Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Cleonilda Teixeira
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1525
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como as emoções do professor interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental em uma escola no município de Parintins-AM. Ainda como parte dos objetivos específicos buscamos observar como os professores lidam com suas próprias emoções no cotidiano escolar e como isso interfere na aprendizagem dos estudantes; Verificar como os alunos lidam com o comportamento emocional dos professores, em contra partida no que refere-se a opinião dos professores; Descobrir o que os professores pensam sobre suas próprias emoções. A Inteligência Emocional discutida por Goleman serviu como fundamento principal para compreendermos nosso objeto de estudo: as emoções do professor. Além de Goleman, outros autores também deram suporte teórico, como, Galvão (2011), Damásio (2015), Lent (2016) e Shinyashiki (2011), destacamos a relevância desta pesquisa por ser uma inquietação pessoal em relação às emoções do professor desde que iniciamos o Estágio na referida escola e pela necessidade de pesquisas voltadas nessa área. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, classificada como exploratória. O método de abordagem dialético nos permitiu considerar a realidade em sua totalidade e em constante movimento de modo que as emoções se constituem no convívio social. As técnicas utilizadas foram à observação e o questionário. Os resultados apontam que o comportamento emocional do professor é elemento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento emocional dos estudantes, interferindo de modo positivo ou negativo o processo educativo.
id UEA_04d235f4600c99f40677cdef131468a1
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1525
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagemEmotional intelligence in the teaching-learning processInteligência-EmocionalEmoçãoEnsino-AprendizagemEste trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como as emoções do professor interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental em uma escola no município de Parintins-AM. Ainda como parte dos objetivos específicos buscamos observar como os professores lidam com suas próprias emoções no cotidiano escolar e como isso interfere na aprendizagem dos estudantes; Verificar como os alunos lidam com o comportamento emocional dos professores, em contra partida no que refere-se a opinião dos professores; Descobrir o que os professores pensam sobre suas próprias emoções. A Inteligência Emocional discutida por Goleman serviu como fundamento principal para compreendermos nosso objeto de estudo: as emoções do professor. Além de Goleman, outros autores também deram suporte teórico, como, Galvão (2011), Damásio (2015), Lent (2016) e Shinyashiki (2011), destacamos a relevância desta pesquisa por ser uma inquietação pessoal em relação às emoções do professor desde que iniciamos o Estágio na referida escola e pela necessidade de pesquisas voltadas nessa área. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, classificada como exploratória. O método de abordagem dialético nos permitiu considerar a realidade em sua totalidade e em constante movimento de modo que as emoções se constituem no convívio social. As técnicas utilizadas foram à observação e o questionário. Os resultados apontam que o comportamento emocional do professor é elemento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento emocional dos estudantes, interferindo de modo positivo ou negativo o processo educativo.This work aims to analyze how the teacher’s emotions interfere in the students learning and how they deal with their own emotions in the teaching-learning process. It seeks to finds results that can be verified in an environmental, social and behavioral context. And that through the emotions in the teaching within the school, an evolution of cognition occurs at the time of learning, and that the emotions, whether the teacher or the student, is considered an indispensable element of teaching-learning. We elaborated as general objective to analyze how the teacher’s emotions interfere in the learning of elementary students in a school in the city of Parintins-AM. In this perspective, the Emotional Intelligence discussed by Goleman served as the main ground for understanding our object of study: the teacher’s emotions. In addition to Goleman, other authors also provided theoretical support, such as Galvao (2011), Damásio (2016), Lent (2016) and Shinyashiki (2011). In this context, we highlight the relevance of this research as a personal concern since we started the Internship in said school, especially in the respective rooms observed; by the need for local research on discussions about the inseparable mind and body and how this unification affects our learning and our personality; by the urgency to consider emotional issues as paramount in the teaching-learning process. It deals with a qualitative research, classified as exploratory. The method of dialectic approach allowed us to discover how the teacher’s emotions interfere with teaching- learning. The techniques used were observation and the questionnaire. Emotional intelligence is a cry of warning to those who still think reason ins the only way of life. Therefore, the results indicate that positive emotions contribute greatly to the evolution of teaching-learning development. The teacher who has an emotional imbalance needs help to overcome his or her difficulties. The study of emotions is very important to unravel certain behaviors, especially those considered negative.Universidade do Estado do Amazonas2019-03-12T13:46:21Z2019-03-082019-03-12T13:46:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1525porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Cleonilda Teixeirareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T19:53:45ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
Emotional intelligence in the teaching-learning process
title Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
Pontes, Cleonilda Teixeira
Inteligência-Emocional
Emoção
Ensino-Aprendizagem
title_short Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
title_full Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
title_sort Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem
author Pontes, Cleonilda Teixeira
author_facet Pontes, Cleonilda Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Cleonilda Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência-Emocional
Emoção
Ensino-Aprendizagem
topic Inteligência-Emocional
Emoção
Ensino-Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como as emoções do professor interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental em uma escola no município de Parintins-AM. Ainda como parte dos objetivos específicos buscamos observar como os professores lidam com suas próprias emoções no cotidiano escolar e como isso interfere na aprendizagem dos estudantes; Verificar como os alunos lidam com o comportamento emocional dos professores, em contra partida no que refere-se a opinião dos professores; Descobrir o que os professores pensam sobre suas próprias emoções. A Inteligência Emocional discutida por Goleman serviu como fundamento principal para compreendermos nosso objeto de estudo: as emoções do professor. Além de Goleman, outros autores também deram suporte teórico, como, Galvão (2011), Damásio (2015), Lent (2016) e Shinyashiki (2011), destacamos a relevância desta pesquisa por ser uma inquietação pessoal em relação às emoções do professor desde que iniciamos o Estágio na referida escola e pela necessidade de pesquisas voltadas nessa área. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, classificada como exploratória. O método de abordagem dialético nos permitiu considerar a realidade em sua totalidade e em constante movimento de modo que as emoções se constituem no convívio social. As técnicas utilizadas foram à observação e o questionário. Os resultados apontam que o comportamento emocional do professor é elemento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento emocional dos estudantes, interferindo de modo positivo ou negativo o processo educativo.
This work aims to analyze how the teacher’s emotions interfere in the students learning and how they deal with their own emotions in the teaching-learning process. It seeks to finds results that can be verified in an environmental, social and behavioral context. And that through the emotions in the teaching within the school, an evolution of cognition occurs at the time of learning, and that the emotions, whether the teacher or the student, is considered an indispensable element of teaching-learning. We elaborated as general objective to analyze how the teacher’s emotions interfere in the learning of elementary students in a school in the city of Parintins-AM. In this perspective, the Emotional Intelligence discussed by Goleman served as the main ground for understanding our object of study: the teacher’s emotions. In addition to Goleman, other authors also provided theoretical support, such as Galvao (2011), Damásio (2016), Lent (2016) and Shinyashiki (2011). In this context, we highlight the relevance of this research as a personal concern since we started the Internship in said school, especially in the respective rooms observed; by the need for local research on discussions about the inseparable mind and body and how this unification affects our learning and our personality; by the urgency to consider emotional issues as paramount in the teaching-learning process. It deals with a qualitative research, classified as exploratory. The method of dialectic approach allowed us to discover how the teacher’s emotions interfere with teaching- learning. The techniques used were observation and the questionnaire. Emotional intelligence is a cry of warning to those who still think reason ins the only way of life. Therefore, the results indicate that positive emotions contribute greatly to the evolution of teaching-learning development. The teacher who has an emotional imbalance needs help to overcome his or her difficulties. The study of emotions is very important to unravel certain behaviors, especially those considered negative.
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como as emoções do professor interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental em uma escola no município de Parintins-AM. Ainda como parte dos objetivos específicos buscamos observar como os professores lidam com suas próprias emoções no cotidiano escolar e como isso interfere na aprendizagem dos estudantes; Verificar como os alunos lidam com o comportamento emocional dos professores, em contra partida no que refere-se a opinião dos professores; Descobrir o que os professores pensam sobre suas próprias emoções. A Inteligência Emocional discutida por Goleman serviu como fundamento principal para compreendermos nosso objeto de estudo: as emoções do professor. Além de Goleman, outros autores também deram suporte teórico, como, Galvão (2011), Damásio (2015), Lent (2016) e Shinyashiki (2011), destacamos a relevância desta pesquisa por ser uma inquietação pessoal em relação às emoções do professor desde que iniciamos o Estágio na referida escola e pela necessidade de pesquisas voltadas nessa área. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, classificada como exploratória. O método de abordagem dialético nos permitiu considerar a realidade em sua totalidade e em constante movimento de modo que as emoções se constituem no convívio social. As técnicas utilizadas foram à observação e o questionário. Os resultados apontam que o comportamento emocional do professor é elemento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento emocional dos estudantes, interferindo de modo positivo ou negativo o processo educativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12T13:46:21Z
2019-03-08
2019-03-12T13:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1525
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748628029440