O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627 |
Resumo: | Aulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino. |
id |
UNICESU -1_ec03b90f6ad84229462fbd1eb2de7540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1627 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICAEnsino de GeografiaCartografiaRecursos DidáticosAulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino.Unicesumar2019-08-14T17:39:06Z2019-08-14T17:39:06Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627otherPeriçato, André JesusHauser, Leonardo Antonio de CarvalhoPaes, Caio Esteves Robolireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:05Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:10.972Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA |
title |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA |
spellingShingle |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA Periçato, André Jesus Ensino de Geografia Cartografia Recursos Didáticos |
title_short |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA |
title_full |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA |
title_fullStr |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA |
title_full_unstemmed |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA |
title_sort |
O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA |
author |
Periçato, André Jesus |
author_facet |
Periçato, André Jesus Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho Paes, Caio Esteves Roboli |
author_role |
author |
author2 |
Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho Paes, Caio Esteves Roboli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Periçato, André Jesus Hauser, Leonardo Antonio de Carvalho Paes, Caio Esteves Roboli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Cartografia Recursos Didáticos |
topic |
Ensino de Geografia Cartografia Recursos Didáticos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Aulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino. |
description |
Aulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T17:39:06Z 2019-08-14T17:39:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948596751958016 |