Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689 |
Resumo: | Este trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada. |
id |
UEA_00d5ba5d2d922522d8c00ec2fe7961ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/689 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
spelling |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil BelémGeography and art fine arts as a didactic resource in geography teaching 6th year of elementary school in the Gentil State School BelémEnsino de GeografiaObras de ArtesRecurso DidáticoAprendizagemEste trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada.This work proposes to understand the possibility of using the plastic arts in the teaching of geography being a didactic resource in Elementary School, providing a contextualisation of the content passed in the classroom, so using the national, international and regional artists' screens contributes to the student's understanding and at the same time teaching becomes more interesting. The aim of this work was to enable the student to make geographic readings graphically projected on the canvases of plastic artists as well as the classics in the interaction of moments and space-time comprehension with each work presented in geography classes. The justification of the research was to use the use of artists' canvases in geography teaching, the process is not only to contemplate what is presented as a visual art, but to broaden the vision to understand the social, economic and cultural spaces of the past, as an exercise stimulus mental and enlargement of vision and the power of observation. This qualitative research sought to describe and interpret the data obtained. The modeling method was the phenomenological one where the student's perceptions, interpretations of the reading of each artistic work, or different conceptions were sought in the student. An interview was conducted with two plastic arts professors from the Liceu de Arte Institute (IRAPAM), who gave away the images of the canvases made by them, the images taken from reliable sites, three of them at the national level. 6th year of the fundamental evening in the State School Belém. Therefore, using this resource in the teaching of geography opens the student's opportunity to understand the geographical elements or geographical categories existing in each work visualized.Universidade do Estado do Amazonas2017-10-10T14:26:38Z2017-09-282017-10-10T14:26:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Jeise do Carmoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T15:57:54ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém Geography and art fine arts as a didactic resource in geography teaching 6th year of elementary school in the Gentil State School Belém |
title |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém |
spellingShingle |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém Soares, Jeise do Carmo Ensino de Geografia Obras de Artes Recurso Didático Aprendizagem |
title_short |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém |
title_full |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém |
title_fullStr |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém |
title_full_unstemmed |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém |
title_sort |
Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém |
author |
Soares, Jeise do Carmo |
author_facet |
Soares, Jeise do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Jeise do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Obras de Artes Recurso Didático Aprendizagem |
topic |
Ensino de Geografia Obras de Artes Recurso Didático Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada. This work proposes to understand the possibility of using the plastic arts in the teaching of geography being a didactic resource in Elementary School, providing a contextualisation of the content passed in the classroom, so using the national, international and regional artists' screens contributes to the student's understanding and at the same time teaching becomes more interesting. The aim of this work was to enable the student to make geographic readings graphically projected on the canvases of plastic artists as well as the classics in the interaction of moments and space-time comprehension with each work presented in geography classes. The justification of the research was to use the use of artists' canvases in geography teaching, the process is not only to contemplate what is presented as a visual art, but to broaden the vision to understand the social, economic and cultural spaces of the past, as an exercise stimulus mental and enlargement of vision and the power of observation. This qualitative research sought to describe and interpret the data obtained. The modeling method was the phenomenological one where the student's perceptions, interpretations of the reading of each artistic work, or different conceptions were sought in the student. An interview was conducted with two plastic arts professors from the Liceu de Arte Institute (IRAPAM), who gave away the images of the canvases made by them, the images taken from reliable sites, three of them at the national level. 6th year of the fundamental evening in the State School Belém. Therefore, using this resource in the teaching of geography opens the student's opportunity to understand the geographical elements or geographical categories existing in each work visualized. |
description |
Este trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-10T14:26:38Z 2017-09-28 2017-10-10T14:26:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829747423215616 |