Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Dainara Silva de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1406
Resumo: Este trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpretação vivenciadas por dois intérpretes de Libras e concluímos analisando em que termos a Libras facilita o ensino da matemática para este aluno. Para alcançar aos objetivos propostos, realizamos entrevistas com o aluno surdo e seus interpretes de Libras, observamos tanto a prática profissional do intérprete quanto as dificuldades a relação aluno-surdo e intérprete por um período de 30 dias em duas disciplinas da grade curricular deste aluno. Através da análise dos dados obtidos nas entrevistas e nas observações feitas verificamos as dificuldades e os desafios que o aluno surdo e estes profissionais enfrentam diariamente e comentamos as contribuições da Libras exemplificando situações em que seu uso correto facilita no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo.
id UEA_5dbf64ee82be683ce43107edf9b0df0a
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1406
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superadosDeaf student in mathematics: challenges to be overcomeDificuldade de aprendizagemEducação InclusivaIntérprete de LibrasEnsino de MatemáticaEste trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpretação vivenciadas por dois intérpretes de Libras e concluímos analisando em que termos a Libras facilita o ensino da matemática para este aluno. Para alcançar aos objetivos propostos, realizamos entrevistas com o aluno surdo e seus interpretes de Libras, observamos tanto a prática profissional do intérprete quanto as dificuldades a relação aluno-surdo e intérprete por um período de 30 dias em duas disciplinas da grade curricular deste aluno. Através da análise dos dados obtidos nas entrevistas e nas observações feitas verificamos as dificuldades e os desafios que o aluno surdo e estes profissionais enfrentam diariamente e comentamos as contribuições da Libras exemplificando situações em que seu uso correto facilita no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo.This paper aims to discuss the difficulties that are present in the relation between teaching and learning of a deaf student and his interpreter in a Bachelor's degree in Mathematics. Firstly, we identify the main learning difficulties of the deaf student, we highlight some difficulties of interpretation experienced by two interpreters of Libras and we conclude by analyzing in what terms the Libras facilitates the teaching of mathematics for this student. In order to reach the proposed objectives, we conducted interviews with the deaf student and his interpreters of Libras, we observed both the professional practice of the interpreter and the difficulties of the student-deaf and interpreter relationship for a period of 30 days in two subjects of this student's curriculum. Through the analysis of the data obtained in the interviews and the observations made, we verified the difficulties and the challenges that the deaf student and these professionals face daily and we comment the contributions of the Libras exemplifying situations in which their correct use facilitates in the process of teaching / learning of the deaf student .Universidade do Estado do Amazonas2019-02-06T17:15:25Z2019-02-062019-02-06T17:15:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1406porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Dainara Silva dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:23:20ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
Deaf student in mathematics: challenges to be overcome
title Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
spellingShingle Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
Souza, Dainara Silva de
Dificuldade de aprendizagem
Educação Inclusiva
Intérprete de Libras
Ensino de Matemática
title_short Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
title_full Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
title_fullStr Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
title_full_unstemmed Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
title_sort Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
author Souza, Dainara Silva de
author_facet Souza, Dainara Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Dainara Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem
Educação Inclusiva
Intérprete de Libras
Ensino de Matemática
topic Dificuldade de aprendizagem
Educação Inclusiva
Intérprete de Libras
Ensino de Matemática
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpretação vivenciadas por dois intérpretes de Libras e concluímos analisando em que termos a Libras facilita o ensino da matemática para este aluno. Para alcançar aos objetivos propostos, realizamos entrevistas com o aluno surdo e seus interpretes de Libras, observamos tanto a prática profissional do intérprete quanto as dificuldades a relação aluno-surdo e intérprete por um período de 30 dias em duas disciplinas da grade curricular deste aluno. Através da análise dos dados obtidos nas entrevistas e nas observações feitas verificamos as dificuldades e os desafios que o aluno surdo e estes profissionais enfrentam diariamente e comentamos as contribuições da Libras exemplificando situações em que seu uso correto facilita no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo.
This paper aims to discuss the difficulties that are present in the relation between teaching and learning of a deaf student and his interpreter in a Bachelor's degree in Mathematics. Firstly, we identify the main learning difficulties of the deaf student, we highlight some difficulties of interpretation experienced by two interpreters of Libras and we conclude by analyzing in what terms the Libras facilitates the teaching of mathematics for this student. In order to reach the proposed objectives, we conducted interviews with the deaf student and his interpreters of Libras, we observed both the professional practice of the interpreter and the difficulties of the student-deaf and interpreter relationship for a period of 30 days in two subjects of this student's curriculum. Through the analysis of the data obtained in the interviews and the observations made, we verified the difficulties and the challenges that the deaf student and these professionals face daily and we comment the contributions of the Libras exemplifying situations in which their correct use facilitates in the process of teaching / learning of the deaf student .
description Este trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpretação vivenciadas por dois intérpretes de Libras e concluímos analisando em que termos a Libras facilita o ensino da matemática para este aluno. Para alcançar aos objetivos propostos, realizamos entrevistas com o aluno surdo e seus interpretes de Libras, observamos tanto a prática profissional do intérprete quanto as dificuldades a relação aluno-surdo e intérprete por um período de 30 dias em duas disciplinas da grade curricular deste aluno. Através da análise dos dados obtidos nas entrevistas e nas observações feitas verificamos as dificuldades e os desafios que o aluno surdo e estes profissionais enfrentam diariamente e comentamos as contribuições da Libras exemplificando situações em que seu uso correto facilita no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-06T17:15:25Z
2019-02-06
2019-02-06T17:15:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1406
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829747515490304