O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cecília Eller Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471
Resumo: O presente artigo investiga o papel do jogo no processo de aprendizagem de língua estrangeira, no tocante à relevância e à autenticidade. É feito um questionamento do conceito de autenticidade proposto pela abordagem comunicativista e das atividades de role play, tão difundidas dentro dessa perspectiva, nas quais o aluno precisa assumir o lugar de outro para falar na língua estrangeira. São feitas considerações sobre como o contato com uma língua estrangeira leva a um questionamento da própria identidade, uma vez que se entra em contato com uma nova maneira de pensar o mundo e a realidade, o que se marca por um estranhamento tanto do eu quanto do outro. A partir dessa perspectiva, apresenta-se o jogo como um agente catalisador para a introdução de um momento de verdadeira autenticidade, em que o aluno fala a partir da própria posição, não precisa fingir ser outro e se distanciar da própria realidade, se engaja numa atividade relevante e tem a oportunidade de se constituir enquanto sujeito na outra língua.
id UNESP-4_f0e590d312c13218c1173c9f0e614a69
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1471
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do euAprendizagemLíngua estrangeiraJogoIdentidadeAutênticoO presente artigo investiga o papel do jogo no processo de aprendizagem de língua estrangeira, no tocante à relevância e à autenticidade. É feito um questionamento do conceito de autenticidade proposto pela abordagem comunicativista e das atividades de role play, tão difundidas dentro dessa perspectiva, nas quais o aluno precisa assumir o lugar de outro para falar na língua estrangeira. São feitas considerações sobre como o contato com uma língua estrangeira leva a um questionamento da própria identidade, uma vez que se entra em contato com uma nova maneira de pensar o mundo e a realidade, o que se marca por um estranhamento tanto do eu quanto do outro. A partir dessa perspectiva, apresenta-se o jogo como um agente catalisador para a introdução de um momento de verdadeira autenticidade, em que o aluno fala a partir da própria posição, não precisa fingir ser outro e se distanciar da própria realidade, se engaja numa atividade relevante e tem a oportunidade de se constituir enquanto sujeito na outra língua.UNESP2009-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471ALFA: Revista de Linguística; v. 52 n. 1 (2008)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471/1176Copyright (c) 2008 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Cecília Eller Rodrigues2013-09-09T19:39:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1471Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:39:34Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
title O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
spellingShingle O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
Nascimento, Cecília Eller Rodrigues
Aprendizagem
Língua estrangeira
Jogo
Identidade
Autêntico
title_short O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
title_full O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
title_fullStr O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
title_full_unstemmed O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
title_sort O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
author Nascimento, Cecília Eller Rodrigues
author_facet Nascimento, Cecília Eller Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Cecília Eller Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Língua estrangeira
Jogo
Identidade
Autêntico
topic Aprendizagem
Língua estrangeira
Jogo
Identidade
Autêntico
description O presente artigo investiga o papel do jogo no processo de aprendizagem de língua estrangeira, no tocante à relevância e à autenticidade. É feito um questionamento do conceito de autenticidade proposto pela abordagem comunicativista e das atividades de role play, tão difundidas dentro dessa perspectiva, nas quais o aluno precisa assumir o lugar de outro para falar na língua estrangeira. São feitas considerações sobre como o contato com uma língua estrangeira leva a um questionamento da própria identidade, uma vez que se entra em contato com uma nova maneira de pensar o mundo e a realidade, o que se marca por um estranhamento tanto do eu quanto do outro. A partir dessa perspectiva, apresenta-se o jogo como um agente catalisador para a introdução de um momento de verdadeira autenticidade, em que o aluno fala a partir da própria posição, não precisa fingir ser outro e se distanciar da própria realidade, se engaja numa atividade relevante e tem a oportunidade de se constituir enquanto sujeito na outra língua.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471/1176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 52 n. 1 (2008)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214373716721664