O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Periçato, André Jesus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho, Paes, Caio Esteves Roboli
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627
Resumo: Aulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino.
id UNICESU -1_ec03b90f6ad84229462fbd1eb2de7540
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1627
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICAEnsino de GeografiaCartografiaRecursos DidáticosAulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino.Unicesumar2019-08-14T17:39:06Z2019-08-14T17:39:06Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627otherPeriçato, André JesusHauser, Leonardo Antonio de CarvalhoPaes, Caio Esteves Robolireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:05Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:10.972Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
title O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
spellingShingle O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
Periçato, André Jesus
Ensino de Geografia
Cartografia
Recursos Didáticos
title_short O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
title_full O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
title_fullStr O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
title_full_unstemmed O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
title_sort O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
author Periçato, André Jesus
author_facet Periçato, André Jesus
Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
Paes, Caio Esteves Roboli
author_role author
author2 Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
Paes, Caio Esteves Roboli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Periçato, André Jesus
Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho
Paes, Caio Esteves Roboli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Cartografia
Recursos Didáticos
topic Ensino de Geografia
Cartografia
Recursos Didáticos
dc.description.none.fl_txt_mv Aulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino.
description Aulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T17:39:06Z
2019-08-14T17:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948596751958016