Procedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmico
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016299 |
Resumo: | ResumoEstudos recentes têm demonstrado que o papel do designer dentro de uma empresa de moda pode ser decisivo no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Normalmente, o designer é o profissional mais comprometido com a causa sustentável e possuidor de conhecimentos sobre toda a cadeia produtiva, capaz de perceber, em cada fase do ciclo de vida, as oportunidades para operar mudanças. Nessa perspectiva, este artigo apresenta resultados de experiências de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em moda. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou coleta de dados e revisão bibliográfica, conhecimento tácito de empresas de moda e observação participante de práticas didáticas em sala de aula. O objetivo do trabalho é compartilhar resultados e propor uma discussão entre pares sobre um conjunto de procedimentos metodológicos do design para a sustentabilidade, buscando auxiliar a conscientização e a formação profissional de futuros designers de moda.Palavras-Chave: Ensino Superior; Design de Moda; Sustentabilidade. |
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Procedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmicoResumoEstudos recentes têm demonstrado que o papel do designer dentro de uma empresa de moda pode ser decisivo no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Normalmente, o designer é o profissional mais comprometido com a causa sustentável e possuidor de conhecimentos sobre toda a cadeia produtiva, capaz de perceber, em cada fase do ciclo de vida, as oportunidades para operar mudanças. Nessa perspectiva, este artigo apresenta resultados de experiências de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em moda. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou coleta de dados e revisão bibliográfica, conhecimento tácito de empresas de moda e observação participante de práticas didáticas em sala de aula. O objetivo do trabalho é compartilhar resultados e propor uma discussão entre pares sobre um conjunto de procedimentos metodológicos do design para a sustentabilidade, buscando auxiliar a conscientização e a formação profissional de futuros designers de moda.Palavras-Chave: Ensino Superior; Design de Moda; Sustentabilidade. Universidade do Estado de Santa Catarina2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x0917201629910.5965/1982615x09172016299ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 No. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 299-312ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 Núm. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 299-312 Modapalavra e-periódico; v. 9 n. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 299-3121982-615X10.5965/1982615x09172016reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016299/4777Copyright (c) 2015 Cariane Weydmann Camargo, Evelise Anicet Rüthschillinginfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Cariane WeydmannRüthschilling, Evelise Anicet2019-12-18T22:48:05Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6838Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:05ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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