Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7131
Resumo: O início de uma relação formal entre estudos de género e cinema situa-se historicamente na década de 70, quando uma segunda vaga de movimentos feministas denuncia as desigualdades iniciadas na esfera privada com repercussão na esfera pública (“o pessoal é político” seria um dos slogans mais pronunciados, à época). No contexto referido, diversas cineastas e pesquisadoras de estudos fílmicos procuram aplicar os princípios à sua área de estudo. Se o cinema constituía um meio de comunicação de massas, a forma como suportava a manutenção de determinados preconceitos e estereótipos representava um mecanismo de repressão da identidade feminina.
id RCAP_e86b12290cfb5b817e358df58ce2377e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assisteArt and politics: from the universal spectator to the passivity of the woman who seesArte y Política: del espectador universal hasta la pasividad de las mujeres que asistenEstereótipoVoyeurismoEspectadorIdentificaçãoHollywoodO início de uma relação formal entre estudos de género e cinema situa-se historicamente na década de 70, quando uma segunda vaga de movimentos feministas denuncia as desigualdades iniciadas na esfera privada com repercussão na esfera pública (“o pessoal é político” seria um dos slogans mais pronunciados, à época). No contexto referido, diversas cineastas e pesquisadoras de estudos fílmicos procuram aplicar os princípios à sua área de estudo. Se o cinema constituía um meio de comunicação de massas, a forma como suportava a manutenção de determinados preconceitos e estereótipos representava um mecanismo de repressão da identidade feminina.The beginning of a formal relationship between gender studies and cinema is located historically in the 70’s, when a second wave of feminist movements denouncing inequalities initiated in the private sphere, impacting the public sphere (“the personal is political” would be one of more pronounced slogans at the time). In that context, several female filmmakers and researchers of film studies seek to apply the principles to their field of study. If the film was a means of mass communication, the way it supported the maintenance of certain prejudices and stereotypes represented a mechanism of repression of female identity.El comienzo de una relación formal entre los estudios de género y el cine se encuentra historicamente en los años 70, cuando una segunda ola de los movimientos feministas denuncia las desigualdades iniciadas en la esfera privada, afectando la esfera pública (“La gente es política” sería uno de los lemas más pronunciados en el momento). En este contexto, varios cineastas e investigadores de los estudios fílmicos tratan de aplicar los principios para su área de estudio. Si el cine era un medio de comunicación masiva, la manera cómo apoyaba el mantenimiento de ciertos prejuicios y estereotipos representaba un mecanismo de represión de la identidad femenina.Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação das Universidades do Centro-Oeste (Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS): Brasil.uBibliorumPereira, Ana Catarina2019-07-22T11:29:20Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7131porPereira, Ana Catarina (2014) Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste. Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação das Universidades do Centro-Oeste (Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS): Brasil. Ano 3, número 5. Julho/Dezembro 2014. ISSN: 2446-6190.2446-6190http://dx.doi.org/10.19174/esf.v0i5.5682info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:42.704995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
Art and politics: from the universal spectator to the passivity of the woman who sees
Arte y Política: del espectador universal hasta la pasividad de las mujeres que asisten
title Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
spellingShingle Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
Pereira, Ana Catarina
Estereótipo
Voyeurismo
Espectador
Identificação
Hollywood
title_short Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
title_full Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
title_fullStr Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
title_full_unstemmed Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
title_sort Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste
author Pereira, Ana Catarina
author_facet Pereira, Ana Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipo
Voyeurismo
Espectador
Identificação
Hollywood
topic Estereótipo
Voyeurismo
Espectador
Identificação
Hollywood
description O início de uma relação formal entre estudos de género e cinema situa-se historicamente na década de 70, quando uma segunda vaga de movimentos feministas denuncia as desigualdades iniciadas na esfera privada com repercussão na esfera pública (“o pessoal é político” seria um dos slogans mais pronunciados, à época). No contexto referido, diversas cineastas e pesquisadoras de estudos fílmicos procuram aplicar os princípios à sua área de estudo. Se o cinema constituía um meio de comunicação de massas, a forma como suportava a manutenção de determinados preconceitos e estereótipos representava um mecanismo de repressão da identidade feminina.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2019-07-22T11:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7131
url http://hdl.handle.net/10400.6/7131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina (2014) Arte e política: Do espectador universal à passividade da mulher que assiste. Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação das Universidades do Centro-Oeste (Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS): Brasil. Ano 3, número 5. Julho/Dezembro 2014. ISSN: 2446-6190.
2446-6190
http://dx.doi.org/10.19174/esf.v0i5.5682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação das Universidades do Centro-Oeste (Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS): Brasil.
publisher.none.fl_str_mv Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação das Universidades do Centro-Oeste (Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS): Brasil.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136372061110272