Chocar os ovos da experiência: o processo de transição do espectador passivo para espectador ativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Cairo Henrique Marques
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1371
Resumo: Este trabalho aborda como tema o processo de transição do espectador passivo em espectador ativo. A fim de levantar respostas para a hipótese posta no trabalho que é a existência de uma transição de um espectador passivo para espectador ativo conforme ocorre o processo de instrumentalização que o mesmo recebe por meio do ensino do teatro na escola e a partir de projetos de formação de espectadores. Objetiva-se nesta pesquisa a investigação das características da transição do espectador passivo para espectador ativo no processo de formação do espectador teatral, percebendo o que caracteriza um perfil de espectador passivo, além de identificar as características do perfil do espectador ativo e abordando um levantamento de discussões sobre o que caracteriza a transição de um espectador passivo em espectador ativo. A metodologia utilizada para a construção da pesquisa é constituída por revisão bibliográfica, tendo como técnica de pesquisa o estudo e análise de publicações. Desse modo, foi feita uma revisão de literatura dos estudos de Flávio Desgranges (2003), Leonel Martins Carneiro (2017), Maura Penna (2015), Augusto Boal (2011), entre outros. A partir da revisão bibliográfica, realizou-se uma análise dos discursos de estudantes sobre as impressões diante de espetáculos que assistiram. Concluiu-se nesse trabalho que os aspectos históricos foram fatores que moldaram o espectador no decorrer dos tempos, e ainda, à transição de um espectador passivo para espectador ativo dá-se por meio da instrumentalização por meio de incentivos de formações de espectadores que estes espectadores vivenciam.
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This work addresses as main theme the process of transition of the passive spectator in an active spectator. In order to raise answers to the hypothesis put forward in this work that is the existence of a transition from a passive spectator to active spectator as the instrumentalization process occurs that the same receives through the teaching of the theater in the school and from projects of formation of spectators. The objective of this research is to investigate the characteristics of the transition from the passive to active spectator in the process of formation of the theatrical spectator, realizing what characterizes a passive spectator profile, in addition to identifying the characteristics of the profile of the active spectator and a discussion of what characterizes the transition from a passive spectator to an active spectator. The methodology used for the construction of the research is constituted by bibliographical review, having as research technique the study and analysis of publications. Thus, it was done a review of the literature of the studies of Flávio Desgranges (2003), Leonel Martins Carneiro (2017), Maura Penna (2015), Augusto Boal (2011), among others. From the bibliographic review, it was realized an analysis of students' speeches about spectacles that they have watched. It was concluded in this work that historical aspects were factors that shaped the spectator over time, and also, the transition from a passive spectator to an active spectator happens by means of the instrumentalization by means of incentives of formations of spectators that these spectators experience.
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