Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Palíndromo (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15391 |
Resumo: | Sophie Calle, em Purloined, expôs obras ausentes mediante descrições feitas por funcionários de museus; Jean-Paul Thenot, em Cent lectures de Marcel Duchamp, indagou, a cem pessoas, o que lhes evocavam imagens das obras de Duchamp. A fim de captar a percepção do público de arte em Porto Alegre, os exercícios de Calle e Thenot foram reproduzidos (com adaptações), tendo por objeto três obras da dupla Ío expostas em 2018 no Santander Cultural. Houve, assim, a aplicação de questionários a cem visitantes da instituição, convidando-os a descrever cada um dos trabalhos em uma palavra, bem como a realização de entrevistas orais com seus funcionários, nas quais se pediu que descrevessem as obras. Análises de conteúdo dos dados colhidos indicam, contudo, que a maioria deles não corresponde à definição epistemológica de “descrição”. Este artigo propõe possíveis explicações desse resultado, como os meandros da relação entre imagem e palavra ou a influência de teorias tradicionais sobre interpretação da arte. |
id |
UDESC-5_a9c268a525d31357c09eb386514c5b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15391 |
network_acronym_str |
UDESC-5 |
network_name_str |
Palíndromo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arteDescrição de obras de artePúblico de arte contemporâneaRelações entre imagem e palavraSophie CalleJean-Paul Thenot.Sophie Calle, em Purloined, expôs obras ausentes mediante descrições feitas por funcionários de museus; Jean-Paul Thenot, em Cent lectures de Marcel Duchamp, indagou, a cem pessoas, o que lhes evocavam imagens das obras de Duchamp. A fim de captar a percepção do público de arte em Porto Alegre, os exercícios de Calle e Thenot foram reproduzidos (com adaptações), tendo por objeto três obras da dupla Ío expostas em 2018 no Santander Cultural. Houve, assim, a aplicação de questionários a cem visitantes da instituição, convidando-os a descrever cada um dos trabalhos em uma palavra, bem como a realização de entrevistas orais com seus funcionários, nas quais se pediu que descrevessem as obras. Análises de conteúdo dos dados colhidos indicam, contudo, que a maioria deles não corresponde à definição epistemológica de “descrição”. Este artigo propõe possíveis explicações desse resultado, como os meandros da relação entre imagem e palavra ou a influência de teorias tradicionais sobre interpretação da arte. Universidade do Estado de Santa Catarina2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/1539110.5965/2175234612262020184Palíndromo; Vol. 12 No. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 184-207Palíndromo; v. 12 n. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 184-2072175-23461984-953210.5965/2175234612262020reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15391/10920Copyright (c) 2020 Palíndromohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProenço de Oliveira, Juliana2020-09-08T18:30:34Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15391Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T18:30:34Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte |
title |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte |
spellingShingle |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte Proenço de Oliveira, Juliana Descrição de obras de arte Público de arte contemporânea Relações entre imagem e palavra Sophie Calle Jean-Paul Thenot. |
title_short |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte |
title_full |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte |
title_fullStr |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte |
title_full_unstemmed |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte |
title_sort |
Relendo Sophie Calle e Jean-paul Thenot: sobre as dificuldades de descrever uma obra de arte |
author |
Proenço de Oliveira, Juliana |
author_facet |
Proenço de Oliveira, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proenço de Oliveira, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Descrição de obras de arte Público de arte contemporânea Relações entre imagem e palavra Sophie Calle Jean-Paul Thenot. |
topic |
Descrição de obras de arte Público de arte contemporânea Relações entre imagem e palavra Sophie Calle Jean-Paul Thenot. |
description |
Sophie Calle, em Purloined, expôs obras ausentes mediante descrições feitas por funcionários de museus; Jean-Paul Thenot, em Cent lectures de Marcel Duchamp, indagou, a cem pessoas, o que lhes evocavam imagens das obras de Duchamp. A fim de captar a percepção do público de arte em Porto Alegre, os exercícios de Calle e Thenot foram reproduzidos (com adaptações), tendo por objeto três obras da dupla Ío expostas em 2018 no Santander Cultural. Houve, assim, a aplicação de questionários a cem visitantes da instituição, convidando-os a descrever cada um dos trabalhos em uma palavra, bem como a realização de entrevistas orais com seus funcionários, nas quais se pediu que descrevessem as obras. Análises de conteúdo dos dados colhidos indicam, contudo, que a maioria deles não corresponde à definição epistemológica de “descrição”. Este artigo propõe possíveis explicações desse resultado, como os meandros da relação entre imagem e palavra ou a influência de teorias tradicionais sobre interpretação da arte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15391 10.5965/2175234612262020184 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15391 |
identifier_str_mv |
10.5965/2175234612262020184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15391/10920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Palíndromo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Palíndromo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Palíndromo; Vol. 12 No. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 184-207 Palíndromo; v. 12 n. 26 (2020): CORPO PERCURSO PAISAGEM; 184-207 2175-2346 1984-9532 10.5965/2175234612262020 reponame:Palíndromo (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Palíndromo (Online) |
collection |
Palíndromo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br |
_version_ |
1797041815383179264 |