Aspectos funcionais da trilha sonora para videogame no gênero RPG: um estudo do jogo Final Fantasy VII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1333 |
Resumo: | Este trabalho procura investigar os diferentes aspectos funcionais da trilha sonora para jogos de videogame do gênero RPG, tendo como objeto de estudo o jogo Final Fantasy VII. Em um primeiro momento, busca elucidar, através de um panorama histórico, o desenvolvimento estético da música para videogame, focando na transformação do som e da música ao longo dos anos e tendo como fio condutor os limites impostos pela tecnologia. Após isto, baseado no conceito central de imersão, explora algumas das diferentes funções da música nos jogos de RPG, identificando as principais técnicas composicionais utilizadas pelos compositores Por fim, analisa-se alguns dos diferentes elementos funcionais da trilha sonora do jogo Final Fantasy VII. Tem como objetivo evidenciar diferentes escolhas musicais utilizadas pelo compositor Nobuo Uematsu para melhor relacionar a música com a narrativa do jogo, assim como apontar as funções que a trilha sonora desempenha em cada exemplo analisado. |
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Aspectos funcionais da trilha sonora para videogame no gênero RPG: um estudo do jogo Final Fantasy VIIFunctional Aspects of the Video Game Soundtrack in the RPG Genre: A Study of the Final Fantasy VII GameVideogameTrilha SonoraRPGFuncionalidadeEste trabalho procura investigar os diferentes aspectos funcionais da trilha sonora para jogos de videogame do gênero RPG, tendo como objeto de estudo o jogo Final Fantasy VII. Em um primeiro momento, busca elucidar, através de um panorama histórico, o desenvolvimento estético da música para videogame, focando na transformação do som e da música ao longo dos anos e tendo como fio condutor os limites impostos pela tecnologia. Após isto, baseado no conceito central de imersão, explora algumas das diferentes funções da música nos jogos de RPG, identificando as principais técnicas composicionais utilizadas pelos compositores Por fim, analisa-se alguns dos diferentes elementos funcionais da trilha sonora do jogo Final Fantasy VII. Tem como objetivo evidenciar diferentes escolhas musicais utilizadas pelo compositor Nobuo Uematsu para melhor relacionar a música com a narrativa do jogo, assim como apontar as funções que a trilha sonora desempenha em cada exemplo analisado.This research intends to investigate the different functional aspects of the soundtrack associated to videogames of the RPG genre, specifically as it occurs in the game Final Fantasy VII. Firstly, it aims to trace a historic broadline of the development of videogame music, focusing on the transformation of sound and music throughout the years under the constraints of the media‘s technological limitations. Secondly, based on the central concept of immersion, it explores some of the different functions of music in the RPG videogames, identifying the most important compositional techniques used by different composers. Lastly, it analyses some of the functional aspects of Final Fantasy VII‘ soundtrack. It intends to evidence the different aspects and musical choices made by the Japanese composer Nobuo Uematsu to better relate the soundtrack with the narrative of the game, as it tries to point the different roles that this music has within each context.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-22T17:24:37Z2019-01-222019-01-22T17:24:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1333porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAn, David Michael Min Youngreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T19:30:44ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
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Este trabalho procura investigar os diferentes aspectos funcionais da trilha sonora para jogos de videogame do gênero RPG, tendo como objeto de estudo o jogo Final Fantasy VII. Em um primeiro momento, busca elucidar, através de um panorama histórico, o desenvolvimento estético da música para videogame, focando na transformação do som e da música ao longo dos anos e tendo como fio condutor os limites impostos pela tecnologia. Após isto, baseado no conceito central de imersão, explora algumas das diferentes funções da música nos jogos de RPG, identificando as principais técnicas composicionais utilizadas pelos compositores Por fim, analisa-se alguns dos diferentes elementos funcionais da trilha sonora do jogo Final Fantasy VII. Tem como objetivo evidenciar diferentes escolhas musicais utilizadas pelo compositor Nobuo Uematsu para melhor relacionar a música com a narrativa do jogo, assim como apontar as funções que a trilha sonora desempenha em cada exemplo analisado. |
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