Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Felipe da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4287
Resumo: Durante a fase escolar o ensino de matemática é um ponto forte no qual os alunos são muito cobrados. A matemática exerce papel fundamental na formação de estruturação do pensamento, utilizando do raciocínio com apoio em outras áreas. Uma dessas áreas é o meio ambiente, em particular, a sustentabilidade, que é abordada neste trabalho mostrando a relação com a matemática. A matemática sendo uma disciplina que se desenvolve e se constrói com o apoio de outras, necessita de uma abordagem que se diferencie do tradicional, este trabalho mostra a utilização de material concreto e recurso tecnológico para despertar o interesse dos alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental.
id UEA_16262a2616103c4c63feec419498809b
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4287
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamentalPedagogical practice with technological assistance and concrete material for the teaching of geometry and fraction in the 6th year of elementary educationEnsino apredizagemTecnologiaSustentabilidadeDurante a fase escolar o ensino de matemática é um ponto forte no qual os alunos são muito cobrados. A matemática exerce papel fundamental na formação de estruturação do pensamento, utilizando do raciocínio com apoio em outras áreas. Uma dessas áreas é o meio ambiente, em particular, a sustentabilidade, que é abordada neste trabalho mostrando a relação com a matemática. A matemática sendo uma disciplina que se desenvolve e se constrói com o apoio de outras, necessita de uma abordagem que se diferencie do tradicional, este trabalho mostra a utilização de material concreto e recurso tecnológico para despertar o interesse dos alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental.During the school year the teaching of mathematics is a strong point in which students are heavily charged. Mathematics plays a fundamental role in the formation of thought structuring, using reasoning with support in other areas. One of these areas is the environment, in particular, sustainability, which is addressed in this paper showing the relationship with mathematics. Mathematics being a discipline that develops and builds with the support of others, needs an approach that differs from the traditional one, this work shows the use of concrete material and technological resource to arouse the interest of the students of a 6th grade class elementary school.Universidade do Estado do Amazonas2018-02-19T16:54:28Z2024-09-08T11:26:02Z2018-02-19T16:54:28Z2018-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Felipe da Silva. Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental. Manaus: UEA, 2017. 85 f.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4287porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Felipe da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T14:54:32Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4287Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T14:54:32Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
Pedagogical practice with technological assistance and concrete material for the teaching of geometry and fraction in the 6th year of elementary education
title Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
Souza, Felipe da Silva
Ensino apredizagem
Tecnologia
Sustentabilidade
title_short Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
title_full Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
title_sort Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental
author Souza, Felipe da Silva
author_facet Souza, Felipe da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Felipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino apredizagem
Tecnologia
Sustentabilidade
topic Ensino apredizagem
Tecnologia
Sustentabilidade
description Durante a fase escolar o ensino de matemática é um ponto forte no qual os alunos são muito cobrados. A matemática exerce papel fundamental na formação de estruturação do pensamento, utilizando do raciocínio com apoio em outras áreas. Uma dessas áreas é o meio ambiente, em particular, a sustentabilidade, que é abordada neste trabalho mostrando a relação com a matemática. A matemática sendo uma disciplina que se desenvolve e se constrói com o apoio de outras, necessita de uma abordagem que se diferencie do tradicional, este trabalho mostra a utilização de material concreto e recurso tecnológico para despertar o interesse dos alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-19T16:54:28Z
2018-02-19T16:54:28Z
2018-01-09
2024-09-08T11:26:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Felipe da Silva. Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental. Manaus: UEA, 2017. 85 f.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4287
identifier_str_mv SOUZA, Felipe da Silva. Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental. Manaus: UEA, 2017. 85 f.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701095605436416