Os animais da terra : do texto literário aos formatos cinematográficos de roteiro e storyboard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Michelle Marques de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1859
Resumo: In filmography that addresses the Amazon there are often impregnated productions with a colonizing and full vision of stereotypical characters, as in much of the literature produced in and on Amazon. Most have these Amazonian clichés, with rare exceptions, like the works of Milton Hatoum and Vicente Franz Cecim. The book "Earth's Animals", which makes up the "Journey to Andara" cycle - oO invisible book, Vicente Franz Cecim, is a case following an opposite direction, speaks of the Amazon, without being obvious, of transfigured form and metaphorical. Starting from this text, we sought, the possibility of transposing the literary work for the film formats script and storyboard, glimpse concretely a plastic proposal that works near the Amazon visuality suggested in the text. And in the work implementation process, when using the film language, observe the characteristics or fundamental structures of the text, to go through the adaptation, allow to remain with the identity of the work. As well as take advantage of this route of the creative process to understand, identify milestones, evaluate and reflect on possible ways to perform the semiotic transposition of that work, proposing the end, an aesthetic construction that matches the literary text, and contribute with the possibility of building an Amazonian filmography not stereotypical. KEYWORDS: Film; adaptation; storyboard; Amazon, Cecim
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spelling Os animais da terra : do texto literário aos formatos cinematográficos de roteiro e storyboardCinemaAdaptaçãoStoryboardAmazôniaCecimLínguistica, Letras e ArtesIn filmography that addresses the Amazon there are often impregnated productions with a colonizing and full vision of stereotypical characters, as in much of the literature produced in and on Amazon. Most have these Amazonian clichés, with rare exceptions, like the works of Milton Hatoum and Vicente Franz Cecim. The book "Earth's Animals", which makes up the "Journey to Andara" cycle - oO invisible book, Vicente Franz Cecim, is a case following an opposite direction, speaks of the Amazon, without being obvious, of transfigured form and metaphorical. Starting from this text, we sought, the possibility of transposing the literary work for the film formats script and storyboard, glimpse concretely a plastic proposal that works near the Amazon visuality suggested in the text. And in the work implementation process, when using the film language, observe the characteristics or fundamental structures of the text, to go through the adaptation, allow to remain with the identity of the work. As well as take advantage of this route of the creative process to understand, identify milestones, evaluate and reflect on possible ways to perform the semiotic transposition of that work, proposing the end, an aesthetic construction that matches the literary text, and contribute with the possibility of building an Amazonian filmography not stereotypical. KEYWORDS: Film; adaptation; storyboard; Amazon, CecimNa filmografia que aborda a Amazônia é frequente encontrar produções impregnadas com uma visão colonizadora e cheias de personagens estereotipados, assim como em grande parte da literatura produzida na e sobre a Amazônia. A maioria possui esses clichês amazônicos, com raras exceções, a exemplo das obras de Milton Hatoum e Vicente Franz Cecim. A obra “Os Animais da Terra”, que compõe o ciclo “Viagem a Andara” – oO livro invisível, de Vicente Franz Cecim, é um desses casos que segue um sentido oposto, fala da Amazônia, sem ser óbvia, de forma transfigurada e metafórica. Partindo-se desse texto, buscou-se, na possibilidade de transpor a obra literária para os formatos cinematográficos de roteiro e storyboard, vislumbrar de forma concreta uma proposta plástica que trabalhe uma visualidade amazônica próxima à sugerida no texto. E nesse processo de transposição da obra, ao se utilizar da linguagem fílmica, observar as características ou estruturas fundamentais do texto que, ao passar pela adaptação, permitam com que permaneça a identidade da obra. Assim como, aproveitar esse percurso do processo criativo para perceber, identificar as principais etapas, avaliar e refletir sobre possíveis caminhos para realização do processo de transposição sígnica da obra mencionada, propondo ao final, uma construção estética que se equipare ao texto literário, e contribuir com a possibilidade de construção de uma filmografia amazônica não estereotipada. PALAVRAS-CHAVE: Cinema; adaptação; storyboard; Amazônia, CecimUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPrograma de Pós-Graduação em Letras e ArtesMatos, Maurício Gomes deMatos, Maurício Gomes deCavalheiro, Juciane dos SantosSouza, Luiz Carlos Martins deMoraes, Michelle Marques de2019-12-17T16:13:00Z2024-09-05T13:09:53Z2019-12-142019-12-17T16:13:00Z2014-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1859porANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Tradução: Teresa Otoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. ARAUJO, Naiara. Cinema e Literatura: adaptação ou hipertextualização? LITTERA ONLINE, Suplemento Literário da UFMA, Número 3, p.16, 2011. BAUDRILLAR, Jean. Simulacros e Simulação. Tradução: Maria João da Costa Pereira. Ed. Antropos, 1991. BAZIN, André. O Cinema. Ensaios. Tradução: Eloisa Araujo Ribeiro. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1991. BETTON, Gerárd. Estética do Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987. BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005. BRESSON, Robert. Notas sobre el cinematografo. Mexico: Ed. Era, 1979. CAMELO, Polyanna. O beijo invisível do onírico: na linguagem imaginária de Andara. Recife: O autor, 2010. (Tese originalmente apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco para obtenção do grau de doutora em Teoria da Literatura.) CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Tradução: Fernando Albagli e Benjamin Albagli. 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Título: O Escritor e a palavra. 12.04.2011 Disponível em: http://oescritoreapalavra.wordpress.com/2011/04/12/entrevista-devicente- franz-cecim/Visitado em: maio 2012 FERNANDES, Hercília. Vicente Franz Cecim: o Serdespanto em Andara. Blog novidades & velharias, 2009. Disponível em: http://novidadesevelhariasfernandeshercilia. blogspot.com.br/2009/02/vicente-franz-cecim-o-serdespanto-em.html Os 10 monumentos históricos antigos mais intrigantes. Disponível em: http://hypescience.com/os-10-monumentos-religiosos-antigos-mais-intrigantes/ SIMONETI, Juliana. A literatura-fantasma de Vicente Cecim. In Jornal Cruzeiro do Sul, página 1 do caderno D, 2008. Disponível em <http://vidraguas.com.br/wordpress/2008/08/27/a-literatura-fantasma-de-vicentececim/> Vicente Cecim: paixão pela literatura. Portal ORM. Disponível em: http://www.orm.com.br/plantao/imprimir.asp?id_noticia=371452Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-05T13:19:11Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1859Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-05T13:19:11Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
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