Educação de jovens e adultos: a situação do ensino na unidade prisional de Parintins e experiência inovadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Márcio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/635
Resumo: O presente trabalho apresenta referências para inovações ao processo de ensino e aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de ensino desenvolvida junto a alunos detentos da Escola Municipal “Vitório Barbosa” na Unidade Prisional de Parintins, localizada na esquina das ruas Nações Unidas e Paes de Andrade. No decorrer do desenvolvimento deste trabalho utilizaram-se análises pertinentes a pesquisa qualitativa, visando à interpretação do mundo através da consciência do homem, num processo de formação, atos, relações, pensamentos, memórias e sentimentos. Para tanto, fez-se necessário analisar e compreender as modificações da Lei de Execução Penal de 1984, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394) e o Plano Nacional de Educação (PNE), que norteiam a condição dos alunos detentos bem como a formação profissional de um educador graduado em Geografia e a sua prática de ensino voltada a esses alunos. Contribuindo com esse trabalho, utilizou-se como sugestão, a análise de um modelo de educação exitosa que prioriza a intervenção de acadêmicos nas áreas especificas no processo de ensino e aprendizagem, como é desenvolvida no Presídio de Araguaína (TO). A pesquisa teve como principal objetivo, identificar o modelo de ensino da Escola Municipal “Vitório Barbosa” da Unidade Prisional de Parintins, e conhecer experiências da Educação de Jovens e Adultos-EJA, desenvolvidos em outra unidade prisional com o intuito de propor alternativas para favorecer o ensino e a aprendizagem na referida Unidade. Considerando que o direito à educação permite a escolarização, criando condições de melhor exercício de sua cidadania, através das diferentes modalidades educacionais favorecendo a reintegração social. A pesquisa apontou que ensinar exige um processo de reflexão e participação de todos os atores sociais responsáveis por esse processo e, ao mesmo tempo solicita do professor mediante atuação no ambiente escolar específico como em uma Unidade Prisional, o desenvolvimento de múltiplas competências capazes de entender a escola como um espaço capaz de tornar seus alunos livres e autônomos, mesmo sendo uma contradição difícil de ser superada. Encontrar no professor um sujeito que é ao mesmo tempo lá de fora e do presídio, mas que não permite limitações em sua atuação pode auxiliar na restauração da confiança desse aluno detento e da sociedade.
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Para tanto, fez-se necessário analisar e compreender as modificações da Lei de Execução Penal de 1984, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394) e o Plano Nacional de Educação (PNE), que norteiam a condição dos alunos detentos bem como a formação profissional de um educador graduado em Geografia e a sua prática de ensino voltada a esses alunos. Contribuindo com esse trabalho, utilizou-se como sugestão, a análise de um modelo de educação exitosa que prioriza a intervenção de acadêmicos nas áreas especificas no processo de ensino e aprendizagem, como é desenvolvida no Presídio de Araguaína (TO). A pesquisa teve como principal objetivo, identificar o modelo de ensino da Escola Municipal “Vitório Barbosa” da Unidade Prisional de Parintins, e conhecer experiências da Educação de Jovens e Adultos-EJA, desenvolvidos em outra unidade prisional com o intuito de propor alternativas para favorecer o ensino e a aprendizagem na referida Unidade. Considerando que o direito à educação permite a escolarização, criando condições de melhor exercício de sua cidadania, através das diferentes modalidades educacionais favorecendo a reintegração social. A pesquisa apontou que ensinar exige um processo de reflexão e participação de todos os atores sociais responsáveis por esse processo e, ao mesmo tempo solicita do professor mediante atuação no ambiente escolar específico como em uma Unidade Prisional, o desenvolvimento de múltiplas competências capazes de entender a escola como um espaço capaz de tornar seus alunos livres e autônomos, mesmo sendo uma contradição difícil de ser superada. Encontrar no professor um sujeito que é ao mesmo tempo lá de fora e do presídio, mas que não permite limitações em sua atuação pode auxiliar na restauração da confiança desse aluno detento e da sociedade.The present work presents references for innovations to the teaching and learning process of Youth and Adult Education - EJA, a teaching modality developed with students in custody of the Municipal School "Vitório Barbosa" in Parintins Prison, located at the corner of the streets Unidas And Paes de Andrade. Throughout the development of this work, qualitative research was used for the interpretation of the world through the consciousness of man, in a process of formation, acts, relationships, thoughts, memories and feelings. In order to do so, it was necessary to analyze and understand the modifications of the Penal Enforcement Act of 1984, the National Education Guidelines and Bases Law (Law 9394), and the National Education Plan (PNE), which govern the condition of detained students As well as the professional training of an educator graduated in Geography and his teaching practice aimed at these students. As a suggestion, the analysis of a successful education model that prioritizes the intervention of academics in the specific areas in the teaching and learning process, as it is developed in the Araguaína Prison (TO), has been used as a suggestion. The main objective of the research was to identify the teaching model of the Municipal School "Vitório Barbosa" of the Parintins Prison Unit, and to learn about the experiences of the Youth and Adult Education - EJA, developed in another prison unit with the purpose of proposing alternatives to favor Teaching and learning in the Unit. Considering that the right to education allows for schooling, creating conditions for better exercise of their citizenship, through different educational modalities favoring social reintegration. The research pointed out that teaching requires a process of reflection and participation of all social actors responsible for this process and, at the same time, asks the teacher through the specific school environment as in a Prison Unit, the development of multiple skills capable of understanding the School as a space capable of making its students free and autonomous, even though it is a contradiction difficult to overcome. Finding in the teacher a subject who is both out there and in the prison, but who does not allow limitations in his performance can help in the restoration of the trust of that student inmate and society.Universidade do Estado do Amazonas2017-09-15T18:38:38Z2017-08-302017-09-15T18:38:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/635porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Márcioreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T16:47:25Zoai:repositorioinstitucional:riuea/635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:41.089599Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
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