A interface entre alfabetização científica e divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Evanilda Figueiredo Gonçalves da, Gonçalves, Carolina Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5126
Resumo: The Scientific Literacy and Science Communication are thematic, although distinct, intrinsically linked and discussed widely in the area of Science Education. In this paper we discussed the meaning and necessity of Scientific Literacy, relating it to science communication. We emphasize in both their inherent social aspect that deals with the access of ordinary people to science, giving them information and subsidies to actively participate in society as a critical and conscious beings. The methodology used consisted of bibliographical research with reference to authors as Chassot (2011), Lorenzetti and Delizoicov (2001) Cachapuz et al. (2005), and Durant (2005). In a first moment, we reflect about the meaning of the term scientific literacy, highlighting the possibility and necessity of it in today's society. And finally, we point that science communication is fundamental in the task of presenting science to citizen, in order to help him to achieve scientifically literate condition and can intervene actively and critically in society. Key-words: Scientific Literacy. Science Communication. Science.
id UEA_2f61d8b569a3623d5ef139e2f1ee6672
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5126
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A interface entre alfabetização científica e divulgação científicaThe interface between Scientific Literacy and Scientific PopularizationAlfabetização CientíficaDivulgação CientíficaCiênciaCiênciasThe Scientific Literacy and Science Communication are thematic, although distinct, intrinsically linked and discussed widely in the area of Science Education. In this paper we discussed the meaning and necessity of Scientific Literacy, relating it to science communication. We emphasize in both their inherent social aspect that deals with the access of ordinary people to science, giving them information and subsidies to actively participate in society as a critical and conscious beings. The methodology used consisted of bibliographical research with reference to authors as Chassot (2011), Lorenzetti and Delizoicov (2001) Cachapuz et al. (2005), and Durant (2005). In a first moment, we reflect about the meaning of the term scientific literacy, highlighting the possibility and necessity of it in today's society. And finally, we point that science communication is fundamental in the task of presenting science to citizen, in order to help him to achieve scientifically literate condition and can intervene actively and critically in society. Key-words: Scientific Literacy. Science Communication. Science.A Alfabetização Científica e a Divulgação Científica são temáticas que, embora distintas, estão intrinsecamente relacionadas e amplamente discutidas na área do Ensino de Ciências. Neste artigo, discutimos o significado e a necessidade da Alfabetização Científica, relacionando-a a Divulgação Científica. Destacamos, em ambas, seu inerente aspecto social que lida com o acesso do cidadão comum à ciência, conferindo-lhe informações e subsídios para participar ativamente da sociedade como seres críticos e conscientes. A metodologia utilizada constituiu-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referência os seguintes autores: Chassot (2011), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Cachapuz et al. (2005), e Durant (2005). Em um primeiro momento, refletimos sobre o significado do termo Alfabetização Científica, em seguida destacamos suas possibilidades e necessidade na sociedade atual. E, finalmente, destacamos que a Divulgação Científica é fundamental na tarefa de apresentar a ciência ao cidadão, a fim de que este alcance a condição de alfabetizado cientificamente e possa intervir ativa e criticamente na sociedade. Palavras-chave: Alfabetização Científica. Divulgação Científica. CiênciaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-09-02T20:28:57Z2024-09-10T17:40:51Z2020-08-042020-09-02T20:28:57Z2012-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfASTOLFI, J.P. Quelle Formation Scientifique pour l’École Primaire? Didaskalia, n.7, décembre, 1995. ATKIN, J. M.; HELMS, J. Getting serious about priorities in science education. Studies in Science Education, Leeds (England), v. 21, p. 1-20, 1993. AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê?, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, junho, 2001. CACHAPUZ, A., et al. A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARSON, R. Primavera silenciosa. Barcelona: Grijalbo, 1980. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011. CHRISTOVÃO, H. T.; BRAGA, G. M. Ciência da Informação e Sociologia do Conhecimento Científico: a intertematicidade plural. Transinformação, v. 9, n 3, p. 33 – 45, 1997. DECLARAÇÃO DE BUDAPESTE. Marco general de acción de la declaración de Budapest, 1999. Disponível em: <http://www.unesco.org/science/wcs/esp/declaracion>. Acesso em: 06 jan. 2012. DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. DURANT, J. O que é Alfabetização Científica? In MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I. de C. (Org.) Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 27 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 FENSHAM, P. J. De nouveaux guides pour l’alphabétisation scientifique. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Toronto, v. 2, n. 2, p. 133-149, 2002. GIL-PÉREZ, D.; VILCHES-PEÑA, A. Una Alfabetización Científica para el Siglo XXI: Obstáculos y Propuestas de Actuación. Investigación en la Escuela, v.43, n.1, p. 27-37, 2001. HURD, P.D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World, Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. JENKINS, E. W. School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, London, v. 21, n. 7, p. 703-710, 1999. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: a conceptual overview. Science Education, v.84, n.1, p. 71-94, 2000. MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 03, n.1, junho de 2001. LOUREIRO, J. M. M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação. Brasília: IBICT, v. 32, n. 1, p. 88-98, jan./abr. 2003. NORRIS, S.P.; PHILLIPS, L.M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy. Science Education. v.87, n.2, p. 224-240, 2003. PRAIA, J.; GIL- PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Revista Ciência & Educação, v. 13, no 2, p. 141-156, 2007. RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Divulgação Científica e Ensino de Física: intenções, funções e vertentes. In: Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2006. SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, set./dez. 2007 ______; MORTIMER, E.F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, 95-111, 2001. ______; SCHNETZLER, R. P. Ciência e educação para a cidadania. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, J. R. de. Ética e cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, 1998. SÃO TIAGO, S. Divulgação Cientifica e educação; Divulgação científica e sociedade. TV Escola Salto para o futuro. Rio de Janeiro: abril, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 28 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, 59-77, 2011. SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995. SILVA, H. C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica, 2005. WAGENSBERG, J. Museu pra criança ver (e sentir, tocar, ouvir, cheirar e conversar). In: MASSARANI, L. (Org.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5126porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Cíntia Emanuelly RamosSilva, Evanilda Figueiredo Gonçalves daGonçalves, Carolina Brandãoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T21:02:33Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5126Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T21:02:33Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
The interface between Scientific Literacy and Scientific Popularization
title A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
spellingShingle A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos
Alfabetização Científica
Divulgação Científica
Ciência
Ciências
title_short A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
title_full A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
title_fullStr A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
title_full_unstemmed A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
title_sort A interface entre alfabetização científica e divulgação científica
author Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos
author_facet Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos
Silva, Evanilda Figueiredo Gonçalves da
Gonçalves, Carolina Brandão
author_role author
author2 Silva, Evanilda Figueiredo Gonçalves da
Gonçalves, Carolina Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cíntia Emanuelly Ramos
Silva, Evanilda Figueiredo Gonçalves da
Gonçalves, Carolina Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Divulgação Científica
Ciência
Ciências
topic Alfabetização Científica
Divulgação Científica
Ciência
Ciências
description The Scientific Literacy and Science Communication are thematic, although distinct, intrinsically linked and discussed widely in the area of Science Education. In this paper we discussed the meaning and necessity of Scientific Literacy, relating it to science communication. We emphasize in both their inherent social aspect that deals with the access of ordinary people to science, giving them information and subsidies to actively participate in society as a critical and conscious beings. The methodology used consisted of bibliographical research with reference to authors as Chassot (2011), Lorenzetti and Delizoicov (2001) Cachapuz et al. (2005), and Durant (2005). In a first moment, we reflect about the meaning of the term scientific literacy, highlighting the possibility and necessity of it in today's society. And finally, we point that science communication is fundamental in the task of presenting science to citizen, in order to help him to achieve scientifically literate condition and can intervene actively and critically in society. Key-words: Scientific Literacy. Science Communication. Science.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-11
2020-09-02T20:28:57Z
2020-08-04
2020-09-02T20:28:57Z
2024-09-10T17:40:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASTOLFI, J.P. Quelle Formation Scientifique pour l’École Primaire? Didaskalia, n.7, décembre, 1995. ATKIN, J. M.; HELMS, J. Getting serious about priorities in science education. Studies in Science Education, Leeds (England), v. 21, p. 1-20, 1993. AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê?, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, junho, 2001. CACHAPUZ, A., et al. A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARSON, R. Primavera silenciosa. Barcelona: Grijalbo, 1980. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011. CHRISTOVÃO, H. T.; BRAGA, G. M. Ciência da Informação e Sociologia do Conhecimento Científico: a intertematicidade plural. Transinformação, v. 9, n 3, p. 33 – 45, 1997. DECLARAÇÃO DE BUDAPESTE. Marco general de acción de la declaración de Budapest, 1999. Disponível em: <http://www.unesco.org/science/wcs/esp/declaracion>. Acesso em: 06 jan. 2012. DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. DURANT, J. O que é Alfabetização Científica? In MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I. de C. (Org.) Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 27 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 FENSHAM, P. J. De nouveaux guides pour l’alphabétisation scientifique. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Toronto, v. 2, n. 2, p. 133-149, 2002. GIL-PÉREZ, D.; VILCHES-PEÑA, A. Una Alfabetización Científica para el Siglo XXI: Obstáculos y Propuestas de Actuación. Investigación en la Escuela, v.43, n.1, p. 27-37, 2001. HURD, P.D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World, Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. JENKINS, E. W. School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, London, v. 21, n. 7, p. 703-710, 1999. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: a conceptual overview. Science Education, v.84, n.1, p. 71-94, 2000. MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 03, n.1, junho de 2001. LOUREIRO, J. M. M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação. Brasília: IBICT, v. 32, n. 1, p. 88-98, jan./abr. 2003. NORRIS, S.P.; PHILLIPS, L.M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy. Science Education. v.87, n.2, p. 224-240, 2003. PRAIA, J.; GIL- PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Revista Ciência & Educação, v. 13, no 2, p. 141-156, 2007. RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Divulgação Científica e Ensino de Física: intenções, funções e vertentes. In: Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2006. SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, set./dez. 2007 ______; MORTIMER, E.F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, 95-111, 2001. ______; SCHNETZLER, R. P. Ciência e educação para a cidadania. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, J. R. de. Ética e cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, 1998. SÃO TIAGO, S. Divulgação Cientifica e educação; Divulgação científica e sociedade. TV Escola Salto para o futuro. Rio de Janeiro: abril, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 28 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, 59-77, 2011. SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995. SILVA, H. C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica, 2005. WAGENSBERG, J. Museu pra criança ver (e sentir, tocar, ouvir, cheirar e conversar). In: MASSARANI, L. (Org.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008.
1984-7505
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5126
identifier_str_mv ASTOLFI, J.P. Quelle Formation Scientifique pour l’École Primaire? Didaskalia, n.7, décembre, 1995. ATKIN, J. M.; HELMS, J. Getting serious about priorities in science education. Studies in Science Education, Leeds (England), v. 21, p. 1-20, 1993. AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê?, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, junho, 2001. CACHAPUZ, A., et al. A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARSON, R. Primavera silenciosa. Barcelona: Grijalbo, 1980. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011. CHRISTOVÃO, H. T.; BRAGA, G. M. Ciência da Informação e Sociologia do Conhecimento Científico: a intertematicidade plural. Transinformação, v. 9, n 3, p. 33 – 45, 1997. DECLARAÇÃO DE BUDAPESTE. Marco general de acción de la declaración de Budapest, 1999. Disponível em: <http://www.unesco.org/science/wcs/esp/declaracion>. Acesso em: 06 jan. 2012. DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. DURANT, J. O que é Alfabetização Científica? In MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I. de C. (Org.) Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 27 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 FENSHAM, P. J. De nouveaux guides pour l’alphabétisation scientifique. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Toronto, v. 2, n. 2, p. 133-149, 2002. GIL-PÉREZ, D.; VILCHES-PEÑA, A. Una Alfabetización Científica para el Siglo XXI: Obstáculos y Propuestas de Actuación. Investigación en la Escuela, v.43, n.1, p. 27-37, 2001. HURD, P.D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World, Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. JENKINS, E. W. School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, London, v. 21, n. 7, p. 703-710, 1999. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: a conceptual overview. Science Education, v.84, n.1, p. 71-94, 2000. MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 03, n.1, junho de 2001. LOUREIRO, J. M. M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação. Brasília: IBICT, v. 32, n. 1, p. 88-98, jan./abr. 2003. NORRIS, S.P.; PHILLIPS, L.M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy. Science Education. v.87, n.2, p. 224-240, 2003. PRAIA, J.; GIL- PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Revista Ciência & Educação, v. 13, no 2, p. 141-156, 2007. RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Divulgação Científica e Ensino de Física: intenções, funções e vertentes. In: Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2006. SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, set./dez. 2007 ______; MORTIMER, E.F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, 95-111, 2001. ______; SCHNETZLER, R. P. Ciência e educação para a cidadania. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, J. R. de. Ética e cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, 1998. SÃO TIAGO, S. Divulgação Cientifica e educação; Divulgação científica e sociedade. TV Escola Salto para o futuro. Rio de Janeiro: abril, 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 28 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 5 | n. 9 | p.14-28 | ago-dez | 2012 SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, 59-77, 2011. SHAMOS, M. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995. SILVA, H. C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica, 2005. WAGENSBERG, J. Museu pra criança ver (e sentir, tocar, ouvir, cheirar e conversar). In: MASSARANI, L. (Org.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008.
1984-7505
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Amazônica de Ensino de Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701119804473344