Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda


Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marcus Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dantas, Edmundo Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13221
Resumo: Resumo. O presente artigo trata de observar a estratégia de marca da grife carioca Osklen com o lançamento da coleção ASAP – As Sustainable As Possible (em uma tradução livre: o mais sustentável possível), para a estação de inverno do ano de 2018. Para isso, foi desenvolvida análise qualitativa de comunicação, ambientação de loja, escolhas e decisões de estilo para a composição da coleção, bem como o discurso construído em função desse lançamento: seja na voz do diretor criativo, seja por meio de peças e anúncios da campanha publicitária desta coleção. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, com método exploratório, é possível identificar a construção desse discurso – o da responsabilidade ambiental – como artifício de branding ante ao consumidor, com apoio bibliográfico de teóricos da área como Mary Douglas, Baron Isherwood, Marshal Sahlins e Kevin Roberts. Palavras-chave: Moda, Branding, Responsabilidade Ambiental
id UDSC-2_934d3c7fdf1b20e56e0db9f64d7bd019
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13221
network_acronym_str UDSC-2
network_name_str ModaPalavra e-periódico
repository_id_str
spelling Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda
ModaDesignFashionSustentabilidadeResponsabilidade ambientalEngajamentoBrandingMarketingResumo. O presente artigo trata de observar a estratégia de marca da grife carioca Osklen com o lançamento da coleção ASAP – As Sustainable As Possible (em uma tradução livre: o mais sustentável possível), para a estação de inverno do ano de 2018. Para isso, foi desenvolvida análise qualitativa de comunicação, ambientação de loja, escolhas e decisões de estilo para a composição da coleção, bem como o discurso construído em função desse lançamento: seja na voz do diretor criativo, seja por meio de peças e anúncios da campanha publicitária desta coleção. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, com método exploratório, é possível identificar a construção desse discurso – o da responsabilidade ambiental – como artifício de branding ante ao consumidor, com apoio bibliográfico de teóricos da área como Mary Douglas, Baron Isherwood, Marshal Sahlins e Kevin Roberts. Palavras-chave: Moda, Branding, Responsabilidade AmbientalUniversidade do Estado de Santa Catarina2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1322110.5965/982615x12242019148ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 No. 24 (2019): Variata; 148-164ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 Núm. 24 (2019): Variata; 148-164 Modapalavra e-periódico; v. 12 n. 24 (2019): Variata; 148-1641982-615X10.5965/1982615x12242019reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13221/9847Copyright (c) 2019 Marcus Teixeira Cardoso, Edmundo Brandão Dantasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Marcus TeixeiraDantas, Edmundo Brandão2019-12-18T22:48:11Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13221Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:11ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

title Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

spellingShingle Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

Cardoso, Marcus Teixeira
Moda
Design
Fashion
Sustentabilidade
Responsabilidade ambiental
Engajamento
Branding
Marketing
title_short Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

title_full Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

title_fullStr Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

title_full_unstemmed Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

title_sort Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda

author Cardoso, Marcus Teixeira
author_facet Cardoso, Marcus Teixeira
Dantas, Edmundo Brandão
author_role author
author2 Dantas, Edmundo Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marcus Teixeira
Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Design
Fashion
Sustentabilidade
Responsabilidade ambiental
Engajamento
Branding
Marketing
topic Moda
Design
Fashion
Sustentabilidade
Responsabilidade ambiental
Engajamento
Branding
Marketing
description Resumo. O presente artigo trata de observar a estratégia de marca da grife carioca Osklen com o lançamento da coleção ASAP – As Sustainable As Possible (em uma tradução livre: o mais sustentável possível), para a estação de inverno do ano de 2018. Para isso, foi desenvolvida análise qualitativa de comunicação, ambientação de loja, escolhas e decisões de estilo para a composição da coleção, bem como o discurso construído em função desse lançamento: seja na voz do diretor criativo, seja por meio de peças e anúncios da campanha publicitária desta coleção. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, com método exploratório, é possível identificar a construção desse discurso – o da responsabilidade ambiental – como artifício de branding ante ao consumidor, com apoio bibliográfico de teóricos da área como Mary Douglas, Baron Isherwood, Marshal Sahlins e Kevin Roberts. Palavras-chave: Moda, Branding, Responsabilidade Ambiental
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13221
10.5965/982615x12242019148
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13221
identifier_str_mv 10.5965/982615x12242019148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13221/9847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marcus Teixeira Cardoso, Edmundo Brandão Dantas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marcus Teixeira Cardoso, Edmundo Brandão Dantas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 No. 24 (2019): Variata; 148-164
ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 Núm. 24 (2019): Variata; 148-164
Modapalavra e-periódico; v. 12 n. 24 (2019): Variata; 148-164
1982-615X
10.5965/1982615x12242019
reponame:ModaPalavra e-periódico
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str ModaPalavra e-periódico
collection ModaPalavra e-periódico
repository.name.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ||modapalavra@gmail.com
_version_ 1798321058478030848