Inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Cleonilda Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1525
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como as emoções do professor interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental em uma escola no município de Parintins-AM. Ainda como parte dos objetivos específicos buscamos observar como os professores lidam com suas próprias emoções no cotidiano escolar e como isso interfere na aprendizagem dos estudantes; Verificar como os alunos lidam com o comportamento emocional dos professores, em contra partida no que refere-se a opinião dos professores; Descobrir o que os professores pensam sobre suas próprias emoções. A Inteligência Emocional discutida por Goleman serviu como fundamento principal para compreendermos nosso objeto de estudo: as emoções do professor. Além de Goleman, outros autores também deram suporte teórico, como, Galvão (2011), Damásio (2015), Lent (2016) e Shinyashiki (2011), destacamos a relevância desta pesquisa por ser uma inquietação pessoal em relação às emoções do professor desde que iniciamos o Estágio na referida escola e pela necessidade de pesquisas voltadas nessa área. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, classificada como exploratória. O método de abordagem dialético nos permitiu considerar a realidade em sua totalidade e em constante movimento de modo que as emoções se constituem no convívio social. As técnicas utilizadas foram à observação e o questionário. Os resultados apontam que o comportamento emocional do professor é elemento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento emocional dos estudantes, interferindo de modo positivo ou negativo o processo educativo.
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