Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Rita Santos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
Resumo: This work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as well as to analyze the role of the school manager as an articulator of students' learning. Field research was carried out through a qualitative research with the application of questionnaires for management, pedagogy, teachers and the student mother. The results showed that school management and learning are intertwined and are modified according to government changes.
id UEA_58757d297539061ce7aea6b11781c6c5
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1769
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunosManager performance and student learningGestão EscolarSchool managementOrganização da EscolaSchool organizationAprendizagemLearningEnsino AprendizagemThis work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as well as to analyze the role of the school manager as an articulator of students' learning. Field research was carried out through a qualitative research with the application of questionnaires for management, pedagogy, teachers and the student mother. The results showed that school management and learning are intertwined and are modified according to government changes.Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do gestor escolar e o reflexo de suas ações na aprendizagem dos alunos, busca ainda entender as diferentes concepções de gestão escolar e refletir sobre os desafios da atuação do gestor em relação as ações pedagógicas articuladas às aprendizagens dos alunos.Para o caminho metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante e aplicação de questionários para gestora, pedagoga, professoras e mãe de aluno. Os resultados demonstraram que gestão escolar e aprendizagem estão interligadas. Além disso, a atuação é fortemente influenciada pelas políticas de governos.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAAraújo, Cristina Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953Menezes, Maria Quitéria Afonsohttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507Afonso, Angela Mariahttp://lattes.cnpq.br/9449111149410129Oliveira, Maria Rita Santos de2019-10-22T18:05:09Z2018-12-032019-10-22T18:05:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Rita Santos de. Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018.http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769porBRASIL. INEP. Ideb. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Apresentação. Disponível em: > Acesso em: 23 nov. 2018. ______. Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Ementa Constitucional n. 20, de 15-12-1988. 21. Ed. São Paulo: Saraíva, 1999. ______. Lei nº 13.005/ 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Lei nº 9.394/ 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320 /65.pdf?sequence=3. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Decreto nº. 6.094/2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm. Acesso em: 27 out. 2018. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. LIBÂNEO, José Carlos et al (org.) Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10. ed. rev. e ampl. – São Paulo, 2012. ______, José Carlos. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, José Carlos. Gestão Democrática da Escola Pública. 3.ed. São Paulo, Ática, 2005. ______, José Carlos. Organização e Gestão da escola:Teoria e Prática. rev. e ampl. – São Paulo: Cortez, 2003. MOREIRA , Antonio. A busca da autonomia docente nas práticas curriculares no Brasil In:OLIVEIRA, Maria Rita N.S. et al (org). Curriculo, didática e formação de professores. 1. Ed.- Campinas, SP: Papirus, 2013. ( 1995-2000): Avanços, desafios e tensões”.Revista Brasileira de Educação, v. 18, pp.65-81. PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, Vitor Henrique. Administração Escolar, Introdução Crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006. ______, Vitor Henrique. Eleição de Diretores: A escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996. VIEIRA, Sofia Lerche e VIDAL, Eloísa Maia. Estudos & Pesquisas: contribuições para políticas educacionais – Relatório Final. Fortaleza: Fundação Victor Civita, 2013. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2014.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-10-22T18:05:09Zoai:repositorioinstitucional:riuea/1769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:30.682320Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
Manager performance and student learning
title Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
spellingShingle Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
Oliveira, Maria Rita Santos de
Gestão Escolar
School management
Organização da Escola
School organization
Aprendizagem
Learning
Ensino Aprendizagem
title_short Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_full Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_fullStr Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_full_unstemmed Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
title_sort Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
author Oliveira, Maria Rita Santos de
author_facet Oliveira, Maria Rita Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Cristina Carvalho de
http://lattes.cnpq.br/7160553382993953
Menezes, Maria Quitéria Afonso
http://lattes.cnpq.br/4722394507636507
Afonso, Angela Maria
http://lattes.cnpq.br/9449111149410129
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Rita Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar
School management
Organização da Escola
School organization
Aprendizagem
Learning
Ensino Aprendizagem
topic Gestão Escolar
School management
Organização da Escola
School organization
Aprendizagem
Learning
Ensino Aprendizagem
description This work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as well as to analyze the role of the school manager as an articulator of students' learning. Field research was carried out through a qualitative research with the application of questionnaires for management, pedagogy, teachers and the student mother. The results showed that school management and learning are intertwined and are modified according to government changes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
2019-10-22T18:05:09Z
2019-10-22T18:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Rita Santos de. Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018.
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Rita Santos de. Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018.
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BRASIL. INEP. Ideb. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Apresentação. Disponível em: > Acesso em: 23 nov. 2018. ______. Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Ementa Constitucional n. 20, de 15-12-1988. 21. Ed. São Paulo: Saraíva, 1999. ______. Lei nº 13.005/ 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Lei nº 9.394/ 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320 /65.pdf?sequence=3. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Decreto nº. 6.094/2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm. Acesso em: 27 out. 2018. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. LIBÂNEO, José Carlos et al (org.) Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10. ed. rev. e ampl. – São Paulo, 2012. ______, José Carlos. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, José Carlos. Gestão Democrática da Escola Pública. 3.ed. São Paulo, Ática, 2005. ______, José Carlos. Organização e Gestão da escola:Teoria e Prática. rev. e ampl. – São Paulo: Cortez, 2003. MOREIRA , Antonio. A busca da autonomia docente nas práticas curriculares no Brasil In:OLIVEIRA, Maria Rita N.S. et al (org). Curriculo, didática e formação de professores. 1. Ed.- Campinas, SP: Papirus, 2013. ( 1995-2000): Avanços, desafios e tensões”.Revista Brasileira de Educação, v. 18, pp.65-81. PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, Vitor Henrique. Administração Escolar, Introdução Crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006. ______, Vitor Henrique. Eleição de Diretores: A escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996. VIEIRA, Sofia Lerche e VIDAL, Eloísa Maia. Estudos & Pesquisas: contribuições para políticas educacionais – Relatório Final. Fortaleza: Fundação Victor Civita, 2013. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203844493508608