O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alfa (São José do Rio Preto. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471 |
Resumo: | O presente artigo investiga o papel do jogo no processo de aprendizagem de língua estrangeira, no tocante à relevância e à autenticidade. É feito um questionamento do conceito de autenticidade proposto pela abordagem comunicativista e das atividades de role play, tão difundidas dentro dessa perspectiva, nas quais o aluno precisa assumir o lugar de outro para falar na língua estrangeira. São feitas considerações sobre como o contato com uma língua estrangeira leva a um questionamento da própria identidade, uma vez que se entra em contato com uma nova maneira de pensar o mundo e a realidade, o que se marca por um estranhamento tanto do eu quanto do outro. A partir dessa perspectiva, apresenta-se o jogo como um agente catalisador para a introdução de um momento de verdadeira autenticidade, em que o aluno fala a partir da própria posição, não precisa fingir ser outro e se distanciar da própria realidade, se engaja numa atividade relevante e tem a oportunidade de se constituir enquanto sujeito na outra língua. |
id |
UNESP-4_f0e590d312c13218c1173c9f0e614a69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1471 |
network_acronym_str |
UNESP-4 |
network_name_str |
Alfa (São José do Rio Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do euAprendizagemLíngua estrangeiraJogoIdentidadeAutênticoO presente artigo investiga o papel do jogo no processo de aprendizagem de língua estrangeira, no tocante à relevância e à autenticidade. É feito um questionamento do conceito de autenticidade proposto pela abordagem comunicativista e das atividades de role play, tão difundidas dentro dessa perspectiva, nas quais o aluno precisa assumir o lugar de outro para falar na língua estrangeira. São feitas considerações sobre como o contato com uma língua estrangeira leva a um questionamento da própria identidade, uma vez que se entra em contato com uma nova maneira de pensar o mundo e a realidade, o que se marca por um estranhamento tanto do eu quanto do outro. A partir dessa perspectiva, apresenta-se o jogo como um agente catalisador para a introdução de um momento de verdadeira autenticidade, em que o aluno fala a partir da própria posição, não precisa fingir ser outro e se distanciar da própria realidade, se engaja numa atividade relevante e tem a oportunidade de se constituir enquanto sujeito na outra língua.UNESP2009-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471ALFA: Revista de Linguística; v. 52 n. 1 (2008)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471/1176Copyright (c) 2008 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Cecília Eller Rodrigues2013-09-09T19:39:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1471Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:39:34Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu |
title |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu |
spellingShingle |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu Nascimento, Cecília Eller Rodrigues Aprendizagem Língua estrangeira Jogo Identidade Autêntico |
title_short |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu |
title_full |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu |
title_fullStr |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu |
title_full_unstemmed |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu |
title_sort |
O jogo na aula de língua estrangeira: espaço aberto para a manifestação do eu |
author |
Nascimento, Cecília Eller Rodrigues |
author_facet |
Nascimento, Cecília Eller Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Cecília Eller Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Língua estrangeira Jogo Identidade Autêntico |
topic |
Aprendizagem Língua estrangeira Jogo Identidade Autêntico |
description |
O presente artigo investiga o papel do jogo no processo de aprendizagem de língua estrangeira, no tocante à relevância e à autenticidade. É feito um questionamento do conceito de autenticidade proposto pela abordagem comunicativista e das atividades de role play, tão difundidas dentro dessa perspectiva, nas quais o aluno precisa assumir o lugar de outro para falar na língua estrangeira. São feitas considerações sobre como o contato com uma língua estrangeira leva a um questionamento da própria identidade, uma vez que se entra em contato com uma nova maneira de pensar o mundo e a realidade, o que se marca por um estranhamento tanto do eu quanto do outro. A partir dessa perspectiva, apresenta-se o jogo como um agente catalisador para a introdução de um momento de verdadeira autenticidade, em que o aluno fala a partir da própria posição, não precisa fingir ser outro e se distanciar da própria realidade, se engaja numa atividade relevante e tem a oportunidade de se constituir enquanto sujeito na outra língua. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1471/1176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 ALFA: Revista de Linguística info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 ALFA: Revista de Linguística |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
ALFA: Revista de Linguística; v. 52 n. 1 (2008) 1981-5794 reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Alfa (São José do Rio Preto. Online) |
collection |
Alfa (São José do Rio Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
alfa@unesp.br |
_version_ |
1800214373716721664 |