Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jeise do Carmo
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689
Resumo: Este trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada.
id UEA_00d5ba5d2d922522d8c00ec2fe7961ed
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/689
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil BelémGeography and art fine arts as a didactic resource in geography teaching 6th year of elementary school in the Gentil State School BelémEnsino de GeografiaObras de ArtesRecurso DidáticoAprendizagemEste trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada.This work proposes to understand the possibility of using the plastic arts in the teaching of geography being a didactic resource in Elementary School, providing a contextualisation of the content passed in the classroom, so using the national, international and regional artists' screens contributes to the student's understanding and at the same time teaching becomes more interesting. The aim of this work was to enable the student to make geographic readings graphically projected on the canvases of plastic artists as well as the classics in the interaction of moments and space-time comprehension with each work presented in geography classes. The justification of the research was to use the use of artists' canvases in geography teaching, the process is not only to contemplate what is presented as a visual art, but to broaden the vision to understand the social, economic and cultural spaces of the past, as an exercise stimulus mental and enlargement of vision and the power of observation. This qualitative research sought to describe and interpret the data obtained. The modeling method was the phenomenological one where the student's perceptions, interpretations of the reading of each artistic work, or different conceptions were sought in the student. An interview was conducted with two plastic arts professors from the Liceu de Arte Institute (IRAPAM), who gave away the images of the canvases made by them, the images taken from reliable sites, three of them at the national level. 6th year of the fundamental evening in the State School Belém. Therefore, using this resource in the teaching of geography opens the student's opportunity to understand the geographical elements or geographical categories existing in each work visualized.Universidade do Estado do Amazonas2017-10-10T14:26:38Z2017-09-282017-10-10T14:26:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Jeise do Carmoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T15:57:54ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
Geography and art fine arts as a didactic resource in geography teaching 6th year of elementary school in the Gentil State School Belém
title Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
spellingShingle Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
Soares, Jeise do Carmo
Ensino de Geografia
Obras de Artes
Recurso Didático
Aprendizagem
title_short Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
title_full Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
title_fullStr Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
title_full_unstemmed Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
title_sort Geografia e arte artes plásticas como recurso didático no ensino de geografia 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gentil Belém
author Soares, Jeise do Carmo
author_facet Soares, Jeise do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jeise do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Obras de Artes
Recurso Didático
Aprendizagem
topic Ensino de Geografia
Obras de Artes
Recurso Didático
Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada.
This work proposes to understand the possibility of using the plastic arts in the teaching of geography being a didactic resource in Elementary School, providing a contextualisation of the content passed in the classroom, so using the national, international and regional artists' screens contributes to the student's understanding and at the same time teaching becomes more interesting. The aim of this work was to enable the student to make geographic readings graphically projected on the canvases of plastic artists as well as the classics in the interaction of moments and space-time comprehension with each work presented in geography classes. The justification of the research was to use the use of artists' canvases in geography teaching, the process is not only to contemplate what is presented as a visual art, but to broaden the vision to understand the social, economic and cultural spaces of the past, as an exercise stimulus mental and enlargement of vision and the power of observation. This qualitative research sought to describe and interpret the data obtained. The modeling method was the phenomenological one where the student's perceptions, interpretations of the reading of each artistic work, or different conceptions were sought in the student. An interview was conducted with two plastic arts professors from the Liceu de Arte Institute (IRAPAM), who gave away the images of the canvases made by them, the images taken from reliable sites, three of them at the national level. 6th year of the fundamental evening in the State School Belém. Therefore, using this resource in the teaching of geography opens the student's opportunity to understand the geographical elements or geographical categories existing in each work visualized.
description Este trabalho propõe compreender a possibilidade de utilizar as artes plásticas no ensino de geografia sendo um recurso didático no Ensino Fundamental, proporcionando uma contextualização dos conteúdos repassados em sala, assim ao utilizar as telas dos artistas nacionais, internacionais e regionais contribui para o entendimento do aluno e ao mesmo tempo o ensino torna-se mais interessante. O referido trabalho teve como objetivo possibilitar o aluno leituras geográficas graficamente projetadas nas telas de artistas plásticos como também os clássicos na interação de compreensões de momentos e espaços-temporais a cada obra apresentada nas aulas de geografia. A justificativa da pesquisa foi utilizar o uso das telas de artistas no ensino de geografia, o processo não é só contemplar o que se apresenta como arte plástica, mas ampliar a visão para compreensão dos espaços sociais, econômicos e culturais pretéritos, como estímulo de exercício mental e ampliação da visão e o poder de observação. Esta pesquisa de cunho qualitativo procurou descrever e interpretar os dados obtidos. O método alicerçante foi o fenomenológico onde se buscou no aluno as percepções, interpretações da leitura de cada obra artística, ou concepções diferentes. Foi realizada entrevista com dois professores de artes plásticas do Liceu de Arte Instituto (IRAPAM) os quais cederam as imagens das telas confeccionadas por eles, as imagens retiradas de sites confiáveis sendo três de nível nacional, pois, foram apresentadas as obras para os alunos do 6° ano do fundamental vespertino na Escola Estadual Gentil Belém. Portanto, utilizando esse recurso telas no ensino de geografia abre oportunidade do aluno a entender os elementos geográficos ou as categorias geográficas existente em cada obra visualizada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10T14:26:38Z
2017-09-28
2017-10-10T14:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829747423215616