Aprendendo língua estrangeira a partir das contribuições dos jogos teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vênus Maély Garcia de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2172
Resumo: Written in first person, this work parts from a research-action to investigate the relation between the teaching and learning of foreign languages and theater in accordance to the theatrical games proposed by Viola Spolin, that, according to whom, enable experiencing, being fully involved and allows the learners of foreign languages (FL) to learn in a participative way, since of one the biggest difficulties that have been noticed in terms of learning is the lack of applicability of the contents in a real context. It is also sought to think the theatrical art in a conscious way as a methodology that comes from my pedagogic practices, conveying its effectiveness, assuming the junction of theater and LE. The research counts on the interdisciplinarity due to the search and partnership with professionals from the Arts field, that have been giving me a much needed orientation about aspects that have been unknown to me, for having only being graduated in Languages, thus providing the exchange of ideas to fulfill the expectations about artistic, pedagogic and aesthetic comprehension. In doing that, this work proposes thinking about teaching-learning as of reflections that instigate the different forms of teaching and, mainly, of learning, especially when there are theories that approach the multiple intelligences defended by Howard Gardner, also discussed in this work.
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The research counts on the interdisciplinarity due to the search and partnership with professionals from the Arts field, that have been giving me a much needed orientation about aspects that have been unknown to me, for having only being graduated in Languages, thus providing the exchange of ideas to fulfill the expectations about artistic, pedagogic and aesthetic comprehension. In doing that, this work proposes thinking about teaching-learning as of reflections that instigate the different forms of teaching and, mainly, of learning, especially when there are theories that approach the multiple intelligences defended by Howard Gardner, also discussed in this work.Composto em primeira pessoa, este trabalho parte de uma pesquisa-ação para investigar as relações entre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e o teatro consoante os jogos teatrais propostos por Viola Spolin, que, segundo a autora, permitem experienciar e envolver-se por completo, possibilitando aos aprendentes de línguas estrangeiras (LE) o aprendizado de forma participativa, diante de dificuldades que se tem percebido quanto à aprendizagem, como a falta de aplicabilidade dos conteúdos em um real contexto. Busca-se também pensar a arte teatral de forma consciente enquanto metodologia, por meio de minhas práticas pedagógicas, mostrando sua eficácia e assumindo a junção de teatro e LE. A pesquisa conta com a interdisciplinaridade mediante a busca e a parceria com profissionais da área de Artes que muito têm me orientado sobre os aspectos que antes desconhecia por ter formação apenas em Letras, proporcionado assim a troca de ideias para atender as expectativas sobre a compreensão estética, pedagógica e artística. Dessa forma, esse trabalho propõe pensar ensino-aprendizagem a partir de reflexões que instigam as diferentes formas de ensinar e, principalmente, de aprender, sobretudo considerando teorias que abordam as múltiplas inteligências defendidas por Howard Gardner, também discutidas nesse trabalho.Universidade do Estado do AmazonasBrasilPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasUEASantos, Eneila Almeida doshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710Santos, Eneila Almeida doshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710Nascimento, Maria Evanyhttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350Santiago, Nereide de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1381059579094841Oliveira, Vênus Maély Garcia de2020-03-112020-03-10T17:50:30Z2019-09-222020-03-10T17:50:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2172porANTUNES, C. Inteligências múltiplas. São Paulo: Salesiana, 2001. ARMSTRONG, T. 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Composto em primeira pessoa, este trabalho parte de uma pesquisa-ação para investigar as relações entre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e o teatro consoante os jogos teatrais propostos por Viola Spolin, que, segundo a autora, permitem experienciar e envolver-se por completo, possibilitando aos aprendentes de línguas estrangeiras (LE) o aprendizado de forma participativa, diante de dificuldades que se tem percebido quanto à aprendizagem, como a falta de aplicabilidade dos conteúdos em um real contexto. Busca-se também pensar a arte teatral de forma consciente enquanto metodologia, por meio de minhas práticas pedagógicas, mostrando sua eficácia e assumindo a junção de teatro e LE. A pesquisa conta com a interdisciplinaridade mediante a busca e a parceria com profissionais da área de Artes que muito têm me orientado sobre os aspectos que antes desconhecia por ter formação apenas em Letras, proporcionado assim a troca de ideias para atender as expectativas sobre a compreensão estética, pedagógica e artística. Dessa forma, esse trabalho propõe pensar ensino-aprendizagem a partir de reflexões que instigam as diferentes formas de ensinar e, principalmente, de aprender, sobretudo considerando teorias que abordam as múltiplas inteligências defendidas por Howard Gardner, também discutidas nesse trabalho.
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