As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456 |
Resumo: | A blogosfera – universo e cultura dos blogs – é um sistema complexo e extraordinariamente dinâmico, assim como a moda e a polarização de tendências e comportamento. Neste sentido, propôs-se como objeto de estudo esta nova ferramenta de comunicação e o seu potencial de impacto sobre as diversas esferas da vida humana. Optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica, que forneceu embasamento teórico, e a pesquisa de campo, com a técnica do estudo de caso. O estudo de caso foi realizado considerando os mais relevantes blogs de moda do País, a fim de compreender sua estrutura, organização funcional e interação com usuários. Partindo disso, observou-se o papel dos chamados blogueiros como grupos de referência, analisando o processo de adoção e difusão da moda através da interatividade que sugere formas exclusivas da hipermídia. O estudo contribuiu com as análises acerca deste instrumento comunicacional, no âmbito em que incluiu pesquisas teóricas sobre a interação digital, blogs, sua história, estrutura, funcionalidades e multiplicidades de usos.Palavras-chave: Blogs de moda; Divulgação de produtos; Comportamento de consumo. |
id |
UDSC-2_e1cac33f9223fdceed01b504d23dcbfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5456 |
network_acronym_str |
UDSC-2 |
network_name_str |
ModaPalavra e-periódico |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do PaísA blogosfera – universo e cultura dos blogs – é um sistema complexo e extraordinariamente dinâmico, assim como a moda e a polarização de tendências e comportamento. Neste sentido, propôs-se como objeto de estudo esta nova ferramenta de comunicação e o seu potencial de impacto sobre as diversas esferas da vida humana. Optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica, que forneceu embasamento teórico, e a pesquisa de campo, com a técnica do estudo de caso. O estudo de caso foi realizado considerando os mais relevantes blogs de moda do País, a fim de compreender sua estrutura, organização funcional e interação com usuários. Partindo disso, observou-se o papel dos chamados blogueiros como grupos de referência, analisando o processo de adoção e difusão da moda através da interatividade que sugere formas exclusivas da hipermídia. O estudo contribuiu com as análises acerca deste instrumento comunicacional, no âmbito em que incluiu pesquisas teóricas sobre a interação digital, blogs, sua história, estrutura, funcionalidades e multiplicidades de usos.Palavras-chave: Blogs de moda; Divulgação de produtos; Comportamento de consumo.Universidade do Estado de Santa Catarina2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 No. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 249 - 268ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 249 - 268 Modapalavra e-periódico; v. 8 n. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 249 - 2681982-615Xreponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456/4116Copyright (c) 2014 Thaissa Schneider, Laura Pedri Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, ThaissaPereira, Laura Pedri2017-06-21T21:30:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5456Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2017-06-21T21:30:01ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País |
title |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País |
spellingShingle |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País Schneider, Thaissa |
title_short |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País |
title_full |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País |
title_fullStr |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País |
title_full_unstemmed |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País |
title_sort |
As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País |
author |
Schneider, Thaissa |
author_facet |
Schneider, Thaissa Pereira, Laura Pedri |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Laura Pedri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Thaissa Pereira, Laura Pedri |
description |
A blogosfera – universo e cultura dos blogs – é um sistema complexo e extraordinariamente dinâmico, assim como a moda e a polarização de tendências e comportamento. Neste sentido, propôs-se como objeto de estudo esta nova ferramenta de comunicação e o seu potencial de impacto sobre as diversas esferas da vida humana. Optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica, que forneceu embasamento teórico, e a pesquisa de campo, com a técnica do estudo de caso. O estudo de caso foi realizado considerando os mais relevantes blogs de moda do País, a fim de compreender sua estrutura, organização funcional e interação com usuários. Partindo disso, observou-se o papel dos chamados blogueiros como grupos de referência, analisando o processo de adoção e difusão da moda através da interatividade que sugere formas exclusivas da hipermídia. O estudo contribuiu com as análises acerca deste instrumento comunicacional, no âmbito em que incluiu pesquisas teóricas sobre a interação digital, blogs, sua história, estrutura, funcionalidades e multiplicidades de usos.Palavras-chave: Blogs de moda; Divulgação de produtos; Comportamento de consumo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456/4116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Thaissa Schneider, Laura Pedri Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Thaissa Schneider, Laura Pedri Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 No. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 249 - 268 ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 249 - 268 Modapalavra e-periódico; v. 8 n. 15 (2015): Dossiê Figurino e Moda; 249 - 268 1982-615X reponame:ModaPalavra e-periódico instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
ModaPalavra e-periódico |
collection |
ModaPalavra e-periódico |
repository.name.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||modapalavra@gmail.com |
_version_ |
1798321057278459904 |