A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/419 |
Resumo: | Em busca de relações entre o xadrez e a matemática, o presente trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica visando analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático em aulas de matemática. Assim, investigase a articulação entre o jogo de xadrez e aeducação matemática de alunos terceiro ano 1, 2, 3 e 4do Ensino Médio, na escola Estadual Professor Jorge Karan Netono município de Manaus, com o objetivo de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e analisou os conteúdos desenvolvidos, taiscomo geometria e frações. Usando o jogo de xadrez para o ensino destes conteúdos, verificamos uma melhora significativa no desempenho na disciplina de matemática e maior interesse e dedicação à matemática por parte dos alunos. |
id |
UEA_3bccf0f8698049ded92515d616aa719d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/419 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
spelling |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamentoThe importance of the construction of some geometric figures using the game chess for the cognitive development of the student and for his behavior changeXadrez - recurso didáticoEducação MatemáticaJogos educacionaisEnsino-aprendizagemEnsino da MatemáticaEm busca de relações entre o xadrez e a matemática, o presente trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica visando analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático em aulas de matemática. Assim, investigase a articulação entre o jogo de xadrez e aeducação matemática de alunos terceiro ano 1, 2, 3 e 4do Ensino Médio, na escola Estadual Professor Jorge Karan Netono município de Manaus, com o objetivo de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e analisou os conteúdos desenvolvidos, taiscomo geometria e frações. Usando o jogo de xadrez para o ensino destes conteúdos, verificamos uma melhora significativa no desempenho na disciplina de matemática e maior interesse e dedicação à matemática por parte dos alunos.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-19T18:45:50Z2017-08-19T18:45:50Z2017-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/419otherAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFrazão, Francisco Ursulino Siqueirareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T18:28:10ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento The importance of the construction of some geometric figures using the game chess for the cognitive development of the student and for his behavior change |
title |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento |
spellingShingle |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento Frazão, Francisco Ursulino Siqueira Xadrez - recurso didático Educação Matemática Jogos educacionais Ensino-aprendizagem Ensino da Matemática |
title_short |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento |
title_full |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento |
title_fullStr |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento |
title_full_unstemmed |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento |
title_sort |
A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento |
author |
Frazão, Francisco Ursulino Siqueira |
author_facet |
Frazão, Francisco Ursulino Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frazão, Francisco Ursulino Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Xadrez - recurso didático Educação Matemática Jogos educacionais Ensino-aprendizagem Ensino da Matemática |
topic |
Xadrez - recurso didático Educação Matemática Jogos educacionais Ensino-aprendizagem Ensino da Matemática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Em busca de relações entre o xadrez e a matemática, o presente trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica visando analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático em aulas de matemática. Assim, investigase a articulação entre o jogo de xadrez e aeducação matemática de alunos terceiro ano 1, 2, 3 e 4do Ensino Médio, na escola Estadual Professor Jorge Karan Netono município de Manaus, com o objetivo de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e analisou os conteúdos desenvolvidos, taiscomo geometria e frações. Usando o jogo de xadrez para o ensino destes conteúdos, verificamos uma melhora significativa no desempenho na disciplina de matemática e maior interesse e dedicação à matemática por parte dos alunos. |
description |
Em busca de relações entre o xadrez e a matemática, o presente trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica visando analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático em aulas de matemática. Assim, investigase a articulação entre o jogo de xadrez e aeducação matemática de alunos terceiro ano 1, 2, 3 e 4do Ensino Médio, na escola Estadual Professor Jorge Karan Netono município de Manaus, com o objetivo de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e analisou os conteúdos desenvolvidos, taiscomo geometria e frações. Usando o jogo de xadrez para o ensino destes conteúdos, verificamos uma melhora significativa no desempenho na disciplina de matemática e maior interesse e dedicação à matemática por parte dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-19T18:45:50Z 2017-08-19T18:45:50Z 2017-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/419 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829750895050752 |