárbara Lissa, Maria Vaz, Rachel Cecília de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bárbara Lissa, Maria Vaz, Rachel Cecília de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Palíndromo; Vol. 14 No. 34 (2022): A terra dura: potências do sonho e arte; 162-187
Palíndromo; v. 14 n. 34 (2022): A terra dura: potências do sonho e arte; 162-187
2175-2346
1984-9532
reponame:Palíndromo (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Palíndromo (Online)
collection Palíndromo (Online)
repository.name.fl_str_mv Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br
_version_ 1797041816582750208