A experimentação e o uso de modelos didáticos tridimensionais no ensino do sentido químico da gustação
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4926 |
Resumo: | The experimentation should be used in situations where visions of the work in Science are available for students, establishing a more scientific relationship with the world in which they live, as well as the use of three-dimensional didactic models are effective for visualization and realization of concepts of sciences to promote learning. Thus, this study aimed to investigate the pedagogical potential of three-dimensional models and experimentation on disclosure of the contents on the chemical sense of taste. The development of this research took place in the context of conducting a trial fair sponsored by the Pará State University (UEPA), and developed by graduates of Full Degree in Natural Sciences - Specialization in Physics, Biology, and Chemistry. The data collection was carried out by applying a questionnaire, and conducting an interview. It was found that the three-dimensional models facilitated explanation of the function of each part that make up the gustatory system, and the trial contributed to demonstrate how this sense influences the other senses. Keywords: Science Education. Experimentation. Three-dimensional Models |
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A experimentação e o uso de modelos didáticos tridimensionais no ensino do sentido químico da gustaçãoExperimentation and the use of three-dimensional models on teaching about chemical sense of tasteEnsino de CiênciasExperimentaçãoModelos Didáticos TridimensionaisCiênciasThe experimentation should be used in situations where visions of the work in Science are available for students, establishing a more scientific relationship with the world in which they live, as well as the use of three-dimensional didactic models are effective for visualization and realization of concepts of sciences to promote learning. Thus, this study aimed to investigate the pedagogical potential of three-dimensional models and experimentation on disclosure of the contents on the chemical sense of taste. The development of this research took place in the context of conducting a trial fair sponsored by the Pará State University (UEPA), and developed by graduates of Full Degree in Natural Sciences - Specialization in Physics, Biology, and Chemistry. The data collection was carried out by applying a questionnaire, and conducting an interview. It was found that the three-dimensional models facilitated explanation of the function of each part that make up the gustatory system, and the trial contributed to demonstrate how this sense influences the other senses. Keywords: Science Education. Experimentation. Three-dimensional ModelsA experimentação deve ser usada em situações nas quais os alunos possam ter uma visão do trabalho em Ciências, estabelecendo uma relação mais científica com o mundo em que vivem, assim como a utilização de modelos didáticos tridimensionais são eficazes para a visualização e concretização dos conceitos em Ciências para a promoção do aprendizado. Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar o potencial pedagógico de modelos tridimensionais e da experimentação na exposição do conteúdo sobre o sentido químico da gustação. O desenvolvimento dessa pesquisa se deu no contexto da realização de uma feira experimental promovida pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e desenvolvida pelos graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Habilitação em Física, Biologia e Química. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário e a realização de uma entrevista. Verificou-se que os modelos didáticos tridimensionais facilitaram as explicações sobre a função de cada parte que compõem o sistema gustativo, e que a experimentação contribuiu para demonstrar como este sentido sofre influência nos demais. Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Modelos Didáticos Tridimensionais.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-20T21:38:23Z2024-09-10T17:38:14Z2020-07-162020-07-20T21:38:23Z2015-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Revista Química Nova na Escola. v.32, n.2, p. 101-106, 2010. GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Revista Química Nova, v.27, n.2, p. 325-331, 2004. GUYTON, A.; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética - exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivo Mudi, Maringá, v.10, n.2, p. 35-40, 2006. JÚNIOR, S. F. P.; GOMES, D. A.; SOUZA, L. M.; ANDRADE, C. C.; OLIVEIRA, G. F. Aplicação do modelo didático na compreensão do conteúdo: Morfologia Viral. Anais do X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010. Disponível em: <www.sigeventos.com.br/jepex/inscricao/resumos/0001/R0155-1.PDF>. Acesso em: 10 jun. 2015. LIMA, A.; TEIXEIRA, F. Influência da interdisciplinaridade nas finalidades e prioridades do Ensino de Ciências. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1699.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015. LIMA FILHO, F. S.; CUNHA, F.P.; CARVALHO, F. S.; SOARES, M. F. C. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no Ensino de Química: uma abordagem sobre novas metodologias. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v.7, n.12, p. 166-173, 2011. MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Integração curricular por áreas com extinção das disciplinas no Ensino Médio: uma preocupante realidade não respaldada pela Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 10 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.01-11 | jul-dez | 2015 pesquisa em ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.36, n.1, p. 1403-1408, 2014. NARDI, R. Questões atuais no ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Escrituras, 2009. PAULETTI, J.; BELUSSO, A.; BRITO, G. C.; REIS, J. G. Modelo didático tridimensional de epiderme foliar como estratégia para inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de botânica. Revista da SBEnBio, v.7, p. 2731-2738, 2014. TONELOTO, C. F. S. Feiras de ciências: incentivo à curiosidade e à criatividade. Revista Eletrônica Pré-Univesp, 15 out. 2012. Disponível em: <http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/4019/feiras-de-ci-ncias-incentivo-curiosidade-e-criatividade.html>. Acesso em: 18 mar. 2015. SANTOS, C. A; VALEIRAS, N. Currículo interdisciplinar para licenciatura em ciências da natureza. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.36, n.2, p. 2501-2512, 2014. SOUZA, P. F.; FARIA, J. C. N. M. A construção e avaliação de modelos didáticos para o ensino de ciências morfológicas – uma proposta inclusiva e interativa. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v.7, n.13, 2011. ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, v.13, n.3, p. 67-80, 2011.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4926porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Johan Carlos CostaLeder, Prisna Jamile SantosSilva, Maria Dulcimar de BritoCastro, Sinaida Maria Vasconcelos dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T21:04:29Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4926Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T21:04:29Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
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BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Revista Química Nova na Escola. v.32, n.2, p. 101-106, 2010. GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Revista Química Nova, v.27, n.2, p. 325-331, 2004. GUYTON, A.; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética - exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivo Mudi, Maringá, v.10, n.2, p. 35-40, 2006. JÚNIOR, S. F. P.; GOMES, D. A.; SOUZA, L. M.; ANDRADE, C. C.; OLIVEIRA, G. F. Aplicação do modelo didático na compreensão do conteúdo: Morfologia Viral. Anais do X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010. Disponível em: <www.sigeventos.com.br/jepex/inscricao/resumos/0001/R0155-1.PDF>. Acesso em: 10 jun. 2015. LIMA, A.; TEIXEIRA, F. Influência da interdisciplinaridade nas finalidades e prioridades do Ensino de Ciências. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1699.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015. LIMA FILHO, F. S.; CUNHA, F.P.; CARVALHO, F. S.; SOARES, M. F. C. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no Ensino de Química: uma abordagem sobre novas metodologias. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v.7, n.12, p. 166-173, 2011. MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Integração curricular por áreas com extinção das disciplinas no Ensino Médio: uma preocupante realidade não respaldada pela Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 10 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.01-11 | jul-dez | 2015 pesquisa em ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.36, n.1, p. 1403-1408, 2014. NARDI, R. Questões atuais no ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Escrituras, 2009. PAULETTI, J.; BELUSSO, A.; BRITO, G. C.; REIS, J. G. Modelo didático tridimensional de epiderme foliar como estratégia para inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de botânica. Revista da SBEnBio, v.7, p. 2731-2738, 2014. TONELOTO, C. F. S. Feiras de ciências: incentivo à curiosidade e à criatividade. Revista Eletrônica Pré-Univesp, 15 out. 2012. Disponível em: <http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/4019/feiras-de-ci-ncias-incentivo-curiosidade-e-criatividade.html>. Acesso em: 18 mar. 2015. SANTOS, C. A; VALEIRAS, N. Currículo interdisciplinar para licenciatura em ciências da natureza. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.36, n.2, p. 2501-2512, 2014. SOUZA, P. F.; FARIA, J. C. N. M. A construção e avaliação de modelos didáticos para o ensino de ciências morfológicas – uma proposta inclusiva e interativa. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v.7, n.13, 2011. ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, v.13, n.3, p. 67-80, 2011. 1984-7505 https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4926 |
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