O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Henrique Geraldo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bido, Diógenes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49163
Resumo: The purpose behind this article was to identify and analyse, in the context of technology-based firms, the process by which individual error was addressed and how its occurrence led to learning. Through a basic qualitative research study, nine managers were interviewed from Brazilian-based technology firms. The main results indicate that the situation-problem, in which the effects of errors are manifest, is established upon an important stage for error detection and correction. Also, a procedural path was outlined for individual learning from errors at work, which shows how the stages of error detection and correction articulate with elements that positively influence learning. Such perspectives imply that approaches to the phenomenon should consider that the effectiveness of learning from errors is dependent upon individual involvement in treating the problem.
id UFC-7_d21811a4f199732211a16efb4c281ed3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49163
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológicaThe individual learning process arising from errors committed by managers in new technology-based firmsTecnologiaErrosApredizagemErro vivenciadoThe purpose behind this article was to identify and analyse, in the context of technology-based firms, the process by which individual error was addressed and how its occurrence led to learning. Through a basic qualitative research study, nine managers were interviewed from Brazilian-based technology firms. The main results indicate that the situation-problem, in which the effects of errors are manifest, is established upon an important stage for error detection and correction. Also, a procedural path was outlined for individual learning from errors at work, which shows how the stages of error detection and correction articulate with elements that positively influence learning. Such perspectives imply that approaches to the phenomenon should consider that the effectiveness of learning from errors is dependent upon individual involvement in treating the problem.O objetivo, neste artigo, foi identificar e analisar, no contexto de empresas de base tecnológica, o processo por meio do qual o erro individual foi abordado e levou à aprendizagem a partir de sua ocorrência. Mediante um estudo qualitativo básico, entrevistaram-se nove gestores de empresas de base tecnológica sediadas no Brasil. Os principais resultados indicam que a análise das situações-problema em que os efeitos dos erros se manifestam constituem-se em um importante estágio do processo de detecção e correção do erro. Também, delineou-se um percurso processual para a aprendizagem individual a partir do erro, no trabalho, pelo qual se evidencia como os estágios de detecção e correção do erro articulam-se com elementos que influenciam positivamente a aprendizagem. Tal perspectiva implica que as abordagens ao fenômeno devem considerar que a efetividade da aprendizagem a partir do erro é dependente do envolvimento do indivíduo no tratamento do erro.El objetivo de este artículo fue identificar y analizar, en el contexto de las empresas de base tecnológica, el proceso mediante el cual se abordó el error individual y se logró aprendizajes a partir de su ocurrencia. A través de un estudio cualitativo básico, se entrevistaron a nueve gerentes de empresas de base tecnológica con sede en Brasil. Los resultados principales indican que las situaciones problemáticas, donde se manifiestan los efectos de los errores, constituyen una etapa importante para detección y corrección de errores. Además, se describió una ruta de procedimiento para aprender individualmente, a partir del error en el trabajo, por lo cual se evidencia como las etapas de detección y corrección del error se articulan con elementos que influyen positivamente en el aprendizaje. Tal perspectiva implica en que los enfoques al fenómeno deben considerar que la efectividad del aprendizaje a partir del error depende de la participación del individuo en el tratamiento del error.Diego de Queiroz Machado2020-01-09T13:49:26Z2020-01-09T13:49:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Henrique Geraldo; BIDO, Diógenes de Souza. O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 211-238, set./dez. 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49163Rodrigues, Henrique GeraldoBido, Diógenes de Souzaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-09T13:49:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49163Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:11.599642Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
The individual learning process arising from errors committed by managers in new technology-based firms
title O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
spellingShingle O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
Rodrigues, Henrique Geraldo
Tecnologia
Erros
Apredizagem
Erro vivenciado
title_short O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
title_full O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
title_fullStr O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
title_sort O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica
author Rodrigues, Henrique Geraldo
author_facet Rodrigues, Henrique Geraldo
Bido, Diógenes de Souza
author_role author
author2 Bido, Diógenes de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Henrique Geraldo
Bido, Diógenes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Erros
Apredizagem
Erro vivenciado
topic Tecnologia
Erros
Apredizagem
Erro vivenciado
description The purpose behind this article was to identify and analyse, in the context of technology-based firms, the process by which individual error was addressed and how its occurrence led to learning. Through a basic qualitative research study, nine managers were interviewed from Brazilian-based technology firms. The main results indicate that the situation-problem, in which the effects of errors are manifest, is established upon an important stage for error detection and correction. Also, a procedural path was outlined for individual learning from errors at work, which shows how the stages of error detection and correction articulate with elements that positively influence learning. Such perspectives imply that approaches to the phenomenon should consider that the effectiveness of learning from errors is dependent upon individual involvement in treating the problem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-09T13:49:26Z
2020-01-09T13:49:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Henrique Geraldo; BIDO, Diógenes de Souza. O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 211-238, set./dez. 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49163
identifier_str_mv RODRIGUES, Henrique Geraldo; BIDO, Diógenes de Souza. O processo de aprendizagem individual a partir do erro vivenciado por gestores de empresas de base tecnológica. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 211-238, set./dez. 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diego de Queiroz Machado
publisher.none.fl_str_mv Diego de Queiroz Machado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028984328290304