Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ariella Cappellari
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7793
Resumo: The years 1950 ended for revolutionizing a lot of facets of the society. One of them was the woman's ideal. With analysis of the section Speaking about Purchases, of the magazine Selections, this article has as objective discusses the changes generated by the economical boom of the decade of 1950 and as that it modified the ideal of the feminine: with the development of products, the daily of the domestic service became faster and comfortable, allowing the woman a rest ideal, happiness and consumption, without neglecting the family needs.
id UDSC-2_1edb0272a6bdcbf93fa12dcdf888d135
oai_identifier_str oai::article/7793
network_acronym_str UDSC-2
network_name_str ModaPalavra e-periódico
repository_id_str
spelling Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950purchasesconsumptionfemininedecade of 1950escapismcomprasconsumofemininodécada de 1950escapismoThe years 1950 ended for revolutionizing a lot of facets of the society. One of them was the woman's ideal. With analysis of the section Speaking about Purchases, of the magazine Selections, this article has as objective discusses the changes generated by the economical boom of the decade of 1950 and as that it modified the ideal of the feminine: with the development of products, the daily of the domestic service became faster and comfortable, allowing the woman a rest ideal, happiness and consumption, without neglecting the family needs.Os anos 1950 acabaram por revolucionar muitas facetas da sociedade. Uma delas foi o ideal da mulher. Com análise da seção Falando de Compras, da revista Seleções, este artigo tem como objetivo discutir as mudanças geradas pelo boom econômico da década de 1950 e como isso modificou o ideal do feminino: com o desenvolvimento de produtos, o cotidiano do serviço doméstico se tornou mais rápido e confortável, permitindo a mulher um ideal de descanso, alegria e consumo, sem negligenciar as necessidades familiares.Universidade do Estado de Santa Catarina2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/779310.5965/1982615x05092012146ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 No. 9 (2012): ModaPalavra; 146-157ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 Núm. 9 (2012): ModaPalavra; 146-157 Modapalavra e-periódico; v. 5 n. 9 (2012): ModaPalavra; 146-1571982-615X10.5965/1982615x05092012reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7793/5364Copyright (c) 2016 Ariella Cappellari Nuneshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Ariella Cappellari2023-03-03T14:28:33Zoai::article/7793Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2023-03-03T14:28:33ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
title Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
spellingShingle Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
Nunes, Ariella Cappellari
purchases
consumption
feminine
decade of 1950
escapism
compras
consumo
feminino
década de 1950
escapismo
title_short Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
title_full Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
title_fullStr Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
title_full_unstemmed Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
title_sort Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950
author Nunes, Ariella Cappellari
author_facet Nunes, Ariella Cappellari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ariella Cappellari
dc.subject.por.fl_str_mv purchases
consumption
feminine
decade of 1950
escapism
compras
consumo
feminino
década de 1950
escapismo
topic purchases
consumption
feminine
decade of 1950
escapism
compras
consumo
feminino
década de 1950
escapismo
description The years 1950 ended for revolutionizing a lot of facets of the society. One of them was the woman's ideal. With analysis of the section Speaking about Purchases, of the magazine Selections, this article has as objective discusses the changes generated by the economical boom of the decade of 1950 and as that it modified the ideal of the feminine: with the development of products, the daily of the domestic service became faster and comfortable, allowing the woman a rest ideal, happiness and consumption, without neglecting the family needs.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7793
10.5965/1982615x05092012146
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7793
identifier_str_mv 10.5965/1982615x05092012146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7793/5364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ariella Cappellari Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ariella Cappellari Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 No. 9 (2012): ModaPalavra; 146-157
ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 Núm. 9 (2012): ModaPalavra; 146-157
Modapalavra e-periódico; v. 5 n. 9 (2012): ModaPalavra; 146-157
1982-615X
10.5965/1982615x05092012
reponame:ModaPalavra e-periódico
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str ModaPalavra e-periódico
collection ModaPalavra e-periódico
repository.name.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ||modapalavra@gmail.com
_version_ 1798321055030312960