A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amberlene Ramos de
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/718
Resumo: O presente trabalho tem como temática “A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do II Ciclo do ensino fundamental da Escola Professora Maria Batista Lopes”. O trabalho teve como objetivo investigar a indisciplina, suas principais causas e interferência na aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, os questionários e a observação participante. A pesquisa está composta em três capítulos, o primeiro apresenta o referencial teórico composto pelo conceito de indisciplina no ambiente escolar, indisciplina na sala de aula, influências no comportamento dos alunos e a família como causa da indisciplina. O II capítulo se refere a Metodologia, com a aplicação de questionários para um professor da turma do 5º ano “C” e aos alunos. O III capítulo apresenta a discussão dos resultados, com os itens perfil dos sujeitos entrevistados e análises das respostas dos sujeitos da pesquisa. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que o professor sabe que são vários fatores que contribui para o acarretamento da indisciplina em sala de aula, mas, contudo atribui à culpa a família como principais fatores por não saberem educar e por limites nos filhos, quanto os educandos acreditam que ocorre por algumas outras situações. Contudo, foi possível verificar que existe uma forte relação da noção de comportamento relacionado à indisciplina, uma variação de conceitos e principalmente, desses, percebeu-se a urgência de se trabalhar esta questão com os professores.
id UEA_27187801c823116e311f954d5ad9119e
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/718
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino FundamentalThe indiscipline in the classroom: causes and interference in the learning of the students of the 5th year of Elementary SchoolIndisciplina - Sala de aulaAprendizagem - interferênciaEnsino Fundamental - IndisciplinaO presente trabalho tem como temática “A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do II Ciclo do ensino fundamental da Escola Professora Maria Batista Lopes”. O trabalho teve como objetivo investigar a indisciplina, suas principais causas e interferência na aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, os questionários e a observação participante. A pesquisa está composta em três capítulos, o primeiro apresenta o referencial teórico composto pelo conceito de indisciplina no ambiente escolar, indisciplina na sala de aula, influências no comportamento dos alunos e a família como causa da indisciplina. O II capítulo se refere a Metodologia, com a aplicação de questionários para um professor da turma do 5º ano “C” e aos alunos. O III capítulo apresenta a discussão dos resultados, com os itens perfil dos sujeitos entrevistados e análises das respostas dos sujeitos da pesquisa. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que o professor sabe que são vários fatores que contribui para o acarretamento da indisciplina em sala de aula, mas, contudo atribui à culpa a família como principais fatores por não saberem educar e por limites nos filhos, quanto os educandos acreditam que ocorre por algumas outras situações. Contudo, foi possível verificar que existe uma forte relação da noção de comportamento relacionado à indisciplina, uma variação de conceitos e principalmente, desses, percebeu-se a urgência de se trabalhar esta questão com os professores.El presente trabajo tiene como temática: “La indiciplina em sala de estúdio: causas y interferecias en el aprendizaje de los alunos del 5º ano del II ciclo del aprendizaje fundamental de la Escuela Profesora Maria Batista Lopes”. El trabajo tiene como objetivo investigar la indiciplina, sus principales causas y interferência em el aprendizaje de los alumnos. Se utilizo el estudio de campo como metodologia, bien como la pesquisa bibliográfica, los questionarios y la observación participante. La pesquisa está compuesta em três capítulos, el primer presenta el referencial teórico compuesto por el concepto de la indiciplina em sala de estudio, influyencias em el comportamento de los alunos y la familia como causa de la indisciplina. Lo II capitulo se refiere a la metodologia, con aplicación de questionarios para el profesor de la turma del 5º ano “C” y a los alumnos. El III capitulo presenta la discusión de los resultados, de ese trabajo de pesquisa revelán que el profesor sabe que son vários factores que contribuyrón para el acaretamiento de la indiciplina en sala de estudio, pero, contodo se atribuye la culpa a la família como principal fator por no tener conocimento de educar y por limites a sus hijos, cuanto los alunos creen que ocorre por algunas otras situaciones. Contudo, fue posible verificar que existe uma flerte relación de noción de conceptos y principalmente, de eses, se reconocio la urgência de trabajar está cuestión com los profesores.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-14T17:45:56Z2017-11-142017-11-14T17:45:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/718porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amberlene Ramos dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T14:28:05ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
The indiscipline in the classroom: causes and interference in the learning of the students of the 5th year of Elementary School
title A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
Oliveira, Amberlene Ramos de
Indisciplina - Sala de aula
Aprendizagem - interferência
Ensino Fundamental - Indisciplina
title_short A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
title_full A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
title_sort A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
author Oliveira, Amberlene Ramos de
author_facet Oliveira, Amberlene Ramos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amberlene Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina - Sala de aula
Aprendizagem - interferência
Ensino Fundamental - Indisciplina
topic Indisciplina - Sala de aula
Aprendizagem - interferência
Ensino Fundamental - Indisciplina
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como temática “A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do II Ciclo do ensino fundamental da Escola Professora Maria Batista Lopes”. O trabalho teve como objetivo investigar a indisciplina, suas principais causas e interferência na aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, os questionários e a observação participante. A pesquisa está composta em três capítulos, o primeiro apresenta o referencial teórico composto pelo conceito de indisciplina no ambiente escolar, indisciplina na sala de aula, influências no comportamento dos alunos e a família como causa da indisciplina. O II capítulo se refere a Metodologia, com a aplicação de questionários para um professor da turma do 5º ano “C” e aos alunos. O III capítulo apresenta a discussão dos resultados, com os itens perfil dos sujeitos entrevistados e análises das respostas dos sujeitos da pesquisa. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que o professor sabe que são vários fatores que contribui para o acarretamento da indisciplina em sala de aula, mas, contudo atribui à culpa a família como principais fatores por não saberem educar e por limites nos filhos, quanto os educandos acreditam que ocorre por algumas outras situações. Contudo, foi possível verificar que existe uma forte relação da noção de comportamento relacionado à indisciplina, uma variação de conceitos e principalmente, desses, percebeu-se a urgência de se trabalhar esta questão com os professores.
El presente trabajo tiene como temática: “La indiciplina em sala de estúdio: causas y interferecias en el aprendizaje de los alunos del 5º ano del II ciclo del aprendizaje fundamental de la Escuela Profesora Maria Batista Lopes”. El trabajo tiene como objetivo investigar la indiciplina, sus principales causas y interferência em el aprendizaje de los alumnos. Se utilizo el estudio de campo como metodologia, bien como la pesquisa bibliográfica, los questionarios y la observación participante. La pesquisa está compuesta em três capítulos, el primer presenta el referencial teórico compuesto por el concepto de la indiciplina em sala de estudio, influyencias em el comportamento de los alunos y la familia como causa de la indisciplina. Lo II capitulo se refiere a la metodologia, con aplicación de questionarios para el profesor de la turma del 5º ano “C” y a los alumnos. El III capitulo presenta la discusión de los resultados, de ese trabajo de pesquisa revelán que el profesor sabe que son vários factores que contribuyrón para el acaretamiento de la indiciplina en sala de estudio, pero, contodo se atribuye la culpa a la família como principal fator por no tener conocimento de educar y por limites a sus hijos, cuanto los alunos creen que ocorre por algunas otras situaciones. Contudo, fue posible verificar que existe uma flerte relación de noción de conceptos y principalmente, de eses, se reconocio la urgência de trabajar está cuestión com los profesores.
description O presente trabalho tem como temática “A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do II Ciclo do ensino fundamental da Escola Professora Maria Batista Lopes”. O trabalho teve como objetivo investigar a indisciplina, suas principais causas e interferência na aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, os questionários e a observação participante. A pesquisa está composta em três capítulos, o primeiro apresenta o referencial teórico composto pelo conceito de indisciplina no ambiente escolar, indisciplina na sala de aula, influências no comportamento dos alunos e a família como causa da indisciplina. O II capítulo se refere a Metodologia, com a aplicação de questionários para um professor da turma do 5º ano “C” e aos alunos. O III capítulo apresenta a discussão dos resultados, com os itens perfil dos sujeitos entrevistados e análises das respostas dos sujeitos da pesquisa. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que o professor sabe que são vários fatores que contribui para o acarretamento da indisciplina em sala de aula, mas, contudo atribui à culpa a família como principais fatores por não saberem educar e por limites nos filhos, quanto os educandos acreditam que ocorre por algumas outras situações. Contudo, foi possível verificar que existe uma forte relação da noção de comportamento relacionado à indisciplina, uma variação de conceitos e principalmente, desses, percebeu-se a urgência de se trabalhar esta questão com os professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14T17:45:56Z
2017-11-14
2017-11-14T17:45:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/718
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829747357155328