O significado da reescrita do texto dissertativo: uma (re)construção do sujeito-autor do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Samia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/806
Resumo: O trabalho de Conclusão de Curso aqui a ser apresentado possui uma abordagem sobre “O significado da reescrita do texto dissertativo: uma (re) construção do sujeito-autor do Ensino Médio em uma escola na rede estadual de Parintins-AM”, a temática sobre a importância do texto dissertativo e sua reescrita como ferramenta relevante para o desenvolvimento de uma produção eficaz , partiu das observações durante o estágio e da experiência em um subprojeto que desenvolve o trabalho de contextualização de obras clássicas, como nesse projeto trabalhamos com a escrita na contextualização percebeu-se a dificuldade da escrita do aluno. Para o êxito desse trabalho foram utilizados teóricos para embasar esta pesquisa como: Giraldi (2012) Sena (2008) Preste (2001) Freire(1996) que falam sobre atividades de produção textual. Consequentemente os teóricos supracitados vêm debatendo sobre a construção e produção dos textos dissertativos em salas de aulas, fornecendo assim inúmeras contribuições que facilitarão a construção de textos dissertativos de maneira correta, sendo que sua aplicação dependerá da metodologia que será utilizada pelos docentes e para os alunos que necessitam desenvolver habilidades, tanto na escrita como na fala. Para execução utilizou-se a metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa, os tipos de pesquisas foram o bibliográfico e de campo, por meio dos métodos de abordagem dialético, com os métodos de procedimento monográfico, com a técnica direta e o universo foram duas salas de 1º ano e a amostra da pesquisa escolhemos apenas uma sala, os sujeitos foram os alunos e professores. Enfim, mostrar que através de produções de textos dissertativos e como ferramenta de ajuda a reescrita é muito significativa tanto para o professor quanto para o aluno. Durante a pesquisa foi possível obter inúmeras informações que possibilitaram compreender as grandes dificuldades dos alunos em produzir textos dissertativos. Percebeu-se que a maiorias dos docentes entrevistados ambos concordam com a ideia que os alunos tendem a ter dificuldades de produções textuais e acima de tudo a falta de vontade de escrever e ler e isso é preocupante, com isso percebermos que através das produções dos alunos que apresentaram dificuldade tanto na hora de escrever quanto na hora de reescrever. Contudo, essa pesquisa serve para demonstrar o quanto precisa ser feito para que estudos voltados para produção de textos dissertativos sejam praticados com mais frequência e que os profissionais de Língua Portuguesa busque priorizar não somente a escrita dos alunos, mas também a reescrita para desenvolver tanto como aluno como também um sujeito-autor.
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spelling O significado da reescrita do texto dissertativo: uma (re)construção do sujeito-autor do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins-AMThe meaning of the rewriting of the dissertation text: a (re) construction of the subject-author of high school in a school of the state network of Parintins-AMAlunosReescritaTexto DissertativoO trabalho de Conclusão de Curso aqui a ser apresentado possui uma abordagem sobre “O significado da reescrita do texto dissertativo: uma (re) construção do sujeito-autor do Ensino Médio em uma escola na rede estadual de Parintins-AM”, a temática sobre a importância do texto dissertativo e sua reescrita como ferramenta relevante para o desenvolvimento de uma produção eficaz , partiu das observações durante o estágio e da experiência em um subprojeto que desenvolve o trabalho de contextualização de obras clássicas, como nesse projeto trabalhamos com a escrita na contextualização percebeu-se a dificuldade da escrita do aluno. Para o êxito desse trabalho foram utilizados teóricos para embasar esta pesquisa como: Giraldi (2012) Sena (2008) Preste (2001) Freire(1996) que falam sobre atividades de produção textual. Consequentemente os teóricos supracitados vêm debatendo sobre a construção e produção dos textos dissertativos em salas de aulas, fornecendo assim inúmeras contribuições que facilitarão a construção de textos dissertativos de maneira correta, sendo que sua aplicação dependerá da metodologia que será utilizada pelos docentes e para os alunos que necessitam desenvolver habilidades, tanto na escrita como na fala. Para execução utilizou-se a metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa, os tipos de pesquisas foram o bibliográfico e de campo, por meio dos métodos de abordagem dialético, com os métodos de procedimento monográfico, com a técnica direta e o universo foram duas salas de 1º ano e a amostra da pesquisa escolhemos apenas uma sala, os sujeitos foram os alunos e professores. Enfim, mostrar que através de produções de textos dissertativos e como ferramenta de ajuda a reescrita é muito significativa tanto para o professor quanto para o aluno. Durante a pesquisa foi possível obter inúmeras informações que possibilitaram compreender as grandes dificuldades dos alunos em produzir textos dissertativos. Percebeu-se que a maiorias dos docentes entrevistados ambos concordam com a ideia que os alunos tendem a ter dificuldades de produções textuais e acima de tudo a falta de vontade de escrever e ler e isso é preocupante, com isso percebermos que através das produções dos alunos que apresentaram dificuldade tanto na hora de escrever quanto na hora de reescrever. Contudo, essa pesquisa serve para demonstrar o quanto precisa ser feito para que estudos voltados para produção de textos dissertativos sejam praticados com mais frequência e que os profissionais de Língua Portuguesa busque priorizar não somente a escrita dos alunos, mas também a reescrita para desenvolver tanto como aluno como também um sujeito-autor.The Course Completion work to be presented here has an approach on "The meaning of rewriting of the text: a (re) construction of the subject-author of High School in a school in the state network of Parintins-AM ", the theme about the importance of the dissertation text and its rewriting as tool for the development of effective production, and experience in a subproject that develops the work of contextualizing works in this project, we worked with writing in contextualization. student's writing. For the success of this work were used theorists to base this research as: Giraldi (2012) Sena (2008) Preste (2001) Freire (1996) who talk about activities of textual production. Consequently, the aforementioned theorists have been debating the construction and production of texts in classrooms, thus providing innumerable contributions that will facilitate the construction of correctly, and its application will depend on the used by teachers and for students who need to develop skills, both in writing and in in speech. For execution, the methodology was a research of qualitative nature, the types of researches were the bibliographical and field, through the methods of dialectic approach, with the methods, with the direct technique and the universe were two rooms of 1st year and the sample of the research we chose only one room, the subjects were students and teachers. Finally, show that through productions of essay texts and as a tool to help rewriting is very both for the teacher and for the student. During the research it was possible to obtain numerous information that made it possible to understand the great difficulties of students in producing texts dissertations. It was noticed that the majority of the teachers interviewed both agree with the idea that students tend to have difficulties in textual productions and, above all, the lack of will to write and reading and this is worrying, with this we realize that through the productions of the students who presented difficulty both at the time of writing and at the time of rewriting. However, this research is demonstrate how much needs to be done so that studies focused on the production of essay texts are more frequently practiced and that Portuguese-speaking professionals seek to prioritize only the writing of the students, but also the rewriting to develop both as a student and also a subject-author.Universidade do Estado do Amazonas2018-03-05T13:30:13Z2018-02-022018-03-05T13:30:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/806porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Samiareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T13:57:58Zoai:repositorioinstitucional:riuea/806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:25.425395Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
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